| | 974 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
«Mata-Pendura» 

  Memória Curta...,ou, Ignorância   
  rsglsa 16-03-2008 0:39:02   
     
  Há uns anos a esta parte, alguns grupos de Amigos, entre os quais alguns proprietários de explorações agrícolas, prejudicadas (ou, não) por Javalis, recuperaram uma arte cinegética, cujos relatos remontam ao século XIII, em determinadas zonas do nosso País, organizando-se em jornadas cinegéticas compostas por "ganchos" aos Javalis.
Digo recuperaram esta arte, porque de facto o primordial intuito das batidas aos Javalis foram exactamente, o desbaste do excesso de animais selvagens que de alguma forma estivessem a causar danos em determinadas regiões, sendo assim um acto venatório mormente organizado entre vizinhos e amigos com um objectivo comum.
Se comum era o objectivo, igualmente comum, era o resultado dessas jornadas.
Foi dessa Gente que herdámos a arte da montaria, e dos que mais recentemente a recuperaram, e a quem devemos todo o respeito e gratidão.
Para além da parte da caça que cabia a cada um, a maior parte, sempre coube ao proprietário da mancha, como forma de o indemenizar pelo estrago causado pelos animais.
Óbviamente que, a organização de uma montaria hoje em dia, tem custos que então não tinha, e, cada caso é um caso, pelo que os preços são os mais diversos, e feitas as contas, de uma Montaria devidamente organizada, sobra muito pouco "Lucro" para quem hoje em dia tem que manter as manchas devidamente tratadas guardadas e cevadas ao longo dos anos.
Assim o dito "mata-pendura", não só subverte a essência da arte da Montaria, como, é económicamente muito menos cómodo e proveitoso que vender as carcaças das reses a profissionais desse ramo, pelo que, não têm qualquer cabimento as questões económicas suscitadas.
Concluindo, o sistema "mata-pendura", não tem razão de existir, promovendo além do mais, a igorância, daqueles que se nos seguirão, tomando-o eventualmente como tradicional e correcto, o que nunca foi nem será.
Bem Haja, Senhor Engenheiro Àlvaro Barreira 
 
     
 
Comentário(s) 

Memória Curta...,ou, Ignorância 
Acertada opinião 
mata-pendura 
Mata-Pendura 
Pois é .. 
Éticas... 
qual etica? 
Pois , pois... 
Dou o meu Apoio 
A ética da montaria 
Concordo! 

     
  Voltar
 
 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari