| | 1550 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Gestão Cinegética 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Implementação de Culturas para a Fauna como medida de gestão dos recursos alimentares  
     
 
18-04-2007 A utilização de culturas para a fauna é uma das principais medidas de gestão de algumas espécies de vertebrados. Aqui apresentam-se indicações práticas para a sua implementação, como forma de melhorar a disponibilidade de alimento.
 
     
   
   

 
 
  Caça vai ter novas regras nos Açores  
     
 
04-04-2007 O Governo Regional vai enviar ao Parlamento açoriano uma proposta de diploma que pretende reforçar o povoamento da Região em espécies cinegéticas e aperfeiçoar e clarificar a regulamentação sobre o exercício da caça nas ilhas.
 
     
   
   

 
 
  Abate de veados na serra da Lousã preocupa deputados  
     
 
04-04-2007 A caça ao veado na serra da Lousã foi questionada por deputados social-democratas que querem saber em que condições estão a ser caçados os animais e como é assegurada a gestão cinegética desta espécie
 
     
   
   

 
 
  A utilização de culturas para a fauna na gestão de vertebrados terrestres  
     
 
31-03-2007 A gestão do habitat de espécies animais de elevada importância de conservação e económica, é um instrumento fundamental de ordenamento. Nesta apresentação das culturas para a fauna, encontrará um conjunto de medidas e sugestões práticas importantes.
 
     
   
   

 
 
  Conferência  
  Caça e Pesca: A sua importância para o desenvolvimento dos espaços rurais  
     
 
26-03-2007 Foi um êxito a iniciativa da Câmara Municipal de Caminha, o número de participantes foi elevado, o que demonstra a necessidade da organização deste tipo de eventos.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
 
  Caça e Pesca em debate no sábado  
     
 
14-03-2007 Câmara de Caminha vai promover durante este mês várias iniciativas alusivas ao mês da Floresta. As comemorações têm início no próximo sábado, dia 17, com a conferência “Caça e Pesca: sua importância para o desenvolvimento dos espaços rurais”; no dia 21 (Dia Mundial da Floresta), no Mosteiro de S. João d’Arga vai realizar-se a plantação simbólica de árvores e um atelier de pintura “Pinta a tua floresta de verde”, ambas as actividades dirigidas às crianças dos jardins-de-infância e, em simultâneo, em cada uma das escolas do 1º ciclo vai decorrer a plantação de árvores; o mês da Floresta encerra dia 24, com a conferência “Madeira um recurso Florestal de excelência”.
 
     
   
   

 
 
  Caçadores querem mais fiscalização  
     
 
04-03-2007 As nove associações de caça da região de Aveiro estão a pensar em criar em secção de fiscalização que reforce o combate à caça furtiva na zona lagunar da ria.
 
     
   
   

 
 
  Investimento cinegético potencia a região  
     
 
16-02-2007 Ordenado o território, a Federação dos Clubes de Caça e Pesca do Distrito de Viseu disse que é tempo de se passar à fase da formação, garantindo-se que todo o investimento que se venha a fazer potencia a região, ...
 
     
   
   

 
 
  Cadaval apresenta Plano de Ordenamento Cinegético  
     
 
21-12-2006 A Câmara Municipal do Cadaval, em parceria com a Federação de Produtores Florestais de Portugal (FPFP), levou a efeito, no passado sábado, na Associação de Melhoramentos, Cultura e Desporto de Casais Montejunto, a apresentação pública do Plano de Ordenamento Cinegético (POC) do Cadaval.
 
     
   
   

 
 
  Doença hemorrágica do coelho perturba economia e desequilibra ecossistema  
     
 
14-12-2006 Países como Portugal, onde a carne de coelho faz parte da dieta tradicional, têm vindo a sofrer perdas económicas, dada a elevada mortalidade desta doença, que provoca a morte de 90% dos coelhos infectados dentro das primeiras 72 horas. Caçadores mostram-se preocupados e ecologistas alertam para o risco de extinção das espécies predadoras, entre as quais o Lince Ibérico. Evidências experimentais apontam para que sejam os coelhos jovens o reservatório deste vírus letal.
 
     
   
   

 
 
  Agricultores contestam zona de caça  
     
 
06-12-2006 A Associação Distrital dos Agricultores da Guarda (ADAG) contestou ontem o processo de criação de uma zona de caça municipal no concelho de Gouveia, que abrange áreas do Parque Natural da Serra da Estrela. A falta de verbas inviabilizou a contestação legal.
 
     
   
   

 
 
  Regime livre com fim anunciado  
     
 
06-12-2006 O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, anunciou ontem que cerca de 90 por cento do território de caça já se encontra ordenado. Com este anúncio, o membro do Governo acrescenta que o regime livre desta actividade está prestes a terminar.
 
     
   
   

 
 
  Concorda que deveria haver apenas uma associação de caça em todo o concelho?  
     
 
09-11-2006 Armindo João (vice-presidente da Assembleia geral da Associação de Caçadores Serra de Airó) “Quando acabou a caça em geral, entendeu-se que as associativas poderiam ser uma boa solução, mas com o passar do tempo apercebo-me que os caçadores não estão satisfeitos com este modelo, porque os sócios só podem praticamente caçar nas suas zonas, o que desde logo impede que vá para outros pontos do concelho (já que as vagas são muito limitadas) e, assim, não se viva o verdadeiro espírito da caça que consiste no convívio de caçadores de várias regiões.
 
     
   
   

 
 
  Veado matou agricultor  
     
 
03-11-2006 Um agricultor morreu, terça-feira, em Rosmaninhal, no concelho Idanha-a-Nova, na sequência do ataque de um veado numa zona de caça associativa.
 
     
   
   

 
 
  Ataque mortal de veado  
     
 
03-11-2006 Um agricultor de nacionalidade moçambicana, de 49 anos, morreu ao ser atacado à cornada por um veado selvagem, em Rosmaninhal, Idanha-a-Nova. O incidente aconteceu na terça-feira de manhã, quando a vítima se preparava para abrir uma cerca da quinta de Vale de Morena, onde trabalhava.
 
     
   
   

 
 
  Realizam-se hoje em Beja as 1.ªs Jornadas Cinegéticas  
     
 
20-10-2006 A FAC – Federação Alentejana de Caçadores realiza hoje, a partir das 20.00 horas, no auditório do NERBE, as 1.ªs Jornadas Cinegéticas do Baixo Alentejo, que têm como tema nuclear o coelho, e inicia com elas um ciclo de conferências temáticas.
 
     
   
   

 
 
  Governo apresenta projecto para valorização do património cinegético dos Açores  
     
 
15-10-2006 O secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, preside, hoje, à sessão pública de apresentação dos objectivos e primeiros resultados da execução de um protocolo de cooperação estabelecido entre o seu departamento e o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto para valorização do património cinegético dos Açores.
 
     
   
   

 
 
  Seminário de Tiro e Caça  
     
 
29-09-2006 No I Seminário da Escola Portuguesa de Tiro e Caça que decorreu, no último sábado, no Clube de Tiro de S. P. de Rates, reflectiu-se sobre a evolução e o estado da actividade cinegética, bem como nos tipos de caça que podem ser praticadas em Portugal.
 
     
   
   

 
 
  Quais são e o seu impacto ecológico - Medidas preventivas na gestão cinegética do coelho bravo  
  Principais Doenças do Coelho Bravo  
     
 
04-09-2006 Este artigo tem como objectivo apresentar as principais doenças do coelho bravo (Oryctolagus cuniculus), nomeadamente a Mixomatose e a Doença Hemorrágica Vírica (DHV), doenças que têm contribuído fortemente para uma dramática diminuição do coelho bravo em Portugal e na vizinha Espanha.
 
     
  Diogo Fontes  
   

 
 
  Câmara cria coelhos para repovoar zonas de caça  
     
 
28-08-2006 Câmara Municipal de Góis está a fazer criação de coelhos bravos para garantir os repovoamentos da sua Zona de Caça Municipal.
 
     
   
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004