| | 968 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Relatos de Montaria 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Lousã, Montarias do Centro  
  Javalis na Rua Ferreira Borges  
     
 
05-01-2008 Foi cumprida a vontade do Dr. José Manuel Alves. Conforme nos confidenciou Dário Ramos, do Clube de Caça e Pesca da Lousã, o ilustre Monteiro terá dito que se houvesse javalis na Rua Ferreira Borges ele se encarregaria de aí organizar uma montaria.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
   
 
  No Nordeste Transmontano  
  II Encontro de Matilhas de Caça Maior – Montaria em Carção (Vimioso)  
     
 
27-12-2007 Mancha espectacular, encosta escarpada nas margens do Rio Maçãs, afluente do Sabor, com imensas linhas de água paralelas fluindo para o rio, escavadas fundo e com grandes escarpas rochosas, algumas intransponíveis obrigando as matilhas a trabalho duro para as contornar, coberto de esteva densa alternando com pequenos olivais, estes predominantes na parte superior da mancha (onde os javalis não conseguiram chegar...), com pontos de tiro maravilhosos. Portas todas colocadas em travessas, sem fecho - a orografia do terreno a isso obrigava, conferindo segurança no tiro.
 
     
  Álvaro Moreira  
   

 
 
  O reverso da medalha  
  Segunda Montaria em Benquerenças  
     
 
27-12-2007 A mancha desta segunda montaria organizada em Benquerenças não deu a mesma alegria aos que a ela acorreram. O quadro de caça era magro no final, com 1 navalheiro, uma boa fêmea e dois javalis bem mais pequenos.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
   
 
  Parque Natural da Serra de S. Mamede  
  Montaria de S. Julião  
     
 
23-12-2007 O Alentejo é uma região do País onde se vai sempre com prazer, boa gente, boas paisagens, boa gastronomia, bons vinhos. A estes predicados todos, temos que referir também a caça que é uma actividade por excelência nesta zona.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
   
 
  Montaria H. Baliza  
     
 
16-12-2007 No “melhor pano” cai a nódoa. Pois foi.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Regresso das Montarias do Centro  
  Montaria de Arganil  
     
 
16-12-2007 Um dos aspectos indispensável a realçar é o regresso das afamadas “Montarias do Centro” e, ao fazê-lo, prestar homenagem ao seu grande impulsionador, José Manuel Alves. Não o conheci, mas bastará a unanimidade de opiniões para nos sentirmos todos em consonância com este merecido tributo.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  «Gancho da Corte Velha»  
     
 
06-12-2007 Esta montaria ao contrário de muitas outras, foi uma montaria que vou designar de “amigos”, que partilham da mesma “aficion” pela caça maior. Montaria esta, organizada pelo Srº Gilberto Pinelas, monteiro e esperista que já conheço a algum tempo, demonstrando agora como organizador uma eficácia exímia sobre a matéria. Para ele os meus parabéns, dignificando como tantas outras vezes o bom-nome da montaria e da caça maior em geral.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  Poucos mas bons  
  Montaria de Carviçais -Torre de Moncorvo  
     
 
05-12-2007 Montaria em Carviçais realizada no passado dia 17 de Novembro de 2007, o quadro de caça foram 3 navalheiros um deles pesando perto de 140 kilos e uma fêmea.
 
     
  José Manuel da Costa Pinto Macedo  
   

 
 
  Javalis na Beira Baixa  
  Montaria em Benquerenças  
     
 
19-11-2007 E ainda dizem que santos da terra não fazem milagres. Nossa Senhora das Preces respondeu às que lhe foram feitas e à Nossa Senhora da Consolação ficaram também gratos todos os caçadores que se deslocaram a Benquerenças.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria em Afonso Vicente  
     
 
13-11-2007 Mais uma montaria! Desta vez, e como se vem tornando hábito, aos porcos "marafados" (algarvios). Já algumas vezes tinha monteado ali próximo mas nunca nesta mancha, que se situa no concelho de Alcoutim, mais precisamente entre a Ribeira do Vascão e o rio Guadiana, com Espanha à vista.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Veados da Serra da Lousã  
  Montaria de Vila Nova  
     
 
13-11-2007 Foi precisamente nesta vila do concelho de Miranda do Corvo que o Dr. Rocha, como era conhecido por aquelas bandas, Adolfo Correia da Rocha de seu nome (porventura mais conhecido por Miguel Torga), começou a exercer medicina, após concluir o seu curso em Coimbra, em 1933. Na freguesia de Vila Nova existe mesmo uma encosta que, segundo consta, a população baptizou de Torga, próximo das aldeias de Meroucinhos e Vila Flor, que o escritor avistava das traseiras da sua casa e que, na altura, nos anos 30 estava pejada da urze cheirosa.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria em Tangil  
     
 
30-10-2007 Em pleno vale do rio Mouro, afluente do Minho, situa-se Tangil, numa zona predominantemente rural, e onde se produz um excelente vinho verde. Bem me mostrei devoto à Nossa Senhora da Vista, para que me permitisse avistar muitos javalis, mas…
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Clube de Monteiros do Norte  
  Montaria de Sistelo  
     
 
17-10-2007 Foi a primeira montaria da época organizada pelo Clube de Monteiros do Norte, após o seu ressurgimento. O Minho, mais propriamente uma mancha situada entre Sistelo e o Pico do Couço (725 m de altitude), mesmo junto ao rio Vez, foi o formidável palco deste encontro de monteiros.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de Vila Flor  
     
 
19-03-2007 A convite do Altino, mesmo sem conhecer a mancha, pois era a primeira montaria a organizar pela ZCM de Vila Flor, aí vou eu a caminho do Mourão. “Chovia que Deus a dava” no percurso Mirandela-Vila Flor.
 
     
  António Neves  
   

 
 
  Montaria de Tapéus - Soure  
     
 
08-03-2007 Montaria de fecho de época em que depositávamos uma certa expectativa, já que a mancha não era monteada há dois anos, era mais uma organização da Federcaça e o Senhor Presidente da Junta é uma pessoa interessada e dinâmica, que tudo fez para que todos ficassem satisfeitos.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
   
 
  Montaria Terras d’Aguiar (II)  
     
 
01-03-2007 Neste Domingo véspera de Carnaval teve lugar a 2ª Montaria ao javali integrada no programa venatório da edilidade local Terras d’Aguiar 2007. Depois do êxito na primeira montaria eram grandes e fundadas as expectativas para esta segunda data, pois depois de em 2006 se terem abatido 6 exemplares, neste ano a mancha mostrava e prometia ainda mais.
 
     
  Leonardo de Almeida Barreto Pinto  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari