| | 549 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Gestão Cinegética 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Arranque do Ordenamento Cinegético no Arquipélago  
  Açores: Nova Lei da Caça Regulamentada  
     
 
18-09-2008 O último Conselho do Governo dos Açores aprovou finalmente e com algum atraso o Regulamento da nova Lei da Caça nos Açores e que estipula as condições em que é feito o ordenamento do território (apenas 25 % será ordenado, é muito pouco mas é o inicio de um corte com o passado).
 
     
  Gualter Furtado  
   

 
 
  Garantir às populações locais os benefícios do uso sustentável da caça  
  Caça em África pode ser estimulada  
     
 
17-09-2008 Gorilas, elefantes e primatas em geral são espécies seriamente ameaçadas na África. No entanto, quem defendia a proibição da caça destes animais vem mudando de ideias, uma vez que foi constatado que a maioria dos caçadores locais caça para sua subsistência. A ONG Grupo Consultor de Investigações Agrícolas Internacionais (CIFOR), por exemplo, defende ainda que o comércio local de caça seja estimulado, excluindo apenas animais em risco de extinção.
 
     
   
   

 
 
  Aposta Turística  
  Caça furtiva e falta de apoios preocupam Associação de Caçadores da Ilha Terceira  
     
 
20-08-2008 Em vésperas da abertura do calendário venatório, a 24 de Agosto, os caçadores defendem a valorização de uma modalidade que poderá ser uma aposta para o turismo na ilha Terceira. A Associação Terceirense de Caçadores queixa-se de uma lei pouco severa e da falta de apoio governamental para formar e investir na caça.
 
     
   
   

 
 
  Caça: Espécies abatidas à margem da lei sobretudo durante a noite  
  Mais fiscalização contra a caça ilegal  
     
 
18-08-2008 Os organismos dos sectores da caça pedem mais policiamento e fiscalização para combater o que consideram um "flagelo": o furtivismo ou abate ilegal de espécies venatórias. A caça ilegal tem vindo a aumentar e a prejudicar os que exercem a actividade de forma legal.
 
     
   
   

 
 
  Época Venatória: Aves em abundância no primeiro dia de actividade  
  Caçadores querem rola turca em 2009  
     
 
17-08-2008 A Federação Portuguesa de Caça (Fencaça) defende a criação de uma nova espécie para juntar às mais de vinte espécies cinegéticas já a partir da época venatória de 2009/2010: a rola turca. Os caçadores dizem que a espécie está em clara expansão e a "ganhar terreno" à rola comum, esta já possível de ser caçada.
 
     
   
   

 
 
  Proibido caçar aves aquáticas com cartuchos de chumbo. Época só abre a 7 de Setembro  
  Ria de Aveiro vai ter plano global de gestão de caça  
     
 
12-08-2008 A ria de Aveiro está a tornar-se numa área modelo e única na Europa, em termos de caça. Vai ter nesta época venatória um plano global de gestão para a caça de aves aquáticas, Pato-Real, Frisada, Galeirão e Galinha-d'água, e a época de caça só abre em Setembro.
 
     
   
   

 
 
  Macário Correia saúda o regresso ao Algarve dos serviços que gerem as florestas  
  Serviços florestais regressam ao Algarve  
     
 
11-08-2008 O presidente da Associação de Municípios do Algarve (AMAL), Macário Correia, congratulou-se com o regresso à região dos serviços que gerem as florestas algarvias, quatro anos depois da criação do Conselho Técnico Florestal do Sul, em Évora.
 
     
   
   

 
 
  A partir de 1 de Setembro  
  AFN - Autoridade Florestal Nacional substitui a DGRF  
     
 
08-08-2008 Com a publicação hoje no Diário da República da Lei Orgânica da Autoridade Florestal Nacional, o Decreto-Lei nº 159/2008, esta entidade vai substituir a DGRF – Direcção Geral dos Recursos Florestais a partir do próximo dia 1 de Setembro.
 
     
   
   

 
 
  Problemas causados pela Lei das armas em fase de resolução  
  Estatuto dos Guardas Florestais Auxiliares  
     
 
05-08-2008 Foi recentemente apresentado, pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Ascenso Simões, às Organizações do Sector da Caça, o ante projecto de Decreto-Lei que visa estabelecer as disposições relativas ao recrutamento, nomeação, subordinação jurídica e competências em matéria de vigilância, fiscalização e policiamento dos Guardas Florestais Auxiliares.
 
     
   
   

 
 
  Carlos Correia já correu perigo no desempenho da actividade que abraçou há 18 anos  
  Guarda-florestal é uma profissão com muitos riscos  
     
 
04-07-2008 A pé, de motorizada ou de carro percorre quilómetros na reserva de caça certificando-se de que não existem intrusos nem ilegalidades. A última denúncia quase lhe custava a vida. Ladrões de material de rega dispararam contra ele.
 
     
   
   

 
   
 
  Narcejas no Faial durante a época de reprodução  
     
 
17-06-2008 Como se sabe a Narceja-comum Gallinago gallinago é um nidificante no arquipélago dos Açores, com excepção das ilhas de Santa Maria e Graciosa.
 
     
  Carlos António Candeias Pereira  
   

 
 
  Segundo especialistas, animal pode ser prova de que o mito não foi uma mera invenção  
  Corço «unicórnio» é encontrado em Itália  
     
 
12-06-2008 Um corço com apenas um chifre no centro da cabeça - muito parecido com os unicórnios míticos - foi avistado numa área de preservação natural em Itália, disseram representantes do parque nesta quarta-feira, 11.
 
     
   
   

 
 
  Cientificamente correcto e actual numa linguagem acessível a todos  
  Carlos Fonseca e Fernando Correia lançam livro «O Javali»  
     
 
30-05-2008 O livro intitulado “O Javali”, com 168 páginas, amplamente ilustrado com variadíssimas fotografias e ilustrações científicas, é uma obra em co-autoria de Carlos Fonseca (Universidade de Aveiro) e Fernando Correia (Biólogo e Ilustrador), integrado na colecção Património Natural Transmontano do editor João Azevedo, esta obra vem assim enriquecer a nossa bibliografia cinegética.
 
     
   
   

 
 
  Serra da Cabreira repovoada  
     
 
19-05-2008 A Câmara Municipal de Vieira do Minho está a proceder ao repovoamento da serra da Cabreira. A ideia é muito bem vista junto da comunidade de caçadores que estão, inclusive, a trabalhar com a autarquia para transformar aquele espaço de montanha, mais ordenado, mais fiscalizado e logo mais vigiado.
 
     
   
   

 
 
  Sacarrabos (Herpestes ichneumon)  
     
 
20-04-2008 Originário de terras africanas, o sacarrabos é um dos mamíferos carnívoros mais abundantes em Portugal e é a única espécie de mangusto presente na Europa. Esguio e comprido, este carnívoro foi introduzido na Península Ibérica provavelmente pelos árabes como uma espécie domesticada e, mais tarde, regressou ao estado selvagem. Esta espécie cinegética distribui-se maioritariamente pelo sudoeste da Península Ibérica. Porém, pensa-se que actualmente esta espécie se encontra em expansão de sul para norte no território português.
 
     
  Tânia Sofia Queirós Barros  
   

 
 
  Clube de Caça e Pesca faz repovoamento de coelhos na zona de caça municipal  
     
 
01-04-2008 O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital procedeu, este sábado, ao repovoamento de coelhos na Zona de Caça Municipal de Oliveira do Hospital. Tratou-se do segundo repovoamento de espécies cinegéticas que o Clube promoveu num espaço de um mês. No primeiro foram 300 perdizes distribuídas pelas 18 freguesias que integram a Zona de Caça Municipal, enquanto no segundo foram postos “em liberdade” 300 coelhos.
 
     
   
   

 
 
  Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral  
  Resultados do plano «Dinamização do Sector da Caça na Beira Litoral»  
     
 
25-03-2008 Foi no passado dia 8 de Março em Penacova que teve lugar a sessão de avaliação dos resultados finais do Plano de Acção destinado a promover a gestão e ordenamento cinegético da Beira Litoral, organizada pela Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral, Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e Circunscrição Florestal do Centro.
 
     
   
   

 
 
  Canadá: Governo quer sensibilizar Europa sobre importância da caça às focas e evitar boicote  
     
 
25-03-2008 O Governo canadiano está a promover a deslocação de uma delegação de diplomatas e de caçadores de focas a cinco capitais europeias, com vista a evitar um boicote alargado aos produtos da espécie animal.
 
     
   
   

 
 
  Governo Regional aposta na protecção do património cinegético  
  Populações cinegéticas estáveis nos Açores  
     
 
13-03-2008 As populações cinegéticas estão estáveis nos Açores, é esta a principal conclusão do estudo apresentado na passada sexta-feira à noite, pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas.
 
     
   
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004