| | 1127 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Gestão Cinegética 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

   
 
  O Atômico, o Ecológico e os Antis  
     
 
04-08-2009 Já é hora dos portugueses marcharem pelo direito de caçar e possuírem armas; as alternativas não são muito boas.
 
     
  Sérgio Corrêa de Siqueira  
   

 
 
  Bragança de 11 a 13 de Setembro  
  IPB e UTAD dão formação a caçadores  
     
 
27-07-2009 O Núcleo de Engenharia Florestal da Escola Superior Agrária de Bragança vai realizar de 11 a 13 de Setembro uma acção formação designada "Exame inicial de caça abatida em Zonas de Caça", através de uma parceria do Núcleo de Engenharia Florestal, Instituto Politécnico de Bragança - IPB e Univesidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD.
 
     
   
   

 
 
  Z. C. Associativas reivindicam a venda de jornadas de caça!  
     
 
10-07-2009 A reivindicação das Zonas de Caça Associativas em vender jornadas de caça, fez-me pensar no que está mal e motiva esse interesse. Deve haver mais que uma razão, mas não posso deixar de expressar o que mais me indigna com esta problemática.
 
     
  Miguel Avelino  
   

 
 
  Ainda se usam laços para capturar coelhos bravos na R.A.M.?  
  Os caçadores e o seu papel no combate ao furtivismo  
     
 
07-07-2009 Eu, como caçador e amante da natureza, que sou fui educado a valorizar e respeitar o património que nos foi deixado pelos nossos antepassados. Mas nem sempre é assim e infelizmente ainda há quem pense de outra forma, no que diz respeito as espécies cinegéticas. Falo dos furtivos, pessoas a meu ver que não têm o minímo respeito pelas espécies cinegéticas, limitam-se a exterminar e abusar dos recursos.
 
     
  João José Gouveia Teixeira  
   

 
 
  Montarias «Fora de Prazo»  
     
 
25-06-2009 Juntando o útil ao agradável durante as ultimas épocas de caça, e para finalização de um trabalho do curso de engenharia Florestal fizeram-se recolhas de dados estatísticos das peças abatidas bem como, analise morfológica de adultos e fetos em 16 Montarias de 4 Zonas do Minho.
 
     
  Carlos Pontes  
   

 
 
  Em regime de e-learning  
  Universidade Aberta promove curso «Gestão da Caça e do Espaço Rural»  
     
 
24-06-2009 O curso Gestão da Caça e do Espaço Rural integra-se na oferta de acções de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) da Universidade Aberta, instituição de ensino superior público vocacionada para o ensino à distância. Destinado para aqueles que pretendam exercer a actividade de gestor da caça e do espaço rural e todos quantos pretendam actualizar e ampliar conhecimentos em domínios científicos da área dos estudos cinegéticos.
 
     
   
   

 
 
  WAVES Portugal organiza no Algarve  
  Seminário Internacional sobre Tuberculose em Ungulados Selvagens  
     
 
20-05-2009 A WAVES-Portugal vai organizar o Seminário Internacional sobre Tuberculose em Ungulados Selvagens, que irá realizar-se no Estádio do Algarve (Faro), no próximo dia 4 de Julho, fazendo parte do programa da 14ª Feira Caça, Pesca e do Mundo Rural do Algarve.
 
     
   
   

 
 
  Desparazitantes, Antibióticos e Produtos Naturais  
  Nova ração medicamentosa para ajudar a combater os problemas do Coelho-Bravo  
     
 
07-05-2009 Foi recentemente lançado no mercado uma ração medicamentosa para o Coelho-Bravo do campo. Este produto resulta do trabalho conjunto entre veterinários e vários gestores de Zonas de Caça onde o coelho é a espécie predominante.
 
     
  Paulo Sábio  
   

 
 
  O Corço (Capreolus capreolus)  
     
 
11-01-2009 Durante as últimas décadas, a densidade e distribuição do corço tem aumentado por todo o hemisfério Norte, sendo actualmente dos mamíferos mais amplamente distribuídos pelo continente Europeu. A plasticidade ecológica e comportamental deste pequeno herbívoro são a chave do seu sucesso, permitindo a sua fácil adaptação a uma enorme diversidade de habitats. Em Portugal, até à década de 80 (séc. XX), a sua presença foi bastante discreta. Contudo, nos últimos 25 anos, esta espécie tem vindo a expandir-se, ainda que lentamente.
Felizmente, o crescente interesse por esta magnifica espécie deixa antever um futuro bastante promissor.
 
     
  Rita Maria Tinoco da Silva Torres  
   

 
 
  Arquipélago dos Açores  
  Galinholas em estudo  
     
 
23-12-2008 Resultante da cooperação desde 2000 entre o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade de Porto e a Direcção Regional dos Recursos Florestais dos Açores, têm sido desenvolvidos estudos sobre as várias espécies cinegéticas do arquipélago.
 
     
  Revista Calibre 12  
   

 
 
  Carta para justificar atrasos nas zonas de intervenção florestal e de caça  
  Secretário de Estado das Florestas justifica atrasos culpando serviços que tutela  
     
 
06-12-2008 O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões, enviou na sexta-feira um mail às organizações de produtores florestais e de caçadores culpabilizando a Autoridade Florestal Nacional (AFN) - que tutela - pelos atrasos na aprovação de portarias essenciais para estes sectores.
 
     
   
   

 
   
 
  Visando a redução da pressão venatória sobre a narceja  
  Planalto dos Graminhais nos Açores transformado em reserva integral de caça  
     
 
22-10-2008 O Planalto dos Graminhais, situado na ilha de S. Miguel nos Açores foi transformado, por decisão do Governo Regional, em reserva integral de caça desde do dia 18 de Outubro, passando a ser proibida a caça de qualquer espécie cinegética nessa zona.
 
     
   
   

 
 
  Plano de gestão marca passo e as potencialidades continuam por aproveitar  
  Zona de Caça da Lombada: um diamante por polir  
     
 
16-10-2008 Há sete anos que a gestão da Zona Caça Nacional da Lombada (ZCNL) faz parte das reivindicações da Câmara Municipal de Bragança (CMB) na abertura da Norcaça.
 
     
   
   

 
   
 
  Nova estrutura directiva  
  Jaime Silva deu posse aos dirigentes da Autoridade Florestal Nacional  
     
 
30-09-2008 O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, empossou no passado dia 1 de Setembro, a nova estrutura Directiva da Autoridade Florestal Nacional, entidade que sucede à Direcção Geral dos Recursos Florestais.
 
     
   
   

 
   
 
  Análise de aves caçadas (época de caça de 2007-2008)  
  As Narcejas nos Açores  
     
 
22-09-2008 Durante muito tempo pensou-se que as narcejas caçadas nos Açores eram aves oriundas do continente europeu e, eventualmente, indivíduos nidificantes e residentes no arquipélago. Dados recentes, relativos à última época de caça, assim como a análise de algumas referências antigas, revelaram que grande parte das narcejas caçadas nos Açores são aves da espécie americana, a Narceja de Wilson. É um dado surpreendente, sobretudo a percentagem de aves abatidas em São Miguel, que coloca ao mesmo tempo os Açores como o local da Europa com maior número de registos desta espécie.
 
     
  Carlos António Candeias Pereira  
   

 
 
  Curso de Formação Exame Inicial de Caça Abatida em Zonas de Caça  
  UTAD promove formação para caçadores  
     
 
19-09-2008 A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, vai realizar na próxima semana um curso de formação destinado aos caçadores, para que estes possam realizar um exame inicial dos animais abatidos no local da caçada, com vista à colocação no mercado das peças para consumo humano.
 
     
   
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004