| | 550 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Conservação 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Quando cai a noite na Tapada Nacional de Mafra...  
     
 
29-09-2006 O apelo aos sentidos é mais forte quando se fala de trilhar a Tapada Nacional de Mafra durante a noite. Ouve-se, cheira-se, vê-se e sente-se. Os comportamentos característicos da época do acasalamento do veado enriquecem ainda mais o cenário envolvente. Numa noite de Lua Cheia, de inícios de Setembro, a guia Susana Amaral contou ao Mafra Regional alguns pormenores da vida da fauna da Tapada. Para acompanhar a época da brama do gamo deve fazê-lo de 5 a 8 de Outubro.
 
     
   
   

 
 
  Estradas de Doñana mataram 36 linces-ibéricos nos últimos 20 anos  
     
 
19-09-2006 Nos últimos 20 anos morreram atropelados nas estradas em redor do Parque Nacional de Doñana, em Espanha, 36 linces-ibéricos, uma espécie ameaçada de extinção por existirem menos de 150 exemplares em todo o mundo.
 
     
   
   

 
 
  Alto índice de caça furtiva interfere gestão sustentável da fauna  
     
 
11-09-2006 O elevado índice de caça furtiva e vários outros constrangimentos têm interferido actualmente a protecção, gestão e utilização sustentável da fauna selvagem e das áreas de conservação do país.
 
     
   
   

 
 
  Cinegrafista grava momento da morte de «caçador de crocodilos»  
     
 
05-09-2006 O "Caçador de Crocodilos" Steve Irwin ainda conseguiu arrancar o ferrão venenoso da arraia do seu peito antes de perder a consciência e morrer, contou seu empresário na terça-feira, enquanto fãs do mundo inteiro estavam de luto pela morte do naturalista australiano.
 
     
   
   

 
 
  Morreu Steve Irwin, o «Caçador de Crocodilos»  
     
 
04-09-2006 A Austrália perdeu, esta segunda-feira, um ícone nacional. Steve Irwin, conhecido como o «Caçador de Crocodilos», morreu ao ser atingido no coração pela cauda de uma raia venenosa, em Low Islands, na Austrália.
 
     
   
   

 
 
  Chumbo contamina aves  
     
 
04-09-2006 Ao premirem o gatilho, 182 394 caçadores colocam em causa a saúde pública perante as muitas dezenas de milhões de cartuchos que por ano usam no abate de peças. A acusação parte da organização ambientalista Quercus, que defende “a proibição gradual do uso do chumbo na caça perante o envenenamento das aves”.
 
     
   
   

 
 
  China vai vender licenças para caçar animais em risco de extinção  
     
 
09-08-2006 Turistas estrangeiros poderão caçar iaques, lobos e outros animais em risco de extinção após o leilão de licenças de caça que será promovido pelo Governo chinês no próximo domingo, informou hoje o jornal "Beijing Youth Daily".
 
     
   
   

 
 
  Juntos por um ambiente melhor  
     
 
02-08-2006 A Câmara Municipal de Loures está a apostar forte na protecção civil e no combate aos incêndios. Neste âmbito, no passado dia 18 de Julho celebrou protocolos de apoio ao associativismo e voluntariado com os corpos dos bombeiros do concelho, a Associação de Caçadores de Loures e o Corpo Nacional de Escutas, Núcleo Moinhos de Vento.
 
     
   
   

 
 
  Lince-ibérico regressa à Malcata  
     
 
02-08-2006 O lince-ibérico deverá ser reintroduzido no Parque Natural da Serra da Malcata (PNSM) a partir de 2010, uma iniciativa que resulta dos esforços desenvolvidos por técnicos portugueses e espanhóis do Grupo de Reintrodução do Lince-Ibérico.
 
     
   
   

 
 
  ...aqui ao lado  
  Mergulhão Infectado  
     
 
28-07-2006 Notícias chegadas de Espanha informam-nos que surgiu morto, num açude, um Mergulhão cujas análises confirmaram estar infectado com o vírus da chamada gripe das aves, sendo um caso a acompanhar com atenção.
 
     
   
   

 
   
 
  Dois linces morrem atropelados em Espanha no espaço de uma semana  
     
 
24-07-2006 Esta semana morreram atropelados dois linces-ibéricos entre Almonte e El Rocio, em Espanha. Os ecologistas alertam que se não forem tomadas medidas drásticas, a espécie desaparecerá em menos de uma década.
 
     
   
   

 
 
  Catálogo publicita caça a aves protegidas  
     
 
28-06-2006 Uma revista de caça divulgou um catálogo que publicita chamarizes (negaças) para caçar espécies protegidas, como os bufos-reais, mas o anunciante diz que se tratou de um “erro de tradução”.
 
     
   
   

 
 
  Governo espanhol distribui 40,5 milhões de € às comunidades autonómicas para programas ambientais  
     
 
26-06-2006 O Conselho de Ministros espanhol aprovou hoje a proposta avançada pelo Ministério do Ambiente de Cristina Narbona de distribuir durante este ano 40,5 milhões de euros às comunidades autonómicas para programas de protecção ambiental, nomeadamente a recuperação de espécies em risco de extinção.
 
     
   
   

 
 
  Vigilante da natureza usa veículo e telefone próprios  
     
 
05-06-2006 rocou uma vida estável, num escritório, para fazer aquilo que realmente lhe dá prazer. Há 18 anos, José Alberto Carvalho tornou-se vigilante da natureza, um sonho que se transformou num pesadelo. Actualmente com 50 anos, é responsável pelo sítio classificado da Agolada, em Coruche, uma área com 226 hectares. Não tem viatura do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), sistema de comunicações ou outro tipo de equipamentos. Apesar de tudo, a frustração diária ainda dá lugar à esperança de que, num futuro próximo, a profissão seja vista com outros olhos.
 
     
   
   

 
   
 
  A estratégia de reintrodução do lince-ibérico em Portugal  
     
 
31-05-2006 Com os efectivos de lince-ibérico reduzidos a cerca de 120 animais, distribuídos por duas populações localizadas na Andaluzia, as autoridades espanholas avançaram com um programa de reprodução em cativeiro para posterior reintrodução.
 
     
   
   

 
 
  Alteração de traçado por causa de sete lobos custa cem milhões de euros  
     
 
26-05-2006 A alteração de um traçado inicial da A24 (IP3), na zona de Vila Pouca de Aguiar, para salvaguardar um local de passagem de uma alcateia de sete lobos ibéricos, uma espécie considerada em vias de extinção, deverá obrigar o Estado português ao pagamento de mais cem milhões de euros à concessionária da auto-estrada, a Norscut. A notícia foi avançada, no passado domingo, pelo jornal Público.
 
     
   
   

 
 
  Os Lobos  
     
 
24-05-2006 Alargamos a idade de reforma dos velhos. Estamos a pensar cortar-lhes o décimo-quarto mês de pensão. Reduzimos-lhes a comparticipação nos medicamentos que lhes são tão necessários. Aumentamos os rendimentos dos mais miseráveis à razão de vinte cêntimos por dia. E, ao mesmo tempo, gastamos três milhões de contos para salvar um único lobo.
 
     
   
   

 
 
  Aridez do Guadiana esconde um mar de diversidade  
     
 
22-05-2006 À primeira vista, a paisagem inóspita da margem esquerda do rio Guadiana parece incapaz de abrigar tamanha biodiversidade. Mas um olhar mais atento permite avistar, ao longe, várias espécies de aves como a apetarda, o cortiçol- -de-barriga-negra ou o sisão, todas com um elevado grau de ameaça que impõe medidas de protecção.
 
     
   
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari