Caça Menor      

 

 

Manifesto em prol da Caça.  16-02-2010 14:00:25 Escrito por joaoacabado  (2 Respostas)  

 

Muito bem!  16-02-2010 15:31:35 Resposta por MigPereira   

 

este é o bom caminho sem dúvida  16-02-2010 16:55:02 Resposta por luiscosta   

 


Manifesto em prol da Caça. 

Visualizações 642

joaoacabado  16-02-2010 14:00:25
 
 

Ora bem, depois de andar por este Portal uma boa temporada, a instâncias do Confrade Luís Pacheco, meu muito querido amigo e companheiro, e depois de uma vida inteira de caçador, creio ser este o espaço e ser este o tempo de se fazer um Manifesto em prol da Caça.
Creio estarem, aqui e agora, reunidas condições e pessoas para nos abalançar-mos a tal. Para isso peço ajuda aos Confrades, mesmo aos que não estiverem muito em sintonia com as minhas opiniões e maneira de ver, aqui repetida e claramente expostas.
Parece-me ser que desta forma se poderá prestar um bom serviço à Caça e aos Caçadores. E nesta altura, em que miserávelmente somos zursidos pelos disparates cinegéticos que se fizeram após o 25 de Abril, é mais que oportuno que nos una-mos em torno de umas quantas ideias que nos sirvam de orientação geral e que nos coloquem, como Caçadores, na moderna onda do Conservacionismo.
O Estado e os políticos falharam redondamente, por ausência, na orientação da Caça de 74 a 85 ou 86 quando se começou o Ordenamento, e continua-se legislando mal até aos dias de hoje, agora por se dar peso excessivo e injusto a correntes conservacionistas anti-caça e anti-armas, e por se olharem os caçadores como potênciais e exclusivos autores do vandalismo e derespeito a que, ele próprio, Estado, abriu as portas e tornou inevitável por largos anos...
Sendo o mundo da Caça desunido e estando debaixo do fogo cerrado e cego da parte de alguns conservacionistas, bem como de políticos desejosos de apanharem a oportuna onda que os pode catapultar mais longe, será mais que tempo de nos unir-mos em torno de algumas ideias chave, simples e básicas, mas sólidas e verdadeiras, que permitam a defesa da Caça. Continuando os caçadores inevitávelmente desunidos e discordantes, pois assim mesmo somos...!
Neste sentido penso poder ser este Manifesto um instrumento da maior utilidade e actualidade.
Assim proponho como pontos obrigatórios a que o Caçador se obriga:

O respeito pela Natureza
O respeito pela Propriedade Privada
O respeito pela Propriedade Pública
O respeito pela Lei, mesmo que a sintamos como injusta.
O respeito pelas Pessoas, mesmo para com os nossos adversários e detractores.

Deixo à consideração dos Confrades esta ideia engraçada e quixotesca para a comentem e critiquem, ou acrescentem, como lhes aprouver...


Cumprimentos

João Acabado

 
                                >> Responder