| | 535 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Relatos de Montaria 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  «No quadro de caça, 98 veados entre cervas e bons machos e 33 javalis»  
  Montaria de Malpica do Tejo  
     
 
11-11-2008 Excelente montaria em Malpica do Tejo, pelas 9h concentração dos monteiros e matilhas, seguida das inscrições e pequeno-almoço (este em quantidade insuficiente para o numero de pessoas presentes), muito por culpa dos monteiros que se fizeram acompanhar de muitos acompanhantes e possivelmente não informaram a organização.
 
     
  DUARTE MANUEL SOUSA LOPES SILVA VELOSO  
   

 
   
 
  Montaria de Sistelo – Arcos de Valdevez  
  Respingos de um Caçador Monteiro  
     
  28-10-2008 Após ter visto nos anúncios classificados do Portal Santo Huberto uma montaria e que segundo o anunciante prometia, cito “NO DIA 11 DE OUTUBRO/2008 VAI-SE REALIZAR A MAIOR MONTARIA AO JAVALI EM ARCOS DE VALDEVEZ COM A PARTICIPAÇÃO DE 14 MATILHAS DE CÃES E 90 PORTAS … A MANCHA A MONTEAR ESTÁ A SER TRATADA ESPERA-SE O MAIOR RESULTADO DE SEMPRE”, resolvi, mais um companheiro destas lides, entrar em contacto com o anunciante e proceder à nossa inscrição, as quais quase de imediato e via e-mail me foram confirmadas. Finalmente após grande ansiedade nos dias anteriores lá surgiu o dia 11 de Outubro e por volta das 06:30 horas arrancamos com destino a Arcos de Valdevez, o­nde chegamos por volta das 08:15 horas e com cerca de 190 Kms percorridos.  
     
  Mário Miranda  
   

 
 
  11 de Outubro de 2008  
  Montaria de Marmelos  
     
 
22-10-2008 De regresso a São Pedro de Vale do Conde, para participar na primeira montaria organizada pela ZCA esta época, na bonita mancha de Marmelos, onde já se obtiveram muitos bons resultados, situada numa das encostas do rio Tua, composta essencialmente por sobreiros, estevas e giestas. Depois de uma ausência forçada, esperava uma boa montaria pelas conversas que vinha tendo com o “cabreiro” de Marmelos e com o guarda da ZCA.
 
     
  António Neves  
   

 
 
  Montaria da Baliza  
     
 
26-02-2008 Fui a esta Montaria, como S. Tomé, dada a recente polémica e porque no ano passado tinha ficado muito bem impressionado quer com as condições quer com a organização em si.
 
     
  António Luiz Pacheco  
   

 
 
  Fim de festa 2007-08  
  Montaria na Herdade da Valeira  
     
 
24-02-2008 Juntando o útil ao agradável, fui fazer a última montaria desta época à Chamusca. Saldo positivo, apesar de alguns pequenos contratempos.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria do Brejo da Castanha  
     
 
24-02-2008 No passado dia 20 de Outubro teve lugar na Raiatur mais uma excelente montaria. Desta vez a mancha a montear foi a do Brejo da Castanha.
 
     
  Pedro Pedroso  
   

 
 
  Montaria de Vale Porros  
     
 
24-02-2008 No passado dia 4 de Outubro realizou-se na Raiatur a montaria de Vale Porros . Estava um dia de sol radiante e uma leve e agradável brisa.
 
     
  Pedro Pedroso  
   

 
 
  Montaria de Montesinho  
     
 
22-02-2008 Fomos presenteados pelo São Pedro com uma belíssima manhã de Sol após uma noite de chuva e nevoeiro. A concentração deu-se no centro da Aldeia de Montesinho junto à Casa do Povo pelas 9h 30min. Junto a esta existia um grupo de meninas que tratavam de validar as pré-inscrições da montaria e nessa altura o caçador retirava um envelope para lhe ser atribuída a porta.
 
     
  Nuno Joaquim Silva Valente Moreira  
   

 
 
  Montarias de Soutelo da Gamoeda e de Talhas  
  XXII Encontro Venatório do Nordeste Transmontano  
     
 
19-02-2008 O magnífico Parque Natural de Montesinho foi o cenário condigno e apropriado para a retoma, por todos saudada, da realização anual do Encontro Venatório do Nordeste Transmontano, como local da primeira das duas montarias que tradicionalmente integram este relevante evento da caça maior – também assim se viu como CAÇA e CONSERVAÇÃO DA NATUREZA são compatíveis, se complementam e não subsistem uma sem a outra.
 
     
  Álvaro Moreira  
   

 
 
  Gancho da Olho-Alvo  
     
 
14-02-2008 À treceira foi de vez. Este ano a direcção, marcou 2 ganchos para o mesmo dia, mas o tempo não ajudou e só foi possivel efectuar um, tendo o outro sido marcado para 15 mais tarde.
 
     
  Mário Tordo  
   

 
 
  Soutelo da Gamoeda  
  XXIIº Encontro Venatório do Nordeste Transmontano  
     
 
12-02-2008 Soutelo da Gamoeda, um dos lugares da freguesia da Carragosa, situa-se em pleno Parque Natural de Montesinho, bem perto do vale do Sabor. Quem melhor que Sant’Ana Dionísio para descrever a paisagem desta zona do Parque Natural de Montesinho, em plena Terra Fria. “Do lado de Soutelo, um serro enorme desdobra-se em agigantadas pregas, forradas de tenra vegetação rasteira, esmeraldina, alourada ou acinzentada, consoante a hora e a luz do dia”.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Foi sem dúvida um dia memorável!  
  Montaria de Mós do Douro  
     
 
07-02-2008 Mais um ano, mais uma reunião de caçadores nas maravilhosas paisagens de Mós do Douro para participar na IX montaria realizada pela Associação de Caçadores das Encostas do Douro.
 
     
  Rui Morêda  
   

 
 
  Montaria de Figueiros  
     
 
04-02-2008 Segundo o Wikipédia, o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis. É seguramente uma época em que a brincadeira e a máscara são reis, por contraponto, em Figueiros organizou-se uma montaria com muita seriedade.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Mau exemplo  
  Montaria de Alviobeira  
     
 
01-02-2008 Montaria a não invejar!
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Serra de Sicó  
  Montaria da Redinha  
     
 
30-01-2008 A Redinha é habitada desde tempos imemoriais e situa-se no sopé da serra de Sicó. O primeiro foral data de 1159 e foi concedido por D. Gualdím Pais, mestre dos Templários. A 12 de Março de 1811 houve na freguesia o chamado Combate da Redinha em que tropas Francesas deram uma lição táctica ao exército anglo-luso ao escapar por uma estreita ponte de pedra românica que é hoje um ex-libris da Vila.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  A festa transmontana  
  Montaria de Morais  
     
 
28-01-2008 Entre Dezembro e Janeiro Quando a geada apertava Vinha o povo a terreiro E da matança tratava. Claro que o poeta macedense Carlos Baptista se referia à tradicional matança do porco, mas, com as devidas adaptações, serve como uma luva à montaria que decorreu em Morais no passado sábado.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Uma festa da caça!  
  5.ª Montaria da Casa do Pessoal da RTP (Serra da Estrela)  
     
 
16-01-2008 Realizada sempre no início de Janeiro, e já pela quinta vez, esta é uma montaria importante, para a caça e para os caçadores, pela grande divulgação nacional da imagem positiva da caça, num tempo em que é de moda ser-se contra a caça. E na verdade, mais do que uma montaria, foi sim uma FESTA DA CAÇA!
 
     
  Álvaro Moreira  
   

 
 
  Soure, Montarias do Centro  
  Topámos um com o outro em Tapéus  
     
 
14-01-2008 Um agradável reencontro de amigos, e companheiros de outras caçadas, na montaria de Tapéus, sem que tivessem contudo topado com algum javali, vivo, já que se juntaram cinco num quadro de caça presidido por um excelente navalheiro. Excelente mancha situada na Serra da Senhora do Circo, vertente nascente do maciço de Sicó.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montarias do Centro  
  Montaria de Adão Lobo - Cadaval  
     
 
07-01-2008 O Oeste que alguém ligado à política depreciativamente disse que abaixo de Leiria só existiam couves, é uma zona que para além das couves tem um sector vinícola de qualidade, uma gastronomia de mar, a doçaria, um sector turístico emergente, o golfe, a cerâmica, os bilros, o artesanato, a floresta, a Pêra Rocha. A serra do Montejunto marca a região em termos orográficos, influenciando o microclima existente.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari