Caça Menor      

Tristes Tigres  14-02-2008 10:53:40 Escrito por Luis Paiva  (0 Respostas)  

Tristes Tigres 

Visualizações 1231

Luis Paiva  14-02-2008 10:53:40

Fico algo deprimido e com uma sensação enorme de vazio sempre que tomo conhecimento de uma noticia como a que está aqui no Portal sobre o tigre da sub-espécie indiana.
Não que seja uma novidade que este magnifico felino caminha no sentido - não sei até se irreversivel já - da extinção. Das cinco ou seis sub-espécies existentes no principio do século passado, restam hoje ao que sei, três, das quais duas (a siberiana e a de sumatra) estão jão na casa das dezenas de individuos no estado selvagem.
O tigre de Bengala ainda era a reserva da espécie e onde havia, por força das tentativas de planos oficiais, a esperança da conservação. Os números indicam-nos que não, que em breve não haverá "massa critica" suficiente para garantir uma população sustentável e que, provávelmente os núcleos existentes já estarão tão separados que tornam a inter-comunicação impossivel e aceleram a degeneração genética por hiper-consaguinidade.
Não tardará muito para que o maior, e na minha opinião o mais belo, felino da Terra, só exista em cativeiro em Zoos e circos. Triste destino.
Há uns dias, ouvi uma bióloga portuguesa especializada em primatas, afirmar na televisão que o chimpazé, no estado selvagem, não iria durar mais do que uns 6 anos... O mesmo, ou quase, se está a passar com todos os outros grandes primatas e com quase todos os felinos.
Será que não somos capazes, enquanto espécie, de travar este desfecho que induzimos ao tomar o Planeta como nosso e apenas nosso? Será que ainda iremos a tempo?
Creio que não. Na minha opinião estamos perante fenómenos irreversiveis e que alterarão a ´bioestrutura da Terra, ainda na nossa geração.

Um abraço.
Luis Paiva

>> Responder