| | 526 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Caça Maior 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Montaria em Lageosa do Dão – 10-12-2005  
     
 
21-12-2005 Com o nascer do sol o vento, que tinha sido forte durante a noite, diminuiu e a temperatura começou a subir, proporcionando aos monteiros presentes um esplêndido dia para o exercício da caça. Os mais madrugadores começaram a aparecer aí pelas 8.00h junto à casa do Povo de Ferreirós do Dão, local escolhido para a concentração, documentação e convívio.
 
     
  NUNO SOUSA  
   

 
 
  Brincadeiras do Chico  
     
 
16-12-2005 Saí de Milfontes às 7,15, com o Caim e o Nuno, este foi como “lavagante”, para estarmos em Oriola, ali ao lado de Portel, às 9horas. O objectivo era ir matar uma “mão cheia” de porcos, pois o organizador dizia que íamos matar um porco cada. Como é da praxe bebeu-se um café na “Sónia” e aí vão eles.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria de Benquerenças  
     
 
07-12-2005 Mais uma montaria em que estivemos presentes, sendo a primeira vez neste local e organização. Fomos inscritos por amigos que já o ano passado tinham estado presentes, pelo que já conheciam o local.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
   
  Montaria de Valpaço  
     
 
02-12-2005 Decorreu em Valpaço a quinta montaria do programa de montarias do concelho de Vinhais, organizada, desta feita, pela Associação de Caça e Pesca de Curopos. Pela primeira vez vi afixado, nesta época, o programa da montaria e o respectivo horário.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  1ª Montaria de Ervedosa  
     
 
11-11-2005 A actividade mineira no couto de Ervedosa, iniciada por volta da idade do Bronze, foi substituída por outras, entre as quais a caça, motivo que me levou lá nesse sábado. O dia não prometia, mas assim que atravessei o Marão o nevoeiro desapareceu por completo, e o dia foi mesmo soalheiro, enquanto durou. Soalheiro mas frio, pelo menos em Ervedosa, onde a temperatura não ultrapassou os 15º C.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de Lavadinho e Defesa de S. Brás  
     
 
31-10-2005 Saí de Vila Nova de Milfontes às 6 horas mais o meu amigo Oliveira, fizemos a primeira paragem, para beber um cafezinho, na "Sónia", que é logo aqui a dois km. O nosso objectivo era ir matar uns porquinhos numa montaria organizada pelo "Chico Rosa".
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria de Ousilhão  
     
 
28-10-2005 Começou no passado dia 15 de Outubro a 5ª edição das Montarias no concelho de Vinhais com um alargado calendário incluindo 24 eventos. A projecção que o concelho consegue desta forma deve-a aos esforços de um conjunto de Associações de Caçadores a que se juntaram algumas Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal de Vinhais. Um exemplo a ter em conta.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de Monforte da Beira  
     
 
18-10-2005 Montaria realizada em dia de sol e nuvens, sendo para nós a abertura da época das montarias. Encontro marcado para as 8 horas à saída de Monforte, tendo posteriormente seguido para a propriedade. Como o monte fica mesmo no meio da mancha, para não criar movimentos desnecessários, a confirmação das presenças e o respectivo sorteio foi realizado à entrada desta.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Milharias até quando?  
     
 
20-09-2005 Numa sociedade que se pretende moderna, mas, conturbada pelas sucessivas recessões de ordem política ou económica, em Portugal, é cada vez mais latente a preocupação e o carácter interventivo dos cidadãos, relativamente às mais diversas questões, que directamente ou indirectamente lhes dizem respeito e, a caça, pela sua especificidade em toda a sua dinâmica, é também ela um motivo dessas preocupações, movendo cada vez mais cidadãos conscientes, que convictos das suas necessidades de tentarem resolver alguns problemas, sentem-se impelidos e sem preconceitos, a participarem, quer activamente na sua condição de meros caçadores, quer em prol, de outras componentes que abranjam esta legítima actividade ancestral.
 
     
  Gilberto Manuel Nunes Pinelas  
   

 
 
  Um Dia é da Caça. Outro do Caçador.  
     
 
23-05-2005 São quatro horas da manhã. Tudo escuro. Ouve-se o barulho de animais selvagens pisando as folhas secas. Do lado de fora da casa, o frio e a floresta de coníferas. Eles preparam-se para sair. Botas à prova d’água, roupas de camuflagem, arco e flecha. Quem são eles? Os amantes da caça. Tudo preparado, e eles partem, mata adentro, em busca do veado, tão sonhado troféu.
 
     
   
   

 
 
  Montaria de Mortágua  
     
 
16-03-2005 Uma das Montaria do Centro 2005. As duas entidades organizadores estão de parabéns pela excelente organização. A concentração estava marcada para a praça em frente à Câmara Municipal de Mortágua, a partir das oito da manhã.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de Abragão  
     
 
10-03-2005 A montaria foi organizada pela Associação de Caçadores de Vale do Tâmega, que está de parabéns pela excelente organização. A concentração foi junto à sede da Associação.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de Pedrógão Grande  
     
 
03-03-2005 Montaria realizada em Pedrógão Grande incluída no programa das Montarias do Centro, em dia de sol e nuvens. O local de encontro estava marcado para o restaurante Lago Verde junto à barragem de Cabril, local este onde foi servido o taco e o almoço com qualidade e profissionalismo, e o sentido de receber bem dos Organizadores.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Valverde da Gestosa  
     
 
01-03-2005 Foi a última montaria de um conjunto às quais demos o nome de “Montarias da Terra Quente”. Esta mancha, a “Serra de Valverde”, com cerca de 600 ha, foi pela primeira vez monteada, possuindo o habitat propício para a reprodução de javalis. Sabe quem por aqui caça há longos anos, essencialmente aos coelhos e aos pombos, que aqui é terreno “deles”; por isso esperávamos uma boa jornada de caça.
 
     
  António Neves  
   

 
 
  Montaria de Outeiro  
     
 
15-02-2005 Após o sorteio, o director de montaria, em breves e oportunas palavras, advertiu os presentes quanto às normas de montaria e de respeito por tudo que este acto de caça envolve. É sempre bom lembrar estas coisas com alguma solenidade!
 
     
  AGOSTINHO BEÇA  
   

 
 
  Montarias do Centro - Lousã  
     
 
09-02-2005 Mais uma montaria enquadrada nas Montarias do Centro na bonita Vila da Lousã, que como é apanágio foi bem organizada e o ambiente criado é de sã convivência entre todos os monteiros, sejam já conhecidos ou não, gerando-se um ambiente agradável e que é desde logo, independentemente dos resultados um excelente cartão de visita.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Morais  
     
 
02-02-2005 Um bonito dia de sol era o prenúncio de uma boa jornada de caça, e para encerrar o calendário de montarias no âmbito da IX Feira da Caça e Outros Produtos da Terra, que decorreu de 27 a 30 de Janeiro em Macedo de Cavaleiros e organizada pela Câmara Municipal e pela FACIRC, realizou-se a Montaria de Morais na mancha do Laranjo.
 
     
  NELSON CADAVEZ  
   

 
 
  Montaria de Teixeira  
     
 
28-01-2005 A convite do seu proprietário (Fernando de Sousa Machado), reuniu-se um pequeno grupo de monteiros seus amigos, afim de montear uma pequena mancha desta zona de caça.
 
     
  Pedro Couto  
   

 
 
  Montaria da Silva  
     
 
25-01-2005 Dentro do seu programa de montarias, esta Associação comporta 4 Z.C.A., tocou desta vez à afamada mancha da Abelheira. Depois de algum tempo de espera, pois fazia falta um razoável n.º de monteiros para ser possível cobrir a mancha, passou-se ao pequeno-almoço, tendo sido durante o mesmo efectuado o sorteio, agilizando todo o processo e não retardando ainda mais o inicio da montaria. Após o sorteio, foi nomeado o director de montaria, para logo de seguida e após conclusão dos “comes”, partirmos para a mancha que fica algo distante.
 
     
  Pedro Couto  
   

 
 
  Montaria de Tondela  
     
 
25-01-2005 O Clube de Caça e Pesca do Concelho de Tondela realizou nesta data, a primeira de três montarias agendadas para a presente época venatória.
 
     
  Pedro Alexandre Bravo Lima Delgado  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari