| | 590 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
Montarias «Fora de Prazo» 

  Montarias fora de prazo, esclarecimento    
  joaoacabado 01-07-2009 16:14:19   
     
  Quando no comentário anterior me manifesto acerca das Montarias "fora de prazo", refiro-me concretamente às que se realizam no mês de Fevereiro. O artigo que comentamos engloba de facto TODO o período legal das Montarias, isto é de Novembro a Fevereiro.
É do conhecimento geral que o javali PODE criar todo o ano, no entanto também é do conhecimento comum que há um pico de cobrições que vai de meados de Novembro a meados de Janeiro, o que leva a que as parições comecem em força exactamente em Fevereiro. A entrada em cio das marrãs depende (quase exclusivamente) tanto do seu tamanho, não entram em cio tendo menos que 50 a 55KG, como da disponibilidade alimentar. Havendo ainda um período, que varia, mas que será de cerca de um mês e meio, em que a a fêmea terá que dispôr de fartura de comida para "aquecer" e entrar então, nas melhores condições físicas, no cio. O termo é o usado pelos ganaderos e reflecte bem os factos. Aqui na Região de Moura-Barrancos tudo roda em volta da época da Bolota e dos primeiros frios nocturnos.
A espécie não corre perigo, pelo contrário, tem tido um crescimento explosivo de 70 para cá. No entanto não me parece correcto montearem-se as manchas quando sabemos irem-se encontrar a maioria das marrãs em adiantado estado de prenhês, portanto pesadas, ou mesmo recêm paridas. Falo como caçador e homem do campo... É triste ver serem apanhadas porcas que já "pisam para fora", isto é que têm na barriga um volume que as obriga a andar espernegadas... ou ver sair adiante dos cães mães recêm paridas que tudo arriscam para tentar, em vão, salvar criação pequena, a maior parte das vezes ainda no "ninho". Também é desagradável ver e ouvir os guinchos dos bácoros a morrerem nos dentes dos cães, ou encontrá-los desorientados em busca da mãe que muitas vezes já foi agarrada ou entrou ás portas... Este quadro é sempre completado com a contagem dos bácoros já prontos a nascer, durante a esfola (não como os das fotografias, mas já encabelados e prestes a nascer...).
Continua a parecer-me não ser muito correcto caçar-se com cães e mormente de montaria, no mês de Fevereiro...!
Esta situação continua a ocorrer, parece-me, pois na Montaria o acto de caça está dividido e não se torna visível o seu todo aos Monteiros (... que no caso fazem de Portas). O resto passa-se no mato, ou na rua do monte, enquanto se come e se conversa...
Em termos de gestão talvez também fosse vantajoso não se caçar nestas condições...

Cumprimentos.  
 
     
 
Comentário(s) 

parabens 
CUIDADO 
Montarias fora de prazo 
Montarias fora de prazo, esclarecimento  
O que os olhos não vêm ... 
ANALISE-SE TUDO...! 
Não se maltratam as montarias 
Montarias maltratadas 
Haja vergonha... e bem-haja quem efectuou este fantástico trabalho 
Montarias «Fora de Prazo» 
Se não há consciência... 
O que se deixa andar e se pagará um dia! 
Concordo em pleno 
V/dados demonstrados. 
motarias em Janeiro e Fevereiro 
Nem mais.... 

     
  Voltar
 
 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004