Caça Menor      

Opinião Cal. 458WM  03-03-2009 23:59:55 Escrito por rpinho  (9 Respostas)  

Cruzes  04-03-2009 0:18:42 Resposta por Phantom   

Parece obeso  04-03-2009 10:31:00 Resposta por Phantom   

Sobre o Cal. 458 Winch Mag - Montarias  04-03-2009 11:59:00 Resposta por António Luiz Pacheco   

458  04-03-2009 12:14:42 Resposta por Gilberto Fernandes   

458?????? sempre a subir.....  08-03-2009 23:30:53 Resposta por vasco pereira   

Á pois é.....  09-03-2009 0:11:04 Resposta por Gilberto Fernandes   

USO 458 WM- Resposta Filipe Almeida  09-03-2009 18:48:21 Resposta por Filipe-Almeida   

Cada um com a sua....  09-03-2009 19:48:41 Resposta por Gilberto Fernandes   

Despacho saneador  09-03-2009 20:53:44 Resposta por Phantom   

458 Na caça.......  09-03-2009 23:51:57 Resposta por vasco pereira   

USO 458 WM- Resposta Filipe Almeida 

Visualizações 637

Filipe-Almeida  09-03-2009 18:48:21

Resposta – António Pacheco e Vasco Pereira ---- >

1º António Pacheco:
Comentário António Pacheco
Verdadeiramente excessivo e totalmente absurdo pelo mesmo excesso.
SE usado apenas para atirar e garantir a morte dos javardos.
A ética e o bom senso, farão com este utilizador seja tomado como alguém
assim... original... para ser bem educado.

PORÈM, pode ser entendido como uma forma de praticar com a arma e o
calibre, e aí se torna um argumento tão válido como outro qualquer.
Por razões de ética, há a possibilidade de fazer carregar com projécteis de
peso abaixo dos 500/510 grains habituais. E assim se treina o uso da arma
de modo mais consentâneo com a modalidade e aquilo que se pratica.

Para caçar de montaria, apenas com o objectivo de matar porcos:
Alguns contras
- As munições comerciais são caras!
- Tem um poder de destruição que vai tornar o seu utilizador notado nos
quadros de caça, apontado a dedo, criticado e impopular!
- Dá um coice significativo... que não é agradávelde suportar e duvido que
um javali valha essa sacudidela... que ainda por cima dificulta o repetir do
tiro...
- Pela destruição que provoca, um acidente ligeiro com outro calibre,será
sempre grave com este, o que deve dar também que pensar...

Resumindo não é ético nem vantajoso.

Em minha opinião... e claro vale o que vale...
Resposta:

O RPinho refere-se a mim mesmo Filipe Almeida, uso o 458 WM e tenho várias carabinas, mas só caça com essa.

Excessivo – Depende do conceito, em minha opinião os animais devem sofrer o mínimo possível. Quanto ás munições serem de 500 ou 510 Grains, desculpe mas não é verdade existem de 300 grains também.

Resposta – Para caçar em montarias:

Munições caras !!! – Caruchos bala de espingarda cal 12 70 mm da sauvestre custam 3 €/unidade… se forem de 76 mm custam 3,3 €/unidade…. 30.06 da norma 3 a 3,5 €/unidade….. Aproveito para informar que se forem munições 300 grains compro a 3 € e se forem de 510 grains compro a 3,95 €… Após análise será caro??? Eu não acho.. Caro é comparado a munições 30.06 da Ucrânia que custa 1 €/unidade, de facto é caro.

Poder de destruição – poderá ser analisado pelo momento linear, sendo este a conjugação da velocidade e massa… com 300 grains tem poder de destruição que me torna “que vai tornar o seu utilizador notado nos quadros de caça, apontado a dedo, criticado e impopular! “… Com todo o respeito pela sua opinião, estamos em democracia mas… já usou 458.. já viu algum veado abatido com 458 de 300 grains.. Alguém foi apontado…” – Não pondo em causa o seu conhecimento… Pessoalmente falo do que sei … quando não sei não afirmo…Mas respeito…

Coice- Depende do ulilizador… Como tenho 1.75 e peso 105 Kg sendo que faço ginásio regularmente e competição também, não vejo problema nenhum… Mas claro depende de cada um… mandas as boas regras adaptar a arma ao utilizador e não o contrário…

Repetir o tiro difícil - Exemplo: Dei 4 tiros com a minha 458 bastante rápido, sem tirar a arma da cara, sendo esta de ferrolho e sem qualquer problema… o RPinho pode confirmar…. Perguntem…

Acidentes – Teoricamente não caçamos para acidentes, caso contrário levava a minha 22 Lr. O segredo é ter sorte e fazer sempre o que chamo no meu trabalho “ Análise Prévia de Risco” sendo que na duvida não disparo… Já me aconteceu diversas vezes não atirar devido ao que também chamamos de “linha de fogo”… caço por prazer e não por obsessão…

Resumindo não é ético nem vantajoso. – Ético ??? na minha definição é não respeitar os outros e a sua segurança durante as jornadas de caça…. Agora usar um 458WM…. Não entendo… mas !!!!

Vantajoso… Depende da definição… na minha é, dado que tenho caçado bem com muita diversão com muitos amigos e sem nunca aleijar ninguém… graças a Deus… E espero que continue…

Posso informar que já faço tiro com cal 12 70 mm com 32 g desde os 6 anos de idade… tenho 27 armas,… tenho carta de caçador parte teórica desde os 15 anos, caço com o Rpinho ás fugidas desde os 10 12 anos … e considero-me o uso da 458 etico e vantajoso, usa 300 grains ou 510 mediante o animal… Aplica-se em qualquer continente… é tipo o benoron… Até para dinossauros se houvessem…

Mas claro como disse sou democrata e respeito todas as opiniões… Não podemos gostar todos dos carros vermelhos ou azuis… è bom partilhar o conhecimento e opinião para aprendermos…
2º Vasco Pereira

Comentário Sr Vasco Pereira

Tal como já outros disseram, não se entende atirar com armas deste calibre em Portugal mas, penso que se não for um caso de dar algum passeio com uma arma que se utilizou em Africa, será certamente de um desesperado que deve ter feito um calvário nos calibres..... ou então é adepto do quanto maior melhor... mas é pura loucura. Mesmo que lhe permita fazer umas conversas engraçadas no meio das montarias........
Pelo menos não tem que se preocupar com velocidades, projectil, peso, carregadores, etc...... na ideia dele basta dar um, tiro que o animal morre de susto...
as surpresas que ele vai ter.
Mas ainda tem muito por onde escolher!!! a 458Lott é sem duvida superior....
e os Nitro expresss upa upa!! aí sim..... acabou o tema. a holland faz uma 700 linda de morrer, pena que seja baratuxa.... he he he
A resposta é: De pequeno que aprendi a não falar de quem não conheço… Mas cada um é como cada qual…

Conclusão: Ideias cada um com as suas, e uso 458 porque gosto e é a minha opção cada um com a sua..

Só respondi nada de constrangimentos… Boas caçadas para todos com muita alegria e segurança…

Abraço

Filipe Almeida

>> Responder