| | 524 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Caça Maior 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  GNR detém caçadores furtivos  
     
 
30-07-2007 Uma Equipa de Protecção Florestal de Vila Real da GNR, constituída por cinco elementos da carreira florestal, deteve seis indivíduos suspeitos da prática crimes de caça. Estas detenções ocorreram nos concelhos de Alijó, Régua e Vila Real. Destas ilegalidades, três estiveram relacionados com o uso do “laço” (cabo de aço que imobiliza os animais selvagens), dois com a caça nocturna ao javali e um por andar de caçadeira sem documentação.
 
     
   
   

 
 
  Caçadores cegos querem matar veados com raio laser nos EUA  
     
 
10-04-2007 Um projeto de lei aprovado semana passada no Texas (Estados Unidos) prevê a legalização do uso de miras a laser para que caçadores cegos "enxerguem" melhor seus alvos.
 
     
   
   

 
 
  Montaria de Vila Flor  
     
 
19-03-2007 A convite do Altino, mesmo sem conhecer a mancha, pois era a primeira montaria a organizar pela ZCM de Vila Flor, aí vou eu a caminho do Mourão. “Chovia que Deus a dava” no percurso Mirandela-Vila Flor.
 
     
  António Neves  
   

 
 
  ... exige um estudo cuidado para aqueles que tanto gostam da sua caça, possam prossegui-la amanhã  
  Javali que futuro?  
     
 
08-03-2007 Fala-se hoje com muita acuidade se o efectivo de javalis estará em progressão ou em regressão no território Nacional. Este assunto tem tido uma discussão acalorada no Fórum do Portal Santo Huberto nos últimos meses, bem como nas revistas da especialidade, agora que a época de montarias terminou e as esperas se aproximam, é um bom momento para abordarmos esta temática. Há quem defenda que o seu efectivo estará em regressão, pois nas manchas onde sempre existiram em quantidade diminuíram, sendo esta constatação verificada nos quadros de caça apresentados nos finais das montarias, quer em quantidade quer em qualidade. Nas esperas também se constata que a qualidade estará a diminuir, os grandes navalheiros já não aparecem. E quem o diz, são pessoas com experiência de muitos anos e que à caça têm dedicado muito tempo da sua vida, uns sendo apenas amantes desta nobre arte e outros que exercem profissionalmente esta actividade.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Tapéus - Soure  
     
 
08-03-2007 Montaria de fecho de época em que depositávamos uma certa expectativa, já que a mancha não era monteada há dois anos, era mais uma organização da Federcaça e o Senhor Presidente da Junta é uma pessoa interessada e dinâmica, que tudo fez para que todos ficassem satisfeitos.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
   
 
  Montaria Terras d’Aguiar (II)  
     
 
01-03-2007 Neste Domingo véspera de Carnaval teve lugar a 2ª Montaria ao javali integrada no programa venatório da edilidade local Terras d’Aguiar 2007. Depois do êxito na primeira montaria eram grandes e fundadas as expectativas para esta segunda data, pois depois de em 2006 se terem abatido 6 exemplares, neste ano a mancha mostrava e prometia ainda mais.
 
     
  Leonardo de Almeida Barreto Pinto  
   

 
 
  Paraplégico anda a caçar javalis de moto-quatro  
     
 
28-02-2007 Foi um exímio caçador antes de sofrer um acidente de viação que, em 2001, o atirou para uma cadeira de rodas. Mas Amândio Guedes de Sousa não esqueceu a arte de S. Huberto e, mesmo incapacitado ao nível das pernas, voltou a dar ao gatilho e a «fazer das suas».
 
     
   
   

 
 
  Montaria de Trevões  
     
 
28-02-2007 O dia 17 de Fevereiro amanheceu, na nossa bonita Vila de Trevões, tristonho e frio, mas, pouco a pouco, o largo da Senhora da Graça foi-se animando com a chegada de algumas dezenas de veículos todo-o-terreno, dos quais saíam os monteiros, quais elementos de uma confraria de veste verde cinza, dirigindo-se para o local da concentração.
 
     
  Mário Rui Macedo Calado  
   

 
 
  Montaria da Ínsua (Z.C.T. da Ínsua -Mancha da Ínsuinha ou do rio)  
     
 
26-02-2007 Dia 6 de Fevereiro, mais uma montaria, desta vez com muitas esperanças de abater um gamo ou veado, pois segundo o organizador (Chico Rosa) eles andavam por lá.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria da Defesa de S. Brás  
     
 
26-02-2007 Dia 2 de Fevereiro, partida às 6:15, desta vez acompanhado pelo meu filho, ai vamos nós, dispensamos o café em Milfontes, e fomos bebê-lo a Alqueva, onde já esperava por nós outro companheiro destas andanças.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria da Atalaia - Alenquer  
     
 
26-02-2007 Fui a mais uma montaria organizada pela Federcaça e desta vez a Associação dos Caçadores Olho Alvo realizada na localidade de Atalaia pertencente ao Concelho de Alenquer, sendo a primeira montaria aqui realizada. Não conhecia a mancha mas o facto da Federcaça estar envolvida dava-ma alguma confiança. Confiança que não foi defraudada nos aspectos organizativos e sociais onde não tenho nada a apontar.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria Terras d’Aguiar (I)  
     
 
26-02-2007 Neste primeiro Domingo (solarengo) de Fevereiro a associação de caça e pesca local com a colaboração do Município aguiarense levou a efeito mais uma montaria ao javali neste ano de igual modo integrada no programa Montarias d’Aguiar 2007.
 
     
  Leonardo de Almeida Barreto Pinto  
   

 
 
  Onze veados e um javali caçados em montaria na Serra da Lousã  
     
 
05-02-2007 Foi uma caçada «fora do normal». Onze veados foram ontem caçados na Serra da Lousã, todos eles machos velhos, ou seja, trofeus de alta qualidade. Apenas um javali caiu na “emboscada” dos monteiros Foi uma caçada verdadeiramente excepcional. Ontem, na montaria promovida pela Associação de Caçadores de Cumieira e Lagarteira, concelho de Penela, foram abatidos onze veados machos e um javali. Uma caçada «fora do normal», afirmou José Alberto, presidente da associação, que só se costuma ver por terras de «Espanha».
 
     
   
   

 
 
  V Montarias da Serra da Estrela  
     
 
02-02-2007 A 5.ª edição das Montarias Serra da Estrela, que no passado fim-de-semana decorreu no concelho de Gouveia, mobilizou cerca de 130 monteiros de diferentes pontos do país e rendeu nove javalis.
 
     
   
   

 
 
  Montaria da Amieira - Oleiros  
     
 
31-01-2007 Voltei de novo a esta montaria numa aldeia do interior que tanto carece que as pessoas lá se desloquem. Para mim, está enquadrada naquelas montarias que eu classifico de afectivas. Porque as pessoas são simpáticas, sabem receber, o senhor Presidente da Junta de Freguesia, José Libério, tudo faz para que as pessoas se sintam em casa. A componente social é excelente, quanto a resultados, estes não se têm reflectido nos resultados finais, não por falta de javalis, mas por alguma inexperiência na estratégia gizada, que o tempo melhorará. Ontem mesmo, já se começou a preparar a montaria do próximo ano.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Sistelo - Cães Envenenados  
     
 
31-01-2007 Não chegou ao final a montaria da ZCM de Sistelo, em Arcos de Valdevez, no passado sábado 27 de Janeiro. Eram nove da manhã estavam monteiros e matilheiros no café Ramalho em Vilela, local escolhido para a concentração. A montaria estava inicialmente prevista realizar-se numa zona alta da Serra da Peneda, conhecida por Pedrinho, mas por causa da neve teve que ser transferida para a mancha do rio de Couço.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
 
  Montaria dos Bancários - Herdade da Cascalheira  
     
 
30-01-2007 Pois é, os bancários resolveram fazer uma montaria, assim foi, e foi bem feito. Dia 20 de Janeiro, seis da matina, ai vão três da vida airada a caminho da Herdade da Cascalheira, na margem esquerda do Guadiana, ali entre Serpa e o Pulo do Lobo.
 
     
  António Inácio  
   

 
   
 
  Montaria em Vale Cavalos (Portalegre)  
     
 
30-01-2007 Uma montaria organizada pelo clube de caça e pesca local, e comandada pelo Carlos Caeiro, correu bem, mas poderia ter corrido melhor se não tivessem pressa em acabar a caçada, pois ainda não tinham passado 2 horas já os foguetes estavam no ar a dar o final da montaria, ainda os cães das matilhas andavam enrolados com os porcos.
 
     
  José Artur  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari