| | 98 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Gestão Cinegética 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Um livro em defesa da caça e das suas boas práticas  
  Carlos Moreira Antunes lança o livro «Pela Caça, Ensaios ético-jurídicos»  
     
 
20-08-2012 É, essencialmente, um livro em defesa da caça e das suas boas práticas. O autor Carlos Moreira Antunes licenciado em direito, atualmente a exercer a atividade profissional de jurista, espera que este Pela Caça, Ensaios ético-jurídicos, possa proteger ou pelo menos defender esta nossa interminável paixão!
 
     
   
   

 
 
  Federação Portuguesa de Caçadores apresentou um projecto de investigação perante a tutela  
  Redução do número de tordos preocupa caçadores  
     
 
14-06-2010 A caça aos tordos é uma das modalidades que mais interesse desperta entre os caçadores portugueses, em grande parte devido ao declínio registado nos efectivos de algumas espécies sedentárias (em particular do coelho), advindo de questões de ordem sanitária.
 
     
   
   

 
 
  Novas regras para espécies cinegéticas nos Açores  
     
 
31-05-2010 A actividade de reprodução, criação ou detenção de espécies cinegéticas em cativeiro está sujeita, a partir de agora, a novas regras no Arquipélago.
 
     
   
   

 
 
  Os Amigos da Onça  
     
  15-05-2010 É com relativa facilidade que se encontram diversos pontos em comum e mesmo convergentes, defendidos por caçadores como pelos ditos “ambientalistas” e “amigos dos animais”. A título de exemplo evoco apenas o da preservação das espécies e do meio ambiente; o do combate à caça furtiva ou o anseio de prevenir e reduzir o desnecessário sofrimento dos animais. Todos esses objectivos são abraçados tanto por uns, como pelos outros. Porém, enquanto os caçadores assumem a existência dessa associação de interesses de forma livre e espontânea, já o mesmo não se passa com os ditos “ambientalistas” e os tais “amigos dos animais” que a recusam e negam veementemente, i.e., pura e simplesmente não aceitam que possa existir esse tipo de ligação ou qualquer tipo de convergência com os caçadores, que consideram ser um grupo marginal constituído por bárbaros, criminosos, violentos e de assassinos, adjectivos esses que fazem por repetir incessantemente.  
     
  PEDRO MIGUEL SILVEIRA  
   

 
 
  CECAV-UTAD promove curso de formação avançada em actividade cinegética  
     
 
19-02-2010 O Centro de Ciência Animal e Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai realizar entre o dia 12 de Março e 21 de Junho de 2010 um curso que visa proporcionar formação avançada no domínio da cinegética, conferindo competências nos domínios da biologia das espécies, gestão e ordenamento, legislação e enquadramento legal da actividade, sanidade e saúde pública e maneio e produção em cativeiro.
 
     
   
   

 
 
  Ser jovem caçador!  
     
 
07-02-2010 Venho, em poucas linhas expressar o meu sentimento de jovem caçador, face ao actual panorama de alguma dificuldade que existe no mundo da caça. Desde que sou oficialmente caçador isto há coisa de 4 anos sempre mantive o meu amor pela caça um pouco separado das conversas entre amigos. Aquando do meu ingresso no ensino superior, mantive o meu gosto pela caça alimentado pelas edições de revistas e dvd´s sobre caça. Mas o que quero abordar é um aparte um pouco relevante e que me deixou triste.
 
     
  João José Gouveia Teixeira  
   

 
 
  Alcoutim promove formação profissional em Gestão Cinegética  
     
 
19-01-2010 O curso técnico-profissional de Gestão Cinegética resulta de uma parceria entre o Câmara Municipal de Alcoutim, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Escola Básica Integrada de Alcoutim integrado no plano de desenvolvimento daquele município
 
     
   
   

 
 
  Reduzir para 210 animais a população de lobos  
  Suécia: Governo autoriza caça de lobos pela primeira vez em 45 anos  
     
 
06-01-2010 O governo sueco autorizou desde o início do ano a caça de lobos no país após 45 anos de proibição. O governo e parlamento daquele país entenderam que a população de lobos precisa ser reduzida, no entanto os grupos ambientalistas opõe-se à medida e defendem que a população de lobos no país ainda não atingiu um nível sustentável.
 
     
   
   

 
 
  Nordeste Transmontano  
  Má gestão pode comprometer futuro da caça  
     
 
09-12-2009 A pequena dimensão das zonas de caça do distrito dificulta a gestão por parte das associações e até pode comprometer o futuro de algumas espécies. No mapa do ordenamento cinegético do distrito de Bragança, as zonas de caça associativas aparecem em maior número, mas apresentam áreas inferiores às zonas de caça municipal. Enquanto a média da área de cada zona associativa se situa nos 2000 hectares, nas municipais o termo delimitado para cada zona ascende aos 2500 hectares. Olhando para o ordenamento por concelho, Bragança, Mogadouro e Macedo são os municípios com maior área ordenada.
 
     
   
   

 
 
  Editado pela primeira vez em 1936  
  A minha Homenagem ao Jornal Caça  
     
 
04-12-2009 Recentemente numa véspera de uma caçada às Galinholas na Ilha do Pico, na Piedade e na perigosa adega do Cremildo, entre algumas histórias de caçadores e um copito de nêveda, aguardente de figo, etc., um caçador continental de nome Nuno Sebastião, perguntou-me, se eu já tinha ouvido falar num jornal de caça que tinha sido publicado em São Miguel na década de 30 do século passado? Eu respondi que não, mas em breve e a ser verdade ia procurar ler todos os números deste jornal.
 
     
  Gualter Furtado  
   

 
 
  Licença de caça no multibanco ganha prémio europeu  
     
 
20-11-2009 O projecto "Licença de Caça via Multibanco" ganhou o prémio de melhor serviço europeu online na catergoria "eGovernment enabling administrative efficiency and effectiveness".
 
     
   
   

 
   
 
  Formação passa a ser obrigatória para o exame de carta de caçador  
     
 
12-10-2009 A candidatura para exame de carta de caçador passa a exigir a frequência com aproveitamento de uma acção de formação adequada à especificação pretendida. Estas acções de formação são da exclusiva competência das OSC.
 
     
   
   

 
 
  Câmara de Moura pretende criar a primeira Escola Nacional de Caça  
     
 
09-09-2009 Amanhã vai ser assinado em Moura o protocolo entre a Câmara Municipal de Moura, a Comoiprel - Cooperativa Mourense de Interesse Público e a Federação Alentejana de Caçadores tendo em vista a criação da Escola Nacional de Caça, a primeira do género em Portugal.
 
     
   
   

 
 
  Santarém, 26 de Setembro de 2009  
  Colóquio: Gestão Global do Javali e Veado em Áreas Abertas  
     
 
08-09-2009 Vai realizar-se no próximo dia 26 de Setembro de 2009 um colóquio que abordará a temática da “Gestão Global do Javali e Veado em Área Aberta", terá lugar em Santarém no auditório da Estação Zootécnica Nacional.
 
     
   
   

 
 
  Ria de Aveiro vai ter Plano Global de gestão  
     
 
04-09-2009 A exploração cinegética da Ria de Aveiro vai passar a fazer-se na base um Plano Global de Gestão que envolve as várias zonas de caça desse território, resultando de um protocolo entre a Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral, a Fencaça e a Escola Superior Agrária de Coimbra, com o apoio da Autoridade Florestal Nacional e do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
 
     
   
   

 
 
  13 de Setembro de 2009  
  Figueiró do Vinhos: Nem Montaria nem qualquer outra acção  
     
 
31-08-2009 A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, entidade gestora da Zona de Caça Municipal de Figueiró dos Vinhos (Processo n.º 3892 DGRF), em nota de informação enviada hoje ao Portal Santo Huberto, comunica "que não se realizará nenhuma montaria nem qualquer outra acção no dia 13 de Setembro de 2009 na ZCM de Figueiró dos Vinhos como erradamente foi tornado público."
 
     
   
   

 
 
  A Hunter and a Gentleman  
     
 
26-08-2009 Já é hora de louvar os caçadores - cavalheiros.
 
     
  Sérgio Corrêa de Siqueira  
   

 
 
  As 10 grandes preocupações da LPN sobre a caça em Portugal  
     
 
21-08-2009 No passado mês de Abril a LPN teve a oportunidade de expor ao Governo algumas das questões sobre o sector cinegético que preocupam a associação. Em 15 de Agosto, dia da abertura da caça, a LPN vem tornar públicas estas questões, protestar contra a abertura da época de caça a 15 de Agosto, para as 10 espécies de aves migradoras, e lamentar a falta de diálogo sério sobre a gestão sustentável da caça, tão importante para a economia no meio rural.
 
     
   
   

 
   
1 2 3 4 5 6 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari