Caça Menor      

Caçadores Quatro-Olhos  08-09-2009 23:57:54 Escrito por hernethehunter  (0 Respostas)  

Caçadores Quatro-Olhos 

Visualizações 790

hernethehunter  08-09-2009 23:57:54

Não consegui achar uma versão eletrônica de um artigo que li faz alguns anos na “Field & Stream”, e que falava que caçadores ou atiradores deveriam usar óculos especiais quando tivessem problemas de visão, mencionando especificamente ao oculista e ao optometrista que são atiradores/caçadores. Achei, entretanto, o sítio do optometrista consultado na época pela reportagem, que é
www.sportglasses.com
Como tenho muitos graus de astigmatismo, aos quais se juntaram outros de presbiopia e de hipermetropia (o astigmatismo não é compensado pela chamada “vista cansada”, e acaba aumentando com o tempo), ou uso lentes multifocais ou não enxergo um palmo adiante do nariz. Isso sempre foi um problema tanto no hipismo quanto na caça, especialmente porque as lentes de contato para astigmatismo combinado com hipermetropia (minha presbiopia só veio depois dos quarenta, mas chegou a galope) não são nem de longe tão versáteis quanto as para míopes; só as fazem semi-rígidas, e logo me cansei delas e voltei aos velhos óculos. O problema maior continuou sendo o do hipismo e das caçadas à raposa, que acabei resolvendo colocando lentes num daqueles Ray Ban cujas hastes de metal se prendem atrás da orelha; o único efeito negativo era de que como na Irlanda chove quase todos os dias, o que mais fazia falta era um limpador de pára-brisas.
O que sei é que com o tal artigo em mãos fui até o oculista e renovei as minhas lentes, que ficaram bem menores do que as antigas – e bem melhores para se atirar. As atuais (que já estão ficando fracas) são Zeiss Gradal Individual Framefit “multidots” – ou seja, focam rápido em qualquer lugar para o qual se olhe, mesmo sendo multifocais. O problema é que custaram uma fortuna – R$ 3.000,00, ou mais de mil euros – mas ouvi falar que o custo já diminuiu. Ademais, o noivo da minha cunhada tem uma oficina de lentes, e prometeu fazer o próximo par por R$ 800,00 – e posso dizer aos confrades que vale a pena.
Com elas, o Confrade João Acabado pode dispensar a luneta e ainda ver as pernas das gajas com muito mais nitidez – como eu tenho feito.
Saudações do,
Sérgio.

>> Responder