| | 521 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Caça Maior 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Onze cães, lobo e raposa morreram envenenados  
     
 
30-01-2007 Onze cães, um lobo e uma raposa mortos. Foi este o estranho resultado de uma montaria... ao javali, no fim-de-semana, na Zona de Caça Municipal de Sistelo, em Arcos de Valdevez. Segundo os caçadores, a montaria quase nem chegou a começar, pois os animais terão morrido envenenados, ao que se supõe, com algum pesticida espalhado naquele local.
 
     
   
   

 
 
  ou o dilema fardo de palha versus estofos cómodos  
  Transporte das Armadas numa Montaria  
     
 
24-01-2007 Quando comecei a participar em montarias cheguei à conclusão que o transporte nos atrelados de tractor, sentados em fardos de palha, só podia ser uma coisa: um qualquer castigo, por qualquer razão antiga, que eu ainda não tinha conseguido perceber, quase um ritual ancestral de que eventualmente já se perdera a origem, ainda cheguei a pensar que se pretendia manter os monteiros bem despertos até ao seu posto, garantindo o sucesso no abate, mas descartei tal hipótese.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Mega Montaria  
     
 
24-01-2007 A 4ª Montaria da Casa do Pessoal da RTP, desta feita em Limãos, foi de facto um evento que, para além da componente cinegética, revelou uma forte faceta social e mediática. Mega montaria pois contou com a presença de 210 caçadores, mais os seus convidados, o que levou a juntar, ao pequeno-almoço e almoço, cerca de 400 pessoas.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de Figueiros - Vilar - Cadaval  
     
 
24-01-2007 A montaria onde me desloquei que fica mais próximo de casa, cerca de 20 km e se o ditado popular diz que santos da casa não fazem milagres, o que aqui não é de todo aplicável. De facto fui surpreendido com uma excelente montaria, em todos os campos de análise.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria ao Javali em Sistelo  
     
 
22-01-2007 Na manhã de sábado, dia 13 de Janeiro, bem cedo, muitos caçadores se dirigiram para a Zona de Caça Municipal de Sistelo. Ali iria ter lugar uma Montaria ao Javali, organizada por Joaquim Campos, Vítor Pinto e Amadeu Silva (estes dois últimos proprietários de duas matilhas de cães de caça maior).
 
     
   
   

 
   
   
 
  Montaria da Casa do Pessoal da RTP rendeu nove javalis  
     
 
16-01-2007 Este ano, o “preceito” anual da montaria de Limãos ocorreu antes do tempo. Normalmente, acontece por altura da Festa do Caçador, a realizar em Macedo de Cavaleiros na última semana deste mês. A antecipação para o sábado passado explica-se com uma circunstância que não deixa os créditos de prestígio das montarias de Limãos por mãos alheias. Desta feita, o evento foi organizado pela Casa do Pessoal da RTP do Porto, facto que, em termos de promoção, dificilmente poderia ser melhor.
 
     
   
   

 
 
  Montaria ao veado lança polémica  
     
 
15-01-2007 Um praticamente de downhill terá sido alegadamente agredido por um responsável da caçada ao veado, realizada sábado na Serra da Lousã. A organização nega qualquer agressão e fala em atitudes provocatórias
 
     
   
   

 
 
  Caçada ao veado ficou-se por um animal abatido  
     
 
15-01-2007 Um veado abatido foi o resultado de uma caçada que, ontem, decorreu em plena serra da Lousã, mas no concelho de Miranda do Corvo. Pouco antes do meio dia, um total de 60 caçadores, acompanhados por cerca de 250 cães, subiram a serra, na zona da freguesia de Vila Nova, e regressaram já depois das 16.30 horas. Mas foi mesmo nos últimos minutos da prova que o único animal foi caçado.
 
     
   
   

 
 
  Montaria na Zona de caça municipal de Alqueva  
     
 
15-01-2007 Dia 30 de Dezembro, montaria na Zona de caça municipal de Alqueva. Saímos de Milfontes às7horas, bebemos o café da praxe na "Sónia", e aí vão eles. Assistimos a um nascer de sol lindo, antes de Ferreira do Alentejo, e pouco depois estávamos em Alqueva, onde já se encontravam alguns amigos e conhecidos.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria Monte do Malhado  
     
 
15-01-2007 A Associação de Caça e Pesca " Os Pioneiros", organizou no passado dia 17 de Dezembro de 2006, umas das três montarias, oficiais da época 2006/2007 na ZCM de Sarzedas, esta realizou-se na mancha " Monte do Malhado". Esperava-se uma boa jornada de caça, pela elevada crença de javalis, que têm predominado nesta Mancha.
 
     
  Domingos do Carmo Saldanha Pelica  
   

 
 
  O 1º Encontro de Matilhas - Talhas, Macedo de Cavaleiros  
     
 
15-01-2007 Comecei a inscrever-me para participar em montarias em Janeiro de 2005 e, desde então, constam no “vasto”curriculum 15 montarias (incluindo esta), a maior parte das quais já aqui partilhei convosco. Por várias vezes referi que o número de matilhas tinha sido considerado insuficiente, não porque verdadeiramente percebesse do assunto, mas sobretudo pelas opiniões de monteiros experientes que ouvia no final e que, muitas vezes, coincidiam com a minha própria opinião.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
   
   
 
  Montaria do Pereiro  
     
 
19-12-2006 No dia 11 de Novembro, Sábado, fui a uma montaria ao Pereiro concelho de Alcoutim e, como costume, foi levantar cedo e pôr-mo-nos a caminho. Quando me refiro a isto refiro-me ao meu amigo (Alberto), companheiros de viajem, que em tempos já fomos colegas de trabalho, foi ele que me arranjou a porta na associativa do Pereiro.
 
     
  António Manuel Rodrigues Viegas  
   

 
 
  Montaria da Herdade do Rosal  
     
 
19-12-2006 Esta montaria realizou-se dia 9 de Dezembro, na herdade com o mesmo nome, que se situa entre Montemor-o-Novo e o Lavre. A organização foi da Explocaça. Antes de mais, devo dizer que, no ano passado, fui a uma montaria organizada pela referida organização e fiz o relato, aqui no portal. Soube que a organização não gostou nada do que eu relatei. Por segundas pessoas, fui informado de algumas "ameaças".
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Caça ao veado  
     
 
18-12-2006 Seis veados e três javalis foram ontem caçados na primeira montaria autorizada aos veados na Serra da Lousã. Um “grande dia”, garantiram os caçadores, que pretendem que iniciativas deste género se mantenham. “Quando o abate é controlado, a dizimação da espécie não se coloca”, dizem.
 
     
   
   

 
 
  Montaria – Serra da Lousã (Mancha de Vilarinho)  
     
 
18-12-2006 Montaria a que faço questão de estar presente, pois a envolvência social e territorial são excelentes. Existe um espírito nas pessoas quer as que organizam, estando à cabeça o Engº Dário e o senhor José Pedro, quer dos monteiros que lá se deslocam, criando-se um ambiente muito agradável que me agrada bastante. A preocupação dos organizadores é que os Monteiros se sintam bem e que o resultado da montaria seja o melhor possível. É aquilo a que eu chamo uma montaria afectiva.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Cedães  
     
 
11-12-2006 Encontramo-nos no “Pélé” pelas 8:30 para um cafezinho e juntar o grupo antes de arrancar para Cedães. O João, filho de um dos organizadores, dizia “hoje não vai dar javalis”. Logo se verá….pensava eu.
 
     
  António Neves  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari