| | 1559 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Gestão Cinegética 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Parecer da Federação vai no sentido da Defesa da caça ordenada  
  Lei da Caça nos Açores  
     
 
21-08-2006 A Federação dos Caçadores dos Açores já entregou ao Governo Regional dos Açores o seu parecer sobre o Ante Projecto de Lei da Caça nos Açores que lhe tinha sido pedido pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.
 
     
  Gualter Furtado  
   

 
 
  Ordenamento Cinegético do Território na Região Autónoma  
  Anteproposta da Nova Lei da Caça nos Açores  
     
 
19-07-2006 O Governo Regional dos Açores através da Secretaria Regional de Agricultura e Florestas/Direcção Regional das Florestas enviou à Federação de Caçadores dos Açores e às Associações de Caçadores legalizadas e com normal funcionamento uma Anteproposta de Diploma que altera o Regime Jurídico da Gestão dos Recursos Cinegéticos na Região Autónoma dos Açores.
 
     
  Gualter Furtado  
   

 
 
  Governo Regional ouve parceiros sobre proposta de Lei da Caça  
     
 
12-07-2006 O Governo Regional remeteu à Federação dos Caçadores Açorianos e a todas as associações e clubes de caçadores da Região uma proposta da nova Lei da Caça, disponibilizando-se a acolher o seu contributo para enriquecer a versão final do documento.
 
     
   
   

 
 
  Nasceram oito crias de lince em Doñana  
     
 
23-05-2006 Este ano nasceram oito novas crias de lince ibérico em liberdade, no Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia, o que os responsáveis pela conservação da espécie naquele parque interpretam como uma inversão da quebra de natalidade do felino ameaçado de extinção. No ano passado, houve um único nascimento de lince naquele espaço protegido.
 
     
   
   

 
 
  Surto de gripe não pára caça  
     
 
15-05-2006
 
     
   
   

 
 
  Procura continua  
  Palanca Real  
     
 
19-12-2005 Dear friends, Back from a 9 day trip to Cangandala. These nine days were very exciting and productive, although once again I am forced to say that I failed in getting visual contact with the giant sable. I was however closer than ever before.
 
     
  Estevão Luis R.A.Pape  
   

 
 
  A forma de combater o problema passa por interromper o ciclo do parasita  
  Ténias nas Lebres  
     
 
11-12-2005 A propósito de sanidade em espécies cinegéticas, tem vindo a alastrar em especial na zona do Baixo Alentejo e Algarve o problema da Taenia pisiformis, parasita que ataca sobretudo as lebres. Esta ténia tem na lebre e no coelho um hospedeiro intermediário, enquanto o hospedeiro definitivo são os canídeos, preferencialmente a raposa, aparecendo ainda no cão.
 
     
   
   

 
 
  Cartuchos vazios, óleos nos cevadouros e outros resíduos da caça (Parte II)  
     
 
16-02-2005
 
     
  AGOSTINHO BEÇA  
   

 
 
  Cartuchos vazios, óleos nos cevadouros e outros resíduos da caça (Parte I)  
     
 
26-01-2005 Na sequência dos oportunos artigos de António Neves e de Ricardo Carvalho, ambos publicados neste Portal Santo Huberto, o primeiro em 11-07-2004, com o título “Boas Práticas Agrícolas – Agricultores Penalizados devido ao abandono de cartuchos vazios nas suas propriedades agrícolas” e o segundo em 24-08-2004, “Utilização de óleos usados e gasóleo como atractivos para javalis”, parece ser ainda de grande oportunidade a divulgação dos preceitos legais infringidos com tais actos e, sobretudo, especificar as respectivas sanções aplicáveis.
 
     
  AGOSTINHO BEÇA  
   

 
 
  O Faisão no Entre Douro e Minho  
     
 
08-12-2004 Numa região onde as espécies autóctones se encontram em regressão, ou pelo menos com níveis populacionais bastante baixos, o Faisão Comum poderá ser uma alternativa válida para um fomento e exploração racional dos recursos cinegéticos.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
 
  Óleos e gasóleo como atractivos  
     
 
24-08-2004 É bastante corrente vermos utilizar-se óleos usados e gasóleo na preparação de manchas para montarias ou cevadouros para esperas ao javali. Este tipo de práticas tem sido encarado como inofensivo, mas na realidade não o é. Estamos a falar de resíduos perigosos com grande persistência no solo, em que a sua remoção é bastante difícil, se não impossível.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
 
  Agricultores penalizados devido ao abandono de cartuchos vazios nas suas propriedades agrícolas  
  Boas Práticas Agrícolas (BPA)  
     
 
11-07-2004 Os agricultores beneficiários das Indemnizações Compensatórias (IC) e das Medidas Agro-Ambientais (MAA) estão obrigados a cumprir as Boas Práticas Agrícolas (BPA). As BPA são um conjunto de medidas que os agricultores candidatos às referidas ajudas estão obrigados a cumprir. O principal objectivo das BPA é a conservação do solo.
 
     
  António Neves  
   

 
 
  O Controlo de Predadores  
     
 
08-06-2004 É conhecido o efeito benéfico exercido por predadores sobre as populações de presas. Este efeito, que se manifesta quer do ponto de vista sanitário, quer do ponto de vista evolutivo das espécies, é facilmente compreendido, se considerarmos que são mais facilmente capturáveis os indivíduos que possuam alguma doença ou incapacidade física.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004