Caça Menor      

Pombos e Tordos Depois das 16 Horas  28-10-2013 14:44:11 Escrito por caloiro  (0 Respostas)  

Pombos e Tordos Depois das 16 Horas 

Visualizações 1266

caloiro  28-10-2013 14:44:11

http://www.icnf.pt/portal/caca/ade/dzc/outr

Mais um bom exemplo... Há mais de 10 anos muito se batalhou para acabar com a estupidez das recolhas ou dormidas. Não foi fácil. Mas foi por iniciativa dos caçadores, no local próprio, por proposta de um Conselho Cinegético Municipal ao Conselho Nacional de então. Pela primeira vez, acho eu, coisa de caçadores aplaudida e apoiada pelos ambientalistas. Em boa hora. Se não se tivesse legislado nesse sentido, há muito que ninguém fazia "o conto" e os interesses de sempre nada tinham para vender. Mas a gaiatada da incompetência resolve andar para trás. De encomenda. Agora generalizada mas igual para todos, valha-nos isso... O regresso da caça e toda a agitação aos campos, nas horas mais importantes para a tranquilidade destas espécies, vai tirá-las de novo das suas dormidas naturais, principalmente os tordos, que vão deixar de dormir "em todo o lado", como silvados, pomares, matos e cursos de água, para juntarem junto à noite para grandes migrações internas tal como os pombos, com destino às grandes plantações florestais e outras monoculturas, onde vão ser chacinados de novo, muitas vezes para ficarem mortos no terreno sem serem cobrados ou em incursões noturnas ao candeio para encher sacas e o rabinho a gulosos em vendas proveitosas livres de impostos...
Vindo de quem se diz da conservação da Natureza e para isso é pago, apetece perguntar se não conseguem, tal como conseguiram para quem não tem pombos e tordos à comida, dar um jeitinho e colocar-me à porta de casa a montanha e a neve, o mar e a praia que a Natureza não me deu aqui para os meus netos. Perdoai-lhes Senhor!... Cumprimentos.

>> Responder