| | 545 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Relatos de Montaria 

      Título   Autor   Data de Publicação  
                 

 
  Montaria da Herdade do Rosal  
     
 
19-12-2006 Esta montaria realizou-se dia 9 de Dezembro, na herdade com o mesmo nome, que se situa entre Montemor-o-Novo e o Lavre. A organização foi da Explocaça. Antes de mais, devo dizer que, no ano passado, fui a uma montaria organizada pela referida organização e fiz o relato, aqui no portal. Soube que a organização não gostou nada do que eu relatei. Por segundas pessoas, fui informado de algumas "ameaças".
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria – Serra da Lousã (Mancha de Vilarinho)  
     
 
18-12-2006 Montaria a que faço questão de estar presente, pois a envolvência social e territorial são excelentes. Existe um espírito nas pessoas quer as que organizam, estando à cabeça o Engº Dário e o senhor José Pedro, quer dos monteiros que lá se deslocam, criando-se um ambiente muito agradável que me agrada bastante. A preocupação dos organizadores é que os Monteiros se sintam bem e que o resultado da montaria seja o melhor possível. É aquilo a que eu chamo uma montaria afectiva.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Cedães  
     
 
11-12-2006 Encontramo-nos no “Pélé” pelas 8:30 para um cafezinho e juntar o grupo antes de arrancar para Cedães. O João, filho de um dos organizadores, dizia “hoje não vai dar javalis”. Logo se verá….pensava eu.
 
     
  António Neves  
   

 
 
  Montaria da Herdade da Baliza 25-11-06  
     
 
04-12-2006 Mais um fim-de-semana, mais uma jornada de caça maior. Desta vez desloquei-me à “Herdade da Baliza”, herdade esta afamada pelas suas montarias e sua beleza situada em Malpica do Tejo. As expectativas, pelo menos da minha parte eram grandes, mas o temporal que se fez sentir de dia 23 para 24 deitou por terra todas as minhas esperanças.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  Montaria do Lavadinho  
     
 
22-11-2006 Dia 3 de Novembro, sexta-feira, não costuma ser dia de montarias mas, para variar, hoje foi. Vamos até a Zona de Caça Turística Herdade das Colaças, a mancha denominada "do lavadinho", parece que está cheia de porcos, não podemos faltar. Abalámos de Milfontes às 6,30, o café da praxe foi bebido na «escola de condução».
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria da Cabeça do Velho  
     
 
13-11-2006 Dia 29 de Outubro de 2006, em vez de ter juízo e ir tentar abater uma lebre, uma perdiz ou um coelho, aqui próximo de casa, uns amigos, que também têm a mania dos javardos, convenceram-me a ir a «eles» ali para os lados do Barranco do Velho, Serra do Caldeirão, mais concretamente na Cabeça do Velho, e a cabeça é bem longe do Barranco.
 
     
  António Inácio  
   

 
 
  Montaria de Rebordainho  
     
 
09-11-2006 Apesar de ser de saudar a iniciativa, ou melhor, de serem de saudar as iniciativas de caça associadas à Norcaça & Norpesca, o facto é que a informação prévia sobre os eventos programados era escassa. O programa da Feira referia tão somente a hora de início da concentração. Por telefone ficava-se a saber onde decorreria a montaria, e que afinal a concentração era uma hora mais tarde.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
   
 
  Montaria em Monforte da Beira 21/10/06  
     
 
24-10-2006 Depois de uma noite bem passada no Ladoeiro onde dormimos, dirigimo-nos para o local de encontro nas bombas de gasolina de Monforte pelas 8:00. Um café para reconfortar o estômago e dirigimo-nos para o monte.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  Montaria de Monforte da Beira  
     
 
10-10-2006 Voltei de novo a esta a montaria e foi novamente a primeira da época. Hora marcada 8 horas à saída de Monforte. Este ano já se sabia que o pequeno-almoço que satisfez plenamente, seria servido no local de encontro, sendo de registar que não havia bebidas alcoólicas. Bom ambiente no convívio destes momentos.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Penhas Juntas  
     
 
22-04-2006 Penhas Juntas estendeu, à chegada dos monteiros, não o tradicional vermelho que se deve a visitas importantes mas um imaculado tapete branco de neve. E com ele, ofereceu um dia muito frio mas com a espectacular beleza que a neve transmite.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de São Marcos do Campo 18-11-06  
     
 
12-04-2006 Depois de uma longa viagem, mais uma vez participei nesta montaria. Após chegada e depois de meter a conversa em dias com os habituais amigos que vamos vendo de montaria a montaria realizou-se o sorteio. De enaltecer o "rezar do pai-nosso" pelas almas dos monteiros falecidos. Esta tradição monteira já pouco se vê, e era bom que não se perdesse.
 
     
  Gilberto Fernandes  
   

 
 
  Montarias de Mós do Douro  
     
 
17-03-2006 Aproximava-se a o fim-de-semana tão esperado. As perspectivas eram boas pois nas manchas que tinham sido cuidadosamente preparadas havia uma boa densidade de javalis. Apenas mais alguns retoques e tudo estava preparado para a realização das duas montarias, em vez da habitual montaria onde as duas manchas eram batidas em simultâneo.
 
     
  Ricardo Carvalho  
   

 
 
  Montaria na Herdade da Baliza  
     
 
13-03-2006 A ZCT da Herdade da Baliza fica em Malpica do Tejo, situada na margem direita do Tejo Internacional e é uma Zona privilegiada no que se refere às espécies de caça maior.
 
     
  Manuel António  
   

 
 
  Montaria de São Salvador da Aramenha  
     
 
09-03-2006 Esta montaria tinha expectativas altas quanto a resultados, pelo menos com quem falei todos colocavam a fasquia alta. Este pensamento, tem não só a ver com o facto de me ter sido transmitido que a mancha esteve um ano sem ser caçada, como pelo facto desta zona ser excelente para os javalis e ainda de nas encostas de Castelo de Vide existir uma zona vasta de refúgio de caça. Muitos dos que se encontravam presentes, tinham certamente presente o score de 64 javalis abatidos o ano passado na última montaria da época, embora noutra mancha.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Palaçoulo 2006-02-18  
     
 
07-03-2006 São umas boas três horas e meia de Campos de Vale a Palaçoulo. Por isso tive de sair às seis da manhã para pode estar lá à hora que a organização considerava limite para não atrasar o desenrolar do evento. Afinal a pontualidade dos monteiros portugueses, e das entidades organizadoras continua a deixar muito a desejar, e eu poderia ter dormido mais um bocado e ainda teria chegado antes dos mais retardatários.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Montaria de Porto da Espada - Marvão  
     
 
22-02-2006 Fomos convidados por amigo natural da zona, a estarmos presentes nesta montaria que tem sempre bons resultados no final, a que não será estranho certamente uma gestão equilibrada e um habitat excelente.
 
     
  Filipe Pedroso de Lima Domingos  
   

 
 
  Montaria de Alijó, 2006-02-11  
     
 
20-02-2006 O Clube de Caçadores de Alijó organizou esta montaria, numa mancha que confinava com a barragem da Vila Chã, freguesia situada a norte da de Alijó.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
 
  Brincadeiras do Vitor (na Aldeia da Mata)  
     
 
17-02-2006 Montaria realizada numa bonita mancha, aberta, sem grandes matos mas com muitas pedras, sendo que confina com terrenos da coudelaria de Alter.
 
     
  PEDRO HENRIQUE JORGE  
   

 
 
  Montaria de Travanca, 2006-02-04  
     
 
16-02-2006 É já em pleno Parque Natural de Montesinho que se situa a freguesia de Travanca, localidade onde decorreu mais uma das montarias do concelho de Vinhais.
 
     
  Alexandre Valente  
   

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo

     
  Voltar
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari