Caça Menor      

Cálculo de distribuição rotativa de postos numa ZC  04-11-2009 23:08:24 Escrito por felix  (2 Respostas)  

O ''Copy-Paste'' também me lixou!  04-11-2009 23:17:41 Resposta por felix   

Isso do Excel é um mundo  05-11-2009 9:44:33 Resposta por Phantom   

Cálculo de distribuição rotativa de postos numa ZC 

Visualizações 903

felix  04-11-2009 23:08:24

A pedido de um amigo, criei recentemente uma folha de cálculo Exel para determinar automaticamente a rotatividade dos grupos de caçadores pelos diversos postos destinados à caça aos pombos numa ZC.
Ele possuía uma, mas queixava-se que dava demasiados erros e tinha a agravante de quando atingia o número limite de postos continuava a somar sucessivamente como se o número destes fosse infinito, pelo que tinha de corrigir algumas células “à mão”.
Após uma série de tentativas a matar a cabeça com fórmulas lógicas e matemáticas, lá consegui chegar a uma função que determina correctamente o pretendido, a qual vou partilhar com a Confraria.
Construi um quadro onde distribuí as jornadas de caça por colunas e os grupos de caçadores por linhas.
Para a coisa funcionar tinha que saber o nº total de jornadas de caça, o nº total de postos para os pombos e o nº total dos grupos de caçadores, para além do nº do posto que tinha sido sorteado a cada grupo na primeira jornada de caça.
Depois de saber todas estas variáveis, pensei:
“Porque não criar uma tabela universal que poderia ser utilizada nas mais diversas situações, e onde pudesse alterar o nº de rotatividade dos postos sempre que quisesse ou o nº total destes da mesma forma?”
Então com as variáveis abaixo apresentadas, cheguei então à seguinte fórmula:

X= nº de rotatividade dos postos - ex: de 3 em 3 (x=3); de 5 em 5 (x=5); etc…

Y = nº total de postos – ex: 10, 12, 15, 20, 30, etc…

Z = nº do posto atribuído na primeira jornada de caça

Posto atribuído na 1ª jornada de caça ao grupo A:
Z

Posto atribuído na 2ª jornada de caça ao grupo A:
=SE(E(Z>0;ZY;Z

Posto atribuído na 3ª jornada de caça ao grupo A:
Supondo que o valor obtido pela fórmula na 2ª jornada é W, então na 3ª jornada será
=SE(E(W>0;WY;W
e assim sucessivamente.

Para quem não sabe, SE e E são fórmulas lógicas utilizadas na construção de funções em Exel. Alerto também, para o facto de que o valor das variáveis X e Y ter que ser fixo, ou seja, tem de ter origem sempre na mesma célula. Portanto muito cuidado quando se faz “Copy-Paste”.

Se por acaso algum dos Confrades não perceber patavina do que escrevi, mas está interessado nesta folha de cálculo basta enviarem-me um mail para:

felix.santohuberto@gmail.com

que eu terei o maior prazer em enviar-vos a dita cuja, bastando para isso apenas que me indiquem o nº total de grupos de caçadores, as datas de todas as jornadas de caça ao longo da época, o nº de rotatividade dos postos, e o nº do posto atribuído a cada grupo de caçadores na primeira jornada.

Saudações Cinegéticas

>> Responder