Caça Menor      

Apelo aos Confrades - História da Caça  03-10-2009 21:30:52 Escrito por hernethehunter  (17 Respostas)  

Obras de caça  04-10-2009 17:27:30 Resposta por Inácio   

Muito obrigado, Confrade Inácio!  04-10-2009 19:44:37 Resposta por hernethehunter   

Confrades: títulos e não obras  13-10-2009 22:21:02 Resposta por hernethehunter   

Títulos, então.  13-10-2009 22:34:50 Resposta por Luis Paiva   

''A Caça no Império Português''  13-10-2009 23:52:12 Resposta por joaoacabado   

Oito Séculos de Caça em Portugal  14-10-2009 0:37:07 Resposta por psilveira   

A Propósito de Caça  14-10-2009 0:48:24 Resposta por psilveira   

Mais títulos  14-10-2009 11:06:14 Resposta por Luis Paiva   

Confr. Sérgio, alguns títulos citáveis no seu  14-10-2009 12:54:10 Resposta por António Luiz Pacheco   

Bola como podia esquecer este!!!!  14-10-2009 13:01:08 Resposta por António Luiz Pacheco   

Sobre a caça à perdiz  16-10-2009 0:16:30 Resposta por joaoacabado   

Confrade  16-10-2009 0:43:02 Resposta por MIGUEL PEREIRA   

Confrade - Correcção  16-10-2009 1:17:27 Resposta por MIGUEL PEREIRA   

Obrigado, Confrades! E... Óscar Cardoso.  16-10-2009 4:37:27 Resposta por hernethehunter   

Confrade MP  28-01-2011 13:49:28 Resposta por luisnovais   

Confrade MP  28-01-2011 14:31:25 Resposta por luisnovais   

Obrigado Confrade Novais  28-01-2011 14:57:22 Resposta por MiguelPereira   

Apelo aos Confrades - História da Caça 

Visualizações 2229

hernethehunter  03-10-2009 21:30:52

Prezados Confrades:

Minha aposentadoria por invalidez está nos últimos trâmites, e deve ser efetivada dentro de mais ou menos um mês.
Para não ficar parado e para dar um novo rumo na minha vida, resolvi cursar no próximo ano um curso de Mestrado em História. Vou tentar ingressar na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que tem um dos melhores cursos do Brasil e laços estreitos com Coimbra, onde cogito tentar o Doutorado.
Decidi escrever sobre a História da Caça no Rio Grande do Sul, o mais setentrional dos estados brasileiros. Tenho de apresentar meu Projeto de Tese como uma das condições de admissão, e tenho relativamente pouco tempo para fazê-lo (um mês e pouco).
Principalmente no período colonial, a caça no Brasil e em Portugal apresenta diversos aspectos entrelaçados, que devem ser estudados tanto para afirmar semelhanças quanto para estabelecer diferenças.
Assim, peço o auxílio dos confrades para que me indiquem bibliografia ou outros dados para algumas questões que abordarei no meu trabalho, a saber:

1) Existia em Portugal na Idade Média e em épocas subseqüentes alguma restrição legal ao exercício da caça e ao porte de armas por membros da plebe e burgueses (ou seja, aos não fidalgos)?
2) Quais eram essas restrições, e onde estavam inscritas (Atas de Concelhos, Ordenações do Reino, etc.)?
3) Se haviam restrições, como essas interferiam no exercício efetivo da caça? Ou seja: havia muita caça furtiva apesar das restrições? As penas eram efetivamente aplicadas? Ou eram normas só de fachada?
4) Quais as principais técnicas de caça em Portugal nos séculos XVI, XVII e XVIII? (Correspondendo ao período da colonização portuguesa no Brasil).
5) Quando começou e quando se popularizou em Portugal a caça de perdizes com cão perdigueiro e espingarda? Quem a introduziu? A prática já foi restrita a alguma classe social ou não? (Pretendo investigar quem introduziu a modalidade no Brasil; se os portugueses, se os italianos ou alemães).
6) Caça e religiosidade: quais os mitos e tabus (alimentares ou venatórios) ligados à caça em Portugal nos séculos XVI, XVII e XVIII?
7) Qual foi a primeira lei portuguesa de controle de caça? Antes da legislação, havia algum controle (temporada, número de peças, etc.) estabelecido pelos próprios caçadores ou por associações?
8) Havia “market hunting” (caça com fins de lucro) em Portugal nos séculos XVI, XVII e XVIII?
9) Qual a importância da caça como forma de alimentação e fonte de proteínas em Portugal nos Séculos XVI e XVII?
10) Quando se popularizou o uso de armas de fogo na caça em Portugal? Qual foi o primeiro tipo de arma de fogo realmente popular?

Só uma exigência chatinha: quem indicar algum livro ou periódico deve indicar também os dados de impressão (Editora e ano e local de impressão, se possível; número e página, no caso dos periódicos), para que eu possa incluir a obra na bibliografia a ser pesquisada. Lógico que se isso for difícil ou impossível, basta me mandar o título e o autor que eu corro atrás.

Também agradeceria imensamente que no caso das referências serem breves – algumas poucas páginas – o artigo ou citação fosse escaneado e remetido a mim no e-mail correadesiqueira@gmail.com . Isso porque o acesso à Bibliografia é muito mais restrito por aqui do que por aí.

Desde já, agradeço aos confrades.

Saudações em Santo Huberto do,

Sérgio.

>> Responder