Caça Menor      

Colimadores laser de colocação na câmara  04-02-2009 21:45:37 Escrito por Phantom  (18 Respostas)  

Phantomania...he he he he  04-02-2009 23:31:51 Resposta por vasco pereira   

Collimators  04-02-2009 23:34:00 Resposta por Ermesinde   

Laser bore sight  05-02-2009 10:21:59 Resposta por Phantom   

Esqueci-me de uma coisita sobre as 9,3  05-02-2009 10:33:06 Resposta por Phantom   

colimador olho humanus  05-02-2009 13:21:58 Resposta por Jaime   

Mai nada!!  05-02-2009 14:53:03 Resposta por Phantom   

Confrade phantom  06-02-2009 0:55:58 Resposta por vasco pereira   

Ops, por pouco escapava-me  06-02-2009 16:11:09 Resposta por Phantom   

Confrade Phantom  07-02-2009 1:53:24 Resposta por vasco pereira   

Confrade Phantom  07-02-2009 1:54:03 Resposta por vasco pereira   

caça e guerra  07-02-2009 11:58:06 Resposta por Jaime   

Eheheheh  08-02-2009 19:50:23 Resposta por Phantom   

confrade Phantom  10-02-2009 17:46:02 Resposta por alvaro   

Colimador .300  10-02-2009 18:51:31 Resposta por Phantom   

colimadores laser  10-06-2010 16:09:00 Resposta por lreis   

Para chatear um bocadinho...  11-02-2009 22:59:38 Resposta por Pedro Jorge   

eheheh  11-02-2009 23:12:25 Resposta por Phantom   

Informação  07-05-2017 17:25:16 Resposta por JoseCardoso   

Confrade phantom 

Visualizações 744

vasco pereira  06-02-2009 0:55:58

Caro confrade Phantom está errado, a minha opinião não era no sentido de menosprezar a sua opinião ou afrontar o seu conhecimento. Expressei a minha opinião com a vontade de esclarecer dentro das minhas capacidades e conhecimentos e já agora experiência.
Repito, quando se escolhe uma arma dentro dos calibres comuns no nosso país, o primeiro critério não pode ser o recuo mas sim a função a que se destina.
Se alguém pensa no recuo da sua arma, quer dizer que a arma não está adaptada ao seu físico, a chapa de coice não é a adequada, a coronha não é a adequada para se utilizar com óculo por exemplo. Isto são critérios básicos na escolha e adaptação da arma ao atirador….
E se formos um pouco mais dentro do mundo das armas….. sabia que mesmo para o mesmo calibre e peso as armas recuam de forma muito diferente? Com mais variações que algumas de calibres diferentes. Lamento mas isto não é fruto de pesquisa é mesmo experiencia.
Experimente colocar na sua carabina uma boa chapa de coice e depois diga lá se não melhorou a sua precisão!!!
E posso garantir que isto acontece a quem não gosta de levar encostos …….de armas.
Outro tópico interessante é a potencia das armas e por suposto a sua efectividade, este aspecto é uma equação com vários itens e que estão intimamente interligados. Como já deve ter lido em vários posts neste fórum a famosa fórmula da energia tem sido amplamente debatida, e realmente ela não pode ser levada á letra.
Ficará para mais tarde a minha opinião sobre estes itens.
Quanto á precisão, vai aí uma grande açorda……… então quer colocar um calibre como o 9,3 a fazer provas de precisão????
Pois pode!!!! E qual é o problema???? Dentro das distâncias adequadas, não vejo problema! Leia-se distancias adequadas até os 200 metros!
O problema é que está a misturar um calibre feito para caçar, com calibres de origem militar, e claro os militares precisavam de fazer provas de tiro…. Lógico! Ainda hoje as provas de precisão são efectuadas com calibres militares!! Pelo menos na sua grande maioria!
Senão repare….. deviam existir provas de 243W, etc, 27W,etc,7mmRM, 7x64, etc,etc, 375HH, 458W etc …..
É um exagero eu sei, mas apenas mostrei claramente de caça, e nem por isso são menos precisos que os militares.

Quando lhe falo de sensibilidade ás balas….. não me refiro á precisão, mas sim ao resultado final, ou seja, morte limpa e rápida da presa.
Tudo o resto é filosofia.
O 30.06 é um calibre muito mas, é sensível á escolha do projéctil que escolhe, porque essa escolha define em grande parte o resultado final.
E apesar de ser de um calibre de maior diâmetro, o 9,3 na nossa fauna não resulta bem com todas as balas, mas isso também é verdade para a grande maioria dos calibres.
E não sou eu que lhe digo, são os inúmeros atiradores deste fórum.
A titulo de curiosidade talvez o .50 BROWNING seja o mata tudo! Tem diâmetro, velocidade até dizer chega…… e é utilizado salvo erro para as provas de precisão a 1000 jardas na casa dos 900 metros ….. e com agrupamentos que fazem roer de inveja alguns dos nossos monteiros…… E que se saiba nunca caiu nenhuma prótese ou chumbo dos dentes dos senhores……
Então não existem fabricantes a fazer balas para o 9,3??? Ai ai ai !! estamos mal!!!
RWS, NORMA, WINCHESTER, GECO, SAKO, SAUVESTRE, ETC
A excepção será talvez uma Remington. Mas estamos a falar de fabricantes americanos.
Este calibre é utilizado há mais de cem anos confrade, e mesmo com a hegemonia do gigante mercado norte-americano manteve-se! e esta a ressurgir em grande força.
Olha e já agora sabia que todos ou quase todos os fabricantes de material de recarga produzem projecteis para o 9,3???? Pois…. O .366 de polegada!!! E sabia que sei isto….pelo toque do punhado….. e não do dedo na ratazana!! (pseudónimo de rato de computador). He he he he

Acredita se eu lhe disser uma coisa???
Eu sei que vai acreditar, existe muita mas mesmo muita gente, que vai caçar sem nunca ter dado um tiro com a carabina que foi certa pelas capacidades sobrenaturais dos colimadores! Acredite que é uma grande verdade!!!
Atenção não sou anti colimadores!!! Uso e muito! Mas apenas para os acertos grandes depois tem de ser a tiros!

Sobre as maquinas…….é verdade sou um curioso e trabalhoso para as lojas……. E tentei experimentar varias lentes, e olhe que tal como nas nossas ópticas, a diferença é imensa! E nem sempre na proporção do dinheiro gasto.
Não me leve a mal, mas por vezes gosto de falar de um outro assunto. Se achar que posso ajudar em algo, claro!
Um abraço!

>> Responder