| | 550 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Gestão Cinegética 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Governo Regional apresenta resultados preliminares do projecto «Gestão Cinegética nos Açores»  
     
 
04-03-2008 A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas promove na próxima sexta-feira, em Ponta Delgada, a apresentação pública dos resultados preliminares do projecto “Gestão de espécies cinegéticas no arquipélago dos Açores”.
 
     
   
   

 
 
  A população de elefantes no país saltou de 8.000 em 1994 para mais de 20.000  
  África do Sul retoma caça de elefantes  
     
 
25-02-2008 A África do Sul anunciou hoje que vai autorizar a caça de elefantes para controlar a população destes animais pela primeira vez, desde 1994, altura em que a caça a esta espécie foi proibida.
 
     
   
   

 
 
  Tensão entre SPEA e Recursos Florestais: Investigador foi forçado a sair  
     
 
30-01-2008 Veio para realizar um projecto de três anos mas foi forçado a sair passado cerca de um ano. Carlos Pereira diz-se injustiçado por uma situação que não compreende e acusa a Direcção Regional dos Recursos Florestais (DRRF) de ter exercido pressão junto do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto para que deixasse de fazer parte do projecto que estava a realizar.
 
     
   
   

 
 
  A caça ao javali em Portugal: aspectos reprodutivos desta espécie  
     
 
23-01-2008 O conhecimento das características reprodutivas de uma população animal é um dos aspectos mais importantes a ter em conta na gestão dos recursos cinegéticos, já que é o mecanismo responsável pela reposição dos níveis demográficos populacionais. Em suma, o número potencial de animais disponíveis para a actividade cinegética, em cada ano, depende do sucesso reprodutivo de uma população.
 
     
  Carlos Fonseca  
   

 
 
  Silves: Espécies povoam a serra no interior do concelho  
  Estudo faz levantamento de veados e perdizes  
     
 
14-01-2008 Os censos de espécies cinegéticas na Serra de Silves, respeitantes ao período 2007/08, permitiram a identificação, por observação directa, de 73 veados, mas estima-se que haja mais de centena e meia de animais a viver em liberdade no interior do concelho. Os dados já apurados indicam ainda que se regista um aumento da população de perdizes.
 
     
   
   

 
 
  Mais Fraca!  
  Açores: Época de Caça de 2007/2008  
     
 
07-01-2008 Coelho: A pior dos últimos 20 anos e particularmente nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, a explicação para este facto são o aumento exponencial dos predadores, dos furtivos, a falta de fiscalização, doenças, alteração de habitats, uma maior pressão dos caçadores e designadamente uma forte concentração nos locais que se pensa existirem alguns coelhos, a abertura de veredas ilegais, e principalmente o não ordenamento do território com a consequente falta de gestão dos recursos cinegéticos. Aguarda-se a regulamentação da nova lei dos Recursos Cinegéticos, embora o cepticismo esteja instalado.
 
     
  Gualter Furtado  
   

 
 
  Livro: Criação de Coelho Bravo e Perdiz Vermelha em Cativeiro  
     
 
07-01-2008 O livro apresentado da autoria de António Ferreira Borges, técnico da área cinegética com vários anos de experiência, ilustrado com mais de 80 fotografias e esquemas de explorações.
 
     
   
   

 
   
 
  Associação do Corço Espanhol e Caçadores Galegos participam em estudo sanitário  
  Espanha: Universidade de Lugo e a ACE vão estudar as patologias parasitárias que afectam o corço  
     
 
28-11-2007 A Galiza é a Região Autónoma espanhola que conta com a maior densidade de corços, todavia dentro desta região existem consideráveis diferenças de distribuição populacional, Lugo é a província galega e espanhola que regista maior número de corços, uma população estimada de 22.000 exemplares, na temporada actual (2007-2008) foi a autorizada a captura de aproximadamente 4.500 exemplares desta espécie.
 
     
   
   

 
   
 
  Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas - Gabinete do Ministro  
  MADRP: Esclarecimento - Programa de Luta Contra Nemátodo da Madeira do Pinheiro (PROLUNP)  
     
  19-11-2007  
     
   
   

 
   
   
 
  Zona de Caça Associativa de Ervedosa em Pinhel revogada por irregularidades na sua constituição  
  Irregularidades ditam extinção de zona de caça em Ervedosa no concelho de Pinhel  
     
 
07-11-2007 O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, determinou a revogação da Zona de Caça Associativa de Ervedosa no concelho de Pinhel, devido a alegadas irregularidades na sua constituição por iniciativa de pessoas residentes fora daquela zona do distrito da Guarda.
 
     
   
   

 
 
  Decisão compromete safaris de 2008  
  Bostswana: Suspende a caça ao leão  
     
 
04-11-2007 O Governo do Botswana suspendeu a caça ao leão em todo o país por um período indefinido, a decisão foi tomada sem levar em conta os interesses de proprietários de terras, titulares de autorizações de caça, agentes de caça e toda uma industria de caça tão importante neste pais africano.
 
     
   
   

 
 
  Fundamental para a existência de bons efectivos de espécies cinegéticas  
  Sementeiras para a Caça no Entre Douro e Minho (Outono/Inverno)  
     
 
18-10-2007 É frequente as zonas de caça investirem na introdução de espécies cinegéticas, esquecendo a importância das melhorias de habitat. De entre as melhorias possíveis, as sementeiras para a caça são das mais importantes, pois para além do grão produzido proporcionam abrigo e uma grande diversidade de insectos que o cultivo favorece.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
 
  Serviços Florestais dos Açores reproduzem em cativeiro codornizes selvagens  
  Gestão Cinegética da Codorniz na Ilha de São Miguel  
     
 
09-08-2007 A codorniz (Coturnix coturnix conturbans) durante séculos foi muito abundante nas ilhas dos Açores, sendo a mais importante espécie cinegética de pena na Ilha de São Miguel. Mas nas três últimas décadas tem vindo a diminuir drasticamente o seu efectivo e principalmente devido à mudança profunda na Agricultura com o desaparecimento da produção de cereais em detrimento das pastagens, forte mecanização e utilização de produtos químicos.
 
     
  Gualter Furtado  
   

 
 
  Desde 1950 que bienalmente é realizado o Congresso Internacional de Biologista da Caça  
  XXVIII Congresso Internacional dos Biologistas da Caça  
     
 
29-06-2007 Desde 1950 que bienalmente é realizado o Congresso Internacional de Biologista da Caça (IUGB), este ano será realizado nos próximos dias de 13 a 18 de Agosto em Uppsala na Suécia.
 
     
   
   

 
 
   
  Caça à lebre fecha aeroporto  
     
 
18-06-2007 Uma operação de controlo cinegético de lebres e coelhos, obrigou ao encerramento do aeroporto de Milão, Itália, durante cerca de três horas.
 
     
   
   

 
 
   
  A importância do coberto vegetal para a Fauna  
     
 
27-04-2007 A gestão do habitat de espécies animais de elevado valor de conservação e/ou socio-económico é uma das componentes principais do seu ordenamento. Neste contexto, a manipulação da estrutura e tipo de vegetação são fundamentais para uma gestão bem sucedida.
 
     
   
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004