| | 513 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Caça Maior 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Montaria da Herdade da Baliza 25-11-06  
     
 
04-12-2006 Mais um fim-de-semana, mais uma jornada de caça maior. Desta vez desloquei-me à “Herdade da Baliza”, herdade esta afamada pelas suas montarias e sua beleza situada em Malpica do Tejo. As expectativas, pelo menos da minha parte eram grandes, mas o temporal que se fez sentir de dia 23 para 24 deitou por terra todas as minhas esperanças.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  Montaria do Lavadinho  
     
 
22-11-2006 Dia 3 de Novembro, sexta-feira, não costuma ser dia de montarias mas, para variar, hoje foi. Vamos até a Zona de Caça Turística Herdade das Colaças, a mancha denominada "do lavadinho", parece que está cheia de porcos, não podemos faltar. Abalámos de Milfontes às 6,30, o café da praxe foi bebido na «escola de condução».
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria da Cabeça do Velho  
     
 
13-11-2006 Dia 29 de Outubro de 2006, em vez de ter juízo e ir tentar abater uma lebre, uma perdiz ou um coelho, aqui próximo de casa, uns amigos, que também têm a mania dos javardos, convenceram-me a ir a «eles» ali para os lados do Barranco do Velho, Serra do Caldeirão, mais concretamente na Cabeça do Velho, e a cabeça é bem longe do Barranco.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  A minha última aproximação aos veados  
     
 
09-11-2006 Setembro é a altura mais aguardada pelos caçadores de aproximação, tentando obter aquele troféu tão desejado. É mês em que as mudanças climatéricas são notáveis, despertando um impulso mágico nos veados. O mês da brama! Em todos os cantos e recantos do bosque mediterrânico onde existem veados e alguns gamos, ouve-se o seu “canto” nos locais menos acessíveis pelo ser humano.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  Montaria de Rebordainho  
     
 
09-11-2006 Apesar de ser de saudar a iniciativa, ou melhor, de serem de saudar as iniciativas de caça associadas à Norcaça & Norpesca, o facto é que a informação prévia sobre os eventos programados era escassa. O programa da Feira referia tão somente a hora de início da concentração. Por telefone ficava-se a saber onde decorreria a montaria, e que afinal a concentração era uma hora mais tarde.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
   
 
  Montaria em Monforte da Beira 21/10/06  
     
 
24-10-2006 Depois de uma noite bem passada no Ladoeiro onde dormimos, dirigimo-nos para o local de encontro nas bombas de gasolina de Monforte pelas 8:00. Um café para reconfortar o estômago e dirigimo-nos para o monte.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  NORCAÇA pode trazer avanços à Lombada  
     
 
11-10-2006 A câmara de Bragança acredita que desta é de vez e que várias Norcaças depois, na próxima, haverá novidades quanto à gestão da Zona de Caça Nacional da Lombada.
 
     
   
   

 
 
  Montaria de Monforte da Beira  
     
 
10-10-2006 Voltei de novo a esta a montaria e foi novamente a primeira da época. Hora marcada 8 horas à saída de Monforte. Este ano já se sabia que o pequeno-almoço que satisfez plenamente, seria servido no local de encontro, sendo de registar que não havia bebidas alcoólicas. Bom ambiente no convívio destes momentos.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  O pitéu dos bosques  
  Cereja  
     
 
06-10-2006 O gosto pelas cerejas é bem conhecido em javalis e raposas. Mas durante uma jornada de caça ao corço, a norte de Bragança, foi descoberto que a cereja também entra na dieta alimentar do corço.
 
     
  Estevão Luis R.A.Pape  
   

 
 
  Tapada de Mafra aguarda rituais de acasalamento dos Veados  
     
 
07-09-2006 A Tapada Nacional de Mafra realiza visitas nocturnas. Este ano tem a novidade das visitas ao amanhecer. No mês de Setembro decorre a brama do Veado. Como as visitas nocturnas apenas se realizam durante a lua cheia, os visitantes têm apenas uma oportunidade de assistir a alguns rituais de acasalamento dos Veados, a acontecer já no próximo fim-de-semana.
 
     
   
   

 
 
  Caça a veados pode ser autorizada  
     
 
27-08-2006 A caça a veados na Serra da Lousã poderá ser autorizada, em Novembro, no âmbito de um projecto de regularização do número de animais daquela espécie cinegética que se situa no meio milhar. É que os animais têm causado prejuízos nas culturas.
 
     
   
   

 
 
  Javalis atacam campos de milho  
     
 
19-07-2006 Uma «invasão» de javalis que atacam de madrugada campos de milho no concelho de Vagos, Viseu, já afectou uma centena de lavradores que hoje exigiram indemnizações, noticia a agência Lusa.
 
     
   
   

 
 
  Na minha Memória para toda a Vida  
     
 
17-05-2006 Estamos em Maio e é tempo de esperas e de muitas histórias de navalheiros. Qualquer esperista que se preze caça javalis na busca de um bom lance de caça mas sobretudo de um belo troféu. O relato que vou contar passou-se em 2002 e vai ficar na minha memória para toda a vida.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
   
 
  Montaria de Penhas Juntas  
     
 
22-04-2006 Penhas Juntas estendeu, à chegada dos monteiros, não o tradicional vermelho que se deve a visitas importantes mas um imaculado tapete branco de neve. E com ele, ofereceu um dia muito frio mas com a espectacular beleza que a neve transmite.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de São Marcos do Campo 18-11-06  
     
 
12-04-2006 Depois de uma longa viagem, mais uma vez participei nesta montaria. Após chegada e depois de meter a conversa em dias com os habituais amigos que vamos vendo de montaria a montaria realizou-se o sorteio. De enaltecer o "rezar do pai-nosso" pelas almas dos monteiros falecidos. Esta tradição monteira já pouco se vê, e era bom que não se perdesse.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  Montarias de Mós do Douro  
     
 
17-03-2006 Aproximava-se a o fim-de-semana tão esperado. As perspectivas eram boas pois nas manchas que tinham sido cuidadosamente preparadas havia uma boa densidade de javalis. Apenas mais alguns retoques e tudo estava preparado para a realização das duas montarias, em vez da habitual montaria onde as duas manchas eram batidas em simultâneo.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
 
  Montaria na Herdade da Baliza  
     
 
13-03-2006 A ZCT da Herdade da Baliza fica em Malpica do Tejo, situada na margem direita do Tejo Internacional e é uma Zona privilegiada no que se refere às espécies de caça maior.
 
     
  Manuel António  
   

 
   
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari