| | 156 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de 15 de Dezembro, na Herdade da Baliza
Herdade da Baliza: Nota de Esclarecimento
 

     

19-12-2007

 

Publicamos na íntegra Nota de Esclarecimento da Herdade da Baliza, relativa à Montaria ali realizada no passado dia 15-12-2007.

 



Montaria de 15 de Dezembro, na Herdade da Baliza

 

“Eram fortes as expectativas!”

 

A montaria realizada na Herdade da Baliza, no passado dia 15, atendendo ao local da mancha seleccionada, numa parte da reserva nunca antes caçada, que fica na margem do Rio Ponsul, zona de fortes matos e terreno com inclinações por vezes bastantes acentuadas, o­nde a presença humana é praticamente inexistente, funcionando como santuário desde 2000, ano da constituição da reserva, reunia todas as condições para a realização de uma excelente jornada de caça maior.

 

Essas expectativas, foram sendo confirmadas ao longo do tempo em que a mancha foi cuidadosamente preparada para a realização da referida montaria.

 

Naturalmente, pela intensidade de animais existentes na mancha, o proprietário Manuel Antunes, criou muito justificadamente expectativas de poder vir a realizar uma montaria com excepcionais resultados, convicção que manifestou sempre aos muitos Monteiros que o iam contactando, bem como às entidades que lhe atribuíram credibilidade.

 

Pela dimensão da mancha, mais no percurso a percorrer do que a distância em Km, acidentada orografia associada ainda ao seu denso coberto vegetal, entendeu-se ser possível e essencial recorrer a uma quantidade de postos, para além do que sempre se praticou na Herdade da Baliza e colocados de forma a minimizar a possibilidade de fuga dos animais.

 

O que aconteceu, podendo ser comprovado pelos matilheiros que se cruzam por outras montarias com os Monteiros presentes na Herdade da Baliza é que neste mesmo dia a mancha registava evidentes sinais de forte presença de animais, mas destes, só foi possível detectar o suficiente para abater 10 Javalis e 1 Veado, resultado francamente fraco, para o trabalho desenvolvido.

 

Relativamente à colocação e recolha dos Senhores Monteiros e acompanhantes das respectivas portas, o proprietário M. Antunes não hesita em reconhecer que desta vez a organização não foi eficaz, pelo que apresenta as maiores desculpas aos lesados.

 

As várias opiniões, consoante formuladas no conhecimento integral dos factos ou não, merecem sempre da parte do proprietário Manuel Antunes a maior atenção e o melhor acolhimento.

 

A Herdade da Baliza não volta a realizar montarias com idêntica quantidade de postos, pois, pela primeira vez que o fez, não foi bem sucedida. Em todo o caso, não vamos desistir de continuar a melhorar o trabalho desenvolvido até ao dia 14 de Dezembro de 2007.

 

 

Herdade da Baliza, 16 de Dezembro de 2007

 

O proprietário,

Manuel S. Antunes
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (42)    
 
     

Comentário(s) (3)   Comentário(s) (3)    
    Muito bem!    
    Baliza Montaria    
    Herdade da Baliza    
 
Informação Relacionada

Alfobre de felicidade Haverá dias felizes na vida de toda a gente. Mesmo aqueles que, por vontade do ...

   

2ª Montaria na Herdade da Baliza Mais uma vez em ambiente de festa e na presença de ilustres monteir ...

   

Montaria na Herdade da Baliza Junto ao Tejo e em ambiente de grande camaradagem decorreu a primeira ...

   

Aproximação na Brama em 2009 Oito horas foi a hora combinada na Herdade da Baliza para iniciarmos a ...

   

Tordos: A alarvidade de um limite A medida agora preconizada dos 50 tordos por dia de caça é complet ...

   

Montaria da Baliza Fui a esta Montaria, como S. Tomé, dada a recente polémica e porque no ano passad ...

   

Os cães ... Andam para aí outra vez nas bocas do Mundo… Mordem em crianças, mordem em quem calha… ...

   

Montaria Herdade da Baliza 15-12-2007 Como já vem sido habitual, a Herdade da Baliza tem sido uma das minhas escolhas no meu calendário de montarias, ...

   

Montaria H. Baliza No “melhor pano” cai a nódoa. Pois foi. ...

   

Montaria da Herdade da Baliza Uma montaria honesta, bem organizada, feita por um grupo de amigos para outro grupo de amigos! Devia ser um exemplo p ...

   

Montaria da Herdade da Baliza 06/01/07 No dia 06/01/07 desloquei-me na companhia do amigo António Luiz Pacheco para mais uma montaria, desta vez na He ...

   

Montaria da Herdade da Baliza 25-11-06 Mais um fim-de-semana, mais uma jornada de caça maior. Desta ...

   

Montaria na Herdade da Baliza A ZCT da Herdade da Baliza fica em Malpica do Tejo, situada na margem ...

   
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2019 online desde 15-5-2004