| | 568 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Caça Maior 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Uma «Espera» a um «Velho Artista»  
     
 
02-03-2010 Decorria o mês de Agosto de 2006. O calor “apertava” como de costume, mas felizmente esse ano não houve seca. O Inverno, embora não tivesse sido muito chuvoso, deu água suficiente. Os montados carregaram de bolota, que para além de ser muita, estava sadia.
 
     
  JOAQUIM JOSÉ DE OLIVEIRA MOURATO  
   

 
 
  27 Foi o número de animais abatidos  
  Sucesso domina a Montaria ao Javali em Nave de Haver  
     
 
19-02-2010 A Associação Recreativa de Nave de Haver organizou, no dia 06 de Fevereiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Almeida, uma montaria ao javali, uma iniciativa enquadrada na IIª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural.
 
     
   
   

 
 
  Montarias de Padroso e Avelar - Montalegre  
  XXIV Encontro Venatório do Nordeste Transmontano  
     
 
15-02-2010 A magnífica Serra do Larouco foi o cenário condigno e apropriado para a realização anual do Encontro Venatório do Nordeste Transmontano, como local da primeira das duas montarias que tradicionalmente integram este relevante evento da caça maior – também assim se viu como CAÇA e CONSERVAÇÃO DA NATUREZA são compatíveis, se complementam e não subsistem uma sem a outra.
 
     
  Álvaro Moreira  
   

 
 
  6 de Fevereiro de 2010  
  Herdade do Barroco: Uma Montaria por acaso – mas para reter!  
     
 
11-02-2010 Isto, o acaso faz bem as coisas! Andei toda a semana a preparar-me para ir a Barcelona a uma reunião da Comissão de Pesca Submarina da Confederação Mundial, que me ia impedir de estar presente no encontro venatório do NE Trasmontano! Com grande pena minha… Afinal na quinta-feira à tarde recebo aviso da federação espanhola (anfitriã) de que a reunião se realizaria antes nesta presente semana… e fiquei, como se costuma dizer, “apeado”!
 
     
  António Luiz Pacheco  
   

 
 
  XI Montaria ao Javali de Mós do Douro  
     
 
11-02-2010 A Montaria de Mós do Douro é já um acontecimento verdadeiramente Nacional levando a esta Freguesia Monteiros de todo o País incluindo as Regiões Autónomas, embora os caçadores do Norte e em particular de Trás-os-montes constituam a componente mais numerosa. Os Açorianos Cremildo Marques (o Barbas) e o autor destas linhas são já uma presença constante neste popular e significativo evento cinegético e social.
 
     
  Gualter Furtado  
   

 
 
  7ª Montaria da Casa do Pessoal da RTP  
     
 
01-02-2010 O nosso troféu não é exibir o número de reses abatidas, mas o convívio que a Câmara Municipal do Fundão, a Associação de Caça e Pesca do Souto da Casa e a Casa do Pessoal da RTP proporcionaram a estes caçadores e seus acompanhantes, como pode constatar quem esteve presente.
 
     
   
   

 
 
  Palaçoulo este ano não realiza a tradicional montaria  
     
 
27-01-2010 A direcção da Zona de Caça Associativa de Palaçoulo decidiu não realizar este ano a sua montaria ao javalis, evento venatório de grande tradição e popularidade no Nordeste Transmontano. Normalmente a montaria de Palaçoulo tinha lugar no final do mês de Fevereiro.
 
     
   
   

 
 
  Jornada de Salto aos Javalis em Lajeosa do Dão  
     
 
26-01-2010 A variedade e descontinuidade do coberto vegetal e a orografia da região propiciam a realização de jornadas de salto. Este processo de caça permite montear áreas manifestamente pequenas para uma montaria, mas muito interessantes para um convívio mais reduzido e uma gestão cinegética específica.
 
     
  NUNO SOUSA  
   

 
 
  Clube de Monteiros do Norte  
  XXIV Encontro Venatório do Nordeste Transmontano  
     
 
18-01-2010 O Clube de Monteiros do Norte vai realizar em Montalegre o XXIV Encontro Venatório do Nordeste Transmontano nos próximos dias 6 e 7 de Fevereiro pretendendo que seja mais uma vez uma festa dos amantes da Caça Maior.
 
     
   
   

 
 
  Uma caçada…, no Ardila  
  A caça aos javardos  
     
 
02-01-2010 A história que se segue, bem como outras que contarei, passaram-se há alguns anos, bastantes já, no entanto em tempos ainda recentes e apesar de tudo bem diferentes dos actuais. Tendo como pano de fundo o “P.R.E.C.”, com as ilusões, loucuras e desmandos que marcaram a época.
 
     
  João Santana Fialho Acabado  
   

 
 
  Soutelo da Gamoeda – Bragança, 3 de Janeiro  
  Montaria de beneficência e homenagem ao falecido Mário Canha  
     
 
29-12-2009 Um grupo de matilheiros do Nordeste Transmontano, vai realizar uma Montaria aos Javalis no próximo dia 3 de Janeiro em homenagem a Mário Canha, prestigiado matilheiro, falecido no passado mês de Outubro vítima de doença prolongada. Os lucros da montaria revertem a favor da viúva e filhos.
 
     
   
   

 
 
  Montaria da Junqueira  
     
 
09-12-2009 O dia amanheceu frio com previsões de chuva, o qual não esmorecia a chegada dos monteiros ao local da concentração. A expectativa era enorme pelos bons resultados habitualmente apresentados pelas Montarias da Matela e Junqueira.
 
     
  Nelson Miguel Santulhão Pinto  
   

 
 
  Um tiro no escuro que correu muito bem.  
  Montaria em Barrancos  
     
 
26-11-2009 Não conhecia a ZCT, não conhecia o gestor, mas fui e só por uma simples razão por me parecer que estava a lidar com uma pessoa honesta, o que mais tarde se veio a confirmar.
 
     
  José Manuel Vidal  
   

 
 
  Para recordar, contar aos netos e fazer sonhar  
  2ª Montaria na Herdade da Baliza  
     
 
23-11-2009 Mais uma vez em ambiente de festa e na presença de ilustres monteiros realizou-se a segunda montaria da Herdade da Baliza, do seu calendário previsto de quatro.
 
     
  João Fonseca  
   

 
 
  Clube de Monteiros do Norte  
  Facas de Remate – Legais ou ilegais?  
     
 
19-11-2009 Do Clube de Monteiros do Norte chega-nos uma nota de esclarecimento relativamente a legalidade do uso de facas de remate em actos venatórios, cujo conteúdo é de particular interesse para os caçadores de caça maior.
 
     
   
   

 
 
  Entre estevas e barrancos  
     
 
16-11-2009 A possibilidade de caçar animais em plena liberdade é uma benção que devemos agradecer e enaltecer, o que vos descrevo é a descrição de um desses momentos.
 
     
  Paulo Farinha Pereira  
   

 
 
  A Espera  
     
 
15-11-2009 A solidão redentora de uma espera aos javalis, numa remota aldeia despovoada de Trás-os Montes.
 
     
  José Neves  
   

 
 
  António Champalimaud: Caçador por Destino  
     
 
15-11-2009 Algumas pessoas têm o hábito, ou a mania, de guardar coisas de que se gosta. Eu sou um desses casos. Num feliz acaso em que necessitei de procurar alguma documentação para questões de ordem profissional encontrei uma velha revista do Expresso do dia 26 de Novembro de 1994. Na capa uma fotografia do carismático António Champalimaud e um título sugestivo: “Memórias de um Caçador”.
 
     
  MIGUEL PEREIRA  
   

 
 
  Agrochão - Vinhais, 20 de Dezembro  
  IV Encontro Nacional de Matilhas/Festa dos Matilheiros  
     
 
02-11-2009 Vai realizar-se no próximo dia 20 de Dezembro, o IV Encontro Nacional de Matilhas/Festa dos Matilheiros, este ano o evento decorrerá na zona central do Nordeste Transmontano, a cerca de 30 km das cidades de Macedo de Cavaleiros, Valpaços, Mirandela e Bragança, concretamente na freguesia de Agrochão pertencente ao concelho de Vinhais.
 
     
   
   

 
 
  Montaria na Herdade da Baliza  
     
 
26-10-2009 Junto ao Tejo e em ambiente de grande camaradagem decorreu a primeira montaria da Baliza, local onde a tradição ainda é o que era. A primeira montaria da época, seja em que local for, é sempre vivida por nós, monteiros, com grande expectativa e ansiedade.
 
     
  João Fonseca  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari