| | 279 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Conservação 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

   
 
  A Corneta de Caça em Portugal  
     
 
06-01-2011 A corneta é, essencialmente, um instrumento de sopro, que tanto poderá ser constituída por um chifre, um búzio, como por metal, sobretudo latão e cobre. Inicialmente o bocal, lugar por onde se sopra, era formado apenas por um orifício simples, como ainda se verifica nos búzios e nos chifres, sendo então o som produzido fruto da passagem do ar expelido em conjunção com a vibração da língua e dos lábios. Trata-se de uma técnica que requer alguma prática, embora não seja de difícil realização.
 
     
  PEDRO MIGUEL SILVEIRA  
   

 
   
 
  Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente - Algarve recolhe mais de 350 toneladas de resíduos  
     
 
17-05-2010 Realizou-se em toda a região algarvia no passado domingo, dia 16 de Maio, mais uma jornada ambiental levada a cabo pela Federação de Caçadores do Algarve (FCA), no âmbito da iniciativa nacional promovida pela Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP), intitulada "Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente".
 
     
   
   

 
 
  In “Portugal Cinegético” edição nº4 de 15 Outubro de 1935  
  Os caçadores modernos ou os «matam tudo» de hoje  
     
 
11-05-2010 Começo por pedir desculpa à geração moderna, mas as verdades têm que ser ditas. Antigamente o prazer da caça não era só matar, como hoje se faz. A ordem actual é encher a sacola de qualquer forma, não importa por que processo, a questão é atufulhar a dita, com que hoje nem sequer já alombam, contanto que no dia seguinte se saiba nos espingardeiros que o snr. Fulano matou... tantas! «Que grande Homem! dizem todos os colegas, mas os velhos caçarretas exclamam: «Que grande selvagem!», pois que estes só matavam o que necessitavam para a sua alimentação, e os novos de agora matam para a galeria.
 
     
  Carlos Pontes  
   

 
 
  África do Sul: Leões matam e devoram caçador furtivo  
     
 
26-03-2010 Um caçador furtivo foi morto e devorado por leões no Kruger Park na África do Sul, depois de ser atacado por hipopótamos.
 
     
   
   

 
 
  27 e 28 de Março de 2010, Campo Maior - Anfiteatro do Castelo  
  IV Jornadas da Biologia da Conservação  
     
 
12-03-2010 Diversos fenómenos ambientais como o aquecimento global, a emissão de poluentes, o abandono agrícola ou a desertificação, têm vindo a ser apontados como os principais responsáveis pela perda de biodiversidade e diminuição das populações de algumas espécies.
 
     
   
   

 
   
   
 
  Educação ambiental  
  Coudelaria de Alter lança projecto «Conservar & Educar»  
     
 
01-03-2010 “Conservar & Educar” é um projecto de sensibilização e educação ambiental que está em curso na Coudelaria de Alter até Dezembro de 2010. O objectivo desta iniciativa é dinamizar e potenciar os recursos endógenos da Tapada do Arneiro, permitindo pôr em marcha actividades de educação ambiental e actividades de eco-turismo, desenvolvidas em torno da Falcoaria, com programas regulares destinados ao grande público e às escolas em particular.
 
     
   
   

 
 
  Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto  
  LPN apresentou o projecto Life+ Lince Abutre em Moura  
     
 
27-02-2010 A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) apresentou numa sessão pública na passada sexta-feira em Moura o “Projecto Life+ - Habitat Lince Abutre”, 2,6 milhões de euros para preservar habitats e melhorar as condições de sobrevivência e reprodução do lince ibérico e do abutre preto no sudeste de Portugal.
 
     
   
   

 
 
  Píton birmanesa  
  Flórida vai permitir caça a cobras gigantes  
     
 
25-02-2010 A superpopulação das cobras gigantes píton birmanesa que podem atingir os 7 metros de comprimento e quase 200 kg de peso, espécie invasora no Estado americano da Florida tornou-se num grave problema ambiental tal forma grave que o governo do Estado autorizou a caça ao réptil.
 
     
   
   

 
 
  Zimbabwe: Caçador furtivo zambiano abatido a tiro no norte do país  
     
 
22-02-2010 Um presumível caçador furtivo zambiano foi abatido a tiro e outros oito foram presos por guardas florestais do Zimbabwe após uma troca de tiros numa reserva natural junto à fronteira com a Zâmbia, anunciaram as autoridades do Zimbabwe na passada sexta-feira.
 
     
   
   

 
 
  A partir da próxima época venatória  
  Cartuchos de chumbo proibidos a partir da próxima época em zonas húmidas em áreas classificadas  
     
 
03-02-2010 O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, anunciou ontem que vai ser proibido o uso de cartuchos de chumbo na caça em zonas húmidas integradas em áreas classificadas, a medida entrará em vigor já na próxima época venatória.
 
     
   
   

 
 
  LPN faz balanço positivo do projecto LIFE Lince Moura/Barrancos  
     
 
28-01-2010 O projecto LIFE Lince Moura/Barrancos, que a Liga para a Protecão da Natureza (LPN) desenvolveu em cerca de 7700 hectares de sete herdades daquela zona alentejana, contribuiu «não apenas para a recuperação de áreas potenciais de ocorrência do lince-ibérico, mas também para promover a confiança e participação activa das comunidades locais», garante a LPN, em comunicado.
 
     
   
   

 
 
  Projecto Limpar Portugal  
  Limpar Portugal (MDB) Mondim de Basto, organiza visita ao concelho para identificar lixeiras  
     
 
07-01-2010 No próximo dia 16 de Janeiro, o Grupo de Mondim de Basto do Projecto Limpar Portugal vai realizar uma visita pelo Concelho, de modo a identificar os locais passíveis de intervenção.
 
     
   
   

 
 
  Iniciativa «Caça-Cartuchos»  
  Madeira: 13.735 cartuchos recolhidos no Porto Santo  
     
 
12-12-2009 O concurso promovido pelas empresas Porto Santo Verde e Electricidade da Madeira denominado por “Caça-Cartuchos”, resultou na recolha de 13.735 cartuchos na época venatória naquela ilha.
 
     
   
   

 
 
  Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year distinguiu o espanhol José Luis Rodríguez  
  «Fotografia do Ano» mostra beleza e agilidade do lobo-ibérico  
     
 
23-10-2009 A imagem de um lobo ibérico a saltar uma cerca deu o prémio principal do concurso «Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year» na edição de 2009 a José Luis Rodríguez, um dos mais conceituados fotógrafos de natureza espanhóis. Este concurso, realizado anualmente, que já vai na sua 45ª edição, é organizado pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu Nacional de História Natural de Londres.
 
     
   
   

 
 
  Autoridades convidam caçadores  
  Austrália: Governo quer acabar com praga de camelos  
     
 
16-10-2009 Os camelos na Austrália são considerados uma praga, com uma população superior a um milhão de indivíduos, esta espécie ameaça a preservação e equilíbrio dos ecossistemas. Para controlar o problema o governo australiano promoveu uma campanha de incentivo aos caçadores para o abate de 650 mil animais.
 
     
   
   

 
 
  Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, 12 a 14 de Novembro de 2009  
  Workshop: «Técnicas de armadilhagem fotográfica: Aplicações ao estudo de mamíferos»  
     
 
08-10-2009 A Unidade de Conservação e Gestão de Vida Silvestre do Departamento de Biologia & CESAM da Universidade de Aveiro vai realizar um workshop sobre "Técnicas de armadilhagem fotográfica: Aplicações ao estudo de mamíferos", que decorrerá no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, de 12 a 14 de Novembro de 2009.
 
     
   
   

 
1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari