Caça Menor      

Os jovens e a caça!!  23-03-2010 18:13:20 Escrito por tiago dores ferreira  (10 Respostas)  

Caro Amigo caçador...  23-03-2010 19:30:34 Resposta por luisnovais   

mais uma coisa Amigo Tiago...  24-03-2010 10:33:46 Resposta por luisnovais   

Como o compreendo!!!!  23-03-2010 23:39:00 Resposta por alvaropitas   

Jovem Confrade Tiago  24-03-2010 8:39:18 Resposta por António Luiz Pacheco   

Obrigado.  24-03-2010 16:26:00 Resposta por tiago dores ferreira   

Tiago...  24-03-2010 16:55:30 Resposta por luisnovais   

Amigo e jovem caçador Tiago Ferreira  25-03-2010 14:02:54 Resposta por joaoacabado   

A sua luta, é a minha luta!!!!  26-03-2010 1:21:28 Resposta por alvaropitas   

Surpresa ...  26-03-2010 10:57:35 Resposta por Luis Paiva   

Confrade Tiago, para refletir mais um pouco  26-03-2010 17:08:41 Resposta por luisnovais   

Os jovens e a caça!! 

Visualizações 899

tiago dores ferreira  23-03-2010 18:13:20

Caros Confrades.

Estive algum tempo ausente do forum, por motivos universitarios, a minha vida não me permite, que eu possa participar activamente neste grandioso ciclo de amigos da cinegética, contudo hoje decide novamnete deixar um pouco da minha visão cinegética escrita aqui, para que possam refeletir o que realmente está atormentar o afastamento dos jovens da caça.

Sou estudante de engª do ambiente, é verdade um caçador que será futuramente engº ambiental, a uns tempos numa aula de desenvolvimento da sociologia, o docente perguntou porquê que eu caçava?!, e eu convicto e directo disse-lhe, caço porque a caça é parte de mim, é tradição familiar, porque gosto de convivio e da natureza e do comportamento e desenvolvimento animail!! animais?! gosta de animais e porque os mata?! mato porque o acto de finalizar um acto de caça é crucial e porque é necessario matar para que as especies tenham um indice de subesistência! pensando eu que ele era um dos tais que acha os caçadores marginais, destrutivos da mãe natureza, dirigiu-se a turma e disse: espero que tenham percebido bem o que é um caçador, o essencial que é o caçador para o ambiente,e de seguida explicou diversos factos porque devemos continuar a existir e a progredir.

contei esta pequena história, para que percebam que a falta de conhecimento do homem em geral, leva-os por processos de pensamento simples, a interligar o caçador ao homem marginal que mata animais, por sua vez pessoas dos mundos urbanos tomam essa consciência e transmitem aos filhos o mesmo processo pensativo que é errado, dai que o pouco jovem chamado caçador é predominantemente de origem rural, onde desde cedo lida com o caçador e adquire conhecimentos da cinegética que são deverás fundamentais, a falta de transmissão de conhecimento leva a que a maioria das pessoas tome estes pensamentos principalmente os jovens, este será um factor da diminuição de uma faixa etária jovem no sector.

A decadência de jovens no sector é grave, deve-se a vários factores, um dos quais as burocracias que acarretam gastos económicos, que muitos nao podem suportar e que não têm tempo para poderem tratar das constantes papeladas que são exigidas, estes acabam por desistir, o exodo rural torna os jovens mais dependentes da cidade, desligam-se do meio rural, encomtram outras formas de lazer devido a maior diversidade e informação que se encontra nesses meios( excluimos de todo algum que dignifique a caça e o mundo cinegético) a não ser as feiras que são feitas nos centros de exposiçõese que atraem fundamentalmente pessoas do mundo rural.

Com isto eu quero transmitir que cabe ao caçador também dignificar a imagem diabólica que muitos nos tedem a dar, cabe a nós transmitir aos jovens o seu conhecimento cinegético a importançia do sector nomeadamente para o desenvolvimento rural e para a conservação das especies cinegéticas e não cinegéticas, lutar para alteração das leis que influênciam directamente a decadência da juventude no sector, e sobretudo que nao olhe só para si e para o seu bem, futuramente quem o fará por si?? quem dignificará o nome CAÇADOR?? os jovens são a via de transmissão do conhecimento, para isso é precisso mudar pensamentos e alterar o que nos tem prejudicado, é preciso dar-nos vós ou sujeitamo-nos, a que daqui a não poucos anos a caça passe a ser somente um conto do passado.

è um problema real, pensem e dêm conta disto, doi-me e cai-me as lagrimas só de pensar que um dia não posso usufruir daquilo que todos vos usufruis-te, volto a dizer meus caros nao penseis so em vós, pensai nos vossos filhos e até netos que gostam de caçar e vos acompanham; nao muito longe a água do posso está cehgando ao fim!!

Abraços cinegéticos

Tiago Ferreira.

PS: estou elaborando um trabalho universitario que abrange estes problemas, espero que todos dêm a sua opinião sobre este assunto, este trabalho tem como objectivo transmitir os conhecimentos e a problemática deste tema, abrir uma visão aos jovens mais clara do que é o caçador para o ambiente tentando por esta via começar a dar passos largos para que o pior nao aconteça.

>> Responder