| | 977 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Conservação 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Falcão-sacre  
  Uma ilustre húngara visita Portugal  
     
 
10-09-2009 Pela primeira vez em Portugal, a comunidade de observadores de aves foi surpreendida pela ocorrência de um Falcão-sacre. Esta ave, inscrita na lista de espécies ameaçadas de extinção na Europa, foi observada no final de Agosto, nas zonas de Sabugal e de Seia e encontra-se agora nas áreas fronteiriças de Portugal e Espanha. Esta fêmea, de nome Piros, é alvo de um estudo de uma organização húngara e está a ser seguida por satélite. Os seus movimentos podem ser seguidos em directo na internet.
 
     
   
   

 
 
  CITES  
  Comércio de espécies ameaçadas com legislação e fiscalização reforçadas  
     
 
07-09-2009 A Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), também designada por Convenção de Washington, em vigor desde 1 de Julho de 1975, foi aprovada para ratificação em Portugal pelo Decreto n.º 50/80, de 23 de Julho. Esta Convenção, cujos anexos incluem cerca de 5.200 espécies de fauna e 28.500 espécies de flora, é uma ferramenta fundamental de protecção e conservação de espécies, que contribui para mitigar a crise global de perda de biodiversidade.
 
     
   
   

 
 
  Instituto Onça-Pintada  
  Brasil: Primeiros «Jaguares» de cativeiro reintroduzidos na natureza  
     
 
27-08-2009 Em meados de Março de 2009, duas onças-pintadas (Panthera onca), vulgarmente conhecidas em Portugal por «Jaguar», adultas foram soltas no bioma de transição do Chaco no Paraguai depois de terem passado a maior parte de suas vidas em cativeiro.
 
     
   
   

 
 
  A difícil vida das narcejas açorianas...  
     
 
22-07-2009 A caça à narceja nos Açores – Divagações e algumas reflexões sobre a sustentabilidade da sua caça no arquipélago. No início de Junho deste ano, quando regressava aos Açores depois de uma ausência de dois meses, surpreendi-me a pensar que há mais de um mês que não via uma narceja, o que já não me acontecia desde 2004: estar um mês sem observar narcejas…
 
     
  Carlos António Candeias Pereira  
   

 
 
  Penamacor vai receber centro de aclimatação do Lince  
     
 
11-07-2009 A novidade foi avançada pelo presidente no município de Penamacor durante a inauguração da Feira das Actividades Económicas, que decorre este fim-de-semana. Segundo o Jornal Reconquista o ministro do Ambiente irá a Penamacor no próximo dia 28 de Julho para assinar um protocolo que prevê a instalação na Serra da Malcata de um Centro de Aclimatação do Lince Ibérico.
 
     
   
   

 
 
  Comunicado de imprensa da SPEA  
  Discoteca ameaça as aves da Lagoa dos Salgados em Silves  
     
 
10-07-2009 Tiveram inicio na semana passada os trabalhos de terraplanagem e desmatação, para a instalação da discoteca “Salt Beach Club”, junto ao estacionamento da Praia Grande, em Silves, a cerca de 150 metros da Lagoa do Salgados. Os trabalhos foram suspensos dois dias depois, por imposição do proprietário dos terrenos (Finalgarve), mas a SPEA teme que o assunto ainda não esteja encerrado.
 
     
   
   

 
 
  Em troca de mais protecção para a estes animais  
  Portugal disposto a aceitar caça costeira à baleia  
     
 
23-06-2009 Portugal admite a possibilidade do regresso da caça à baleia a nível internacional, em contrapartida de um maior esforço de conservação destes grande cetáceos. Portugal está a tentar conciliar as posições a favor e contra a caça à baleia na reunião anual da CBI - Comissão Baleeira Internacional que se iniciou ontem no Funchal.
 
     
   
   

 
 
  Projecto LIFE da LPN em Castro Verde considerado um dos 26 melhores pela Comissão Europeia  
     
 
29-05-2009 O Projecto LIFE Natureza “Recuperação do Peneireiro-das-torres em Portugal”, da LPN – Liga para a Protecção da Natureza, foi considerado um dos melhores 26 projectos LIFE Natureza pela Comissão Europeia.
 
     
   
   

 
 
  Linces ibéricos chegam a Portugal ainda este ano  
     
 
23-05-2009 Silves, Faro, 22 Mai (Lusa) - O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, garante que os primeiros linces ibéricos para o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro da espécie, hoje inaugurado, em Silves, "chegarão até ao final do ano".
 
     
   
   

 
 
  Linces já têm casa no Algarve  
     
 
23-05-2009 O felino mais ameaçado da Europa já tem instalações para procriar em Silves. Investimento de seis milhões de euros só recebe linces no final do ano.
 
     
   
   

 
   
 
  Abate de Águia Imperial  
  Comunicado: CNCP  
     
 
16-03-2009 A Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP), a Federação Portuguesa de Caça (FENCAÇA) e a Associação de Caçadores e Pescadores os Castelos de Mértola, vão apresentar uma queixa-crime contra incertos pelo abate criminoso de um macho de águia-imperial Aquila adalberti, no sítio da Figueirinha, freguesia de Penilhos , concelho de Mértola.
 
     
   
   

 
 
  Ainda sobre os tordos… era uma vez uma pomba chamada Martha…!  
     
 
20-02-2009 Ainda sobre os tordos… era uma vez, uma pomba chamada Martha que viveu cativa no Jardim Zoológico de Cincinnati até ao dia 1 de Setembro de 1914, data em que infelizmente morreu.
 
     
  Alexandre Miguel Silva Martinho Reis Caetano  
   

 
 
  das Aves nidificantes em Portugal  
  Novo Atlas  
     
 
17-02-2009 O lançamento deste Atlas dedicado às aves portuguesas teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.
 
     
  Revista Calibre 12  
   

 
 
  Estado Português compromete-se a corrigir as ilegalidades na próxima época  
  Comissão Europeia dá razão à SPEA sobre as ilegalidades do Calendário Venatório  
     
 
21-01-2009 A Comissão Europeia (CE) confirmou, em carta enviada à SPEA [1], que o Calendário Venatório para 2008/2009, actualmente em vigor, viola a Directiva Aves da União Europeia. A CE informou que chegou a um entendimento com o Estado Português, em que este se compromete a corrigir as ilegalidades, mas apenas na época venatória de 2009/2010. Até à reposição total da situação, a SPEA pede nos caçadores para que respeitem a Directiva e assegurem uma boa gestão dos recursos cinegéticos.
 
     
   
   

 
 
  Aves da Ria Formosa vão receber 40 mil euros  
     
 
05-12-2008 O Centro de Recuperação de Aves da Ria Formosa vai receber um financiamento de 40 mil euros por ano e a gestão do espaço vai ficar a cargo de privados.
 
     
   
   

 
 
  ICNB lança biblioteca digital com 1500 documentos sobre animais e plantas  
     
 
04-12-2008 Acabaram-se as desculpas para não conhecer a biodiversidade do país. A partir de qualquer local e em qualquer altura vai ser possível ler, gratuitamente, os 1500 documentos que o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) está a digitalizar e a colocar na Internet, com mais de 30 anos de informação sobre plantas, animais e áreas protegidas.
 
     
   
   

 
 
  Não pode atrapalhar conservação da natureza  
  Crise Financeira  
     
 
12-11-2008 A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), reunida em Barcelona, Espanha, sublinhou que a crise financeira não pode influenciar os esforços para preservar animais e plantas, exigindo a manutenção de metas ambiciosas, incluindo cortes significativos nas emissões de gases com efeito de estufa até 2050.
 
     
  Revista Calibre 12  
   

 
 
  A raiva transmitida por cães domésticos ameaça extinguir os últimos exemplares desta espécie  
  Lobo mais raro do mundo criticamente ameaçado de extinção  
     
 
10-11-2008 Uma equipa de cientistas britânicos anunciou hoje os resultados da campanha de vacinação que efectuaram para salvar a espécie mais rara de lobo do mundo, o Lobo Etíope (Canis simensis). Única espécie de lobo endémica de África, está sob grande risco de extinção, sendo que os últimos 400 – 500 indivíduos vivem na sua maioria no Parque Nacional das Montanhas Bale na Etiópia.
 
     
   
   

 
 
  IUCN considera a situação como uma «crise de extinção»  
  Um em cada cinco mamíferos «corre risco de extinção»  
     
 
05-11-2008 Cerca de 20% dos mamíferos do planeta correm risco de desaparecer, segundo a avaliação mais completa já feita da situação destas espécies no planeta. O estudo foi apresentado no Congresso Mundial da Natureza que se realizou no passado mês de Outubro em Barcelona, na Espanha.
 
     
   
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari