| | 629 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Internacional

Início

Anterior

Próximo

Fim


Associação do Corço Espanhol e Caçadores Galegos participam em estudo sanitário
Espanha: Universidade de Lugo e a ACE vão estudar as patologias parasitárias que afectam o corço
 

     

28-11-2007 10:30:00

 

   
A Galiza é a Região Autónoma espanhola que conta com a maior densidade de corços, todavia dentro desta região existem consideráveis diferenças de distribuição populacional, Lugo é a província galega e espanhola que regista maior número de corços, uma população estimada de 22.000 exemplares, na temporada actual (2007-2008) foi a autorizada a captura de aproximadamente 4.500 exemplares desta espécie.

Na Galiza o corço adquire um considerável interesse cinegético e as diferentes administrações públicas e privados que gerem coutos de caça estão a dedicar um importante esforço no sentido de incrementar o número de caçadores de outras comunidades espanholas, bem como de outros países e desta forma proporcionar uma fonte de receitas que contribuam para melhorar as condições de vida no meio rural galego.

Diversos estudos realizados em Espanha e noutros países europeus, demonstraram o impacto que podem ter para o corço as infecções de origem parasitária. No Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias da Universidade de Lugo, desenvolvem-se actualmente diversos trabalhos sobre as principais doenças causadas por parasitas nos corços, ao mesmo tempo que se analisam as suas repercussões cinegéticas.

Neste contexto realiza-se o projecto de investigação designado “Análise da intervenção de ruminantes silvestres na Galiza, como reservatórios de trematodos e nemátodos do gado bovino em regime de pastoreio extensivo” no qual participam a Associação do Corço Espanhol e os caçadores galegos.

Determinar o estado sanitário do corço é um dos benefícios directos deste estudo. É possível que a presença de certas espécies de parasitas se repercuta negativamente na qualidade dos troféus, pelo que a melhoria da condição sanitária destes animais aumentaria a sua qualidade e rentabilidade cinegética.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (42)    
 
     
 
Informação Relacionada

Provas de Apuramento - Zona 1 – POINTER CLUB DE ESPANHA No passado dia 8 de Agosto foram realizadas ...

   

O Corço (Capreolus capreolus) Durante as últimas décadas, a densidade e distribuição do corço tem au ...

   

Ex-guardas-florestais podem vir a ser militares O comando-geral da GNR está a perguntar aos antigos guardas-florestais, através de uma "sondagem", se ...

   

Provas de Selecção na Galiza do Pointer Clube de Espanha No passado dia 30 de Agosto, no Tecor Terra ...

   

MADRP: Esclarecimento - Programa de Luta Contra Nemátodo da Madeira do Pinheiro (PROLUNP) ...

   

Director geral dos recursos florestais foi demitido Ministro da Agricultura alega falta de confiança política em Francisco Castro Rego. A decisão era ...

   

Brasil: Tribunal autoriza Caça no Rio Grande do Sul Federação Gaúcha de Caça e Tiro e o IBAMA recorreram da decisão da Vara Ambiental de Porto Aleg ...

   
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:3s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004, powered by zagari