| | 944 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Opinião

Início

Anterior

Próximo

Fim


«Mata-Pendura»
 

     

Autor: Álvaro Moreira

21-12-2007 14:26:11

 

Acabo de ler neste portal um anúncio a uma chamada "montaria" no estilo mata-pendura.
As matanças de mata-pendura são o oposto ao espírito da montaria, porque violam frontalmente a ética e as boas práticas que regem a caça maior, nomeadamente a caça de montaria, os monteiros e os animais.


O mata-pendura é a maneira encontrada por determinada gente, que só quer ganhar dinheiro com a caça maior de montaria, para atrair muita clientela ao talho, aumentar os preços de inscrição e assim ganhar dinheiro, incentivando a ganância de quem lá vai de arma na mão apenas para encher a arca lá de casa ou vender aos restaurantes, violando todas as normas éticas de respeito e segurança que regem os monteiros, desrespeitando e cortando as linhas de tiro dos companheiros ao lado, pondo em perigo a vida e a integridade física dos restantes participantes, dos matilheiros e dos cães e maltratando e insultando mesmo quem se atreva a criticá-los na hora.

A montaria é pela sua natureza o acto colectivo por excelência da caça maior, em que todos os participantes, e não apenas os monteiros, têm um objectivo comum, para o qual todos se entreajudam, sendo esta uma das características mais bonitas da montaria. E o mata-pendura desvirtua o espírito e o conceito de montaria pois retira-lhe esta característica única, transformando-a num acto do mais profundo individualismo e egoísmo.

E como acto de caça colectivo, a montaria culmina, sempre e necessariamente, pela exibição ordenada do seu resultado no quadro de caça - e esta prática malsã do mata-pendura destrói o quadro de caça.

Essa gente não vai ali para caçar, para cobrar um animal, vai ali para matar e trazer carne para casa, e por isso vale tudo. O troféu da rês abatida não pertence ao caçador que a sangrou em primeiro lugar, o animal é de quem lhe despejou o carregador mesmo depois de morto, porque foi ele que lá chegou primeiro e o "matou" com o último tiro.

Por isso atira em tudo quanto lhe passa (mesmo longe), ainda que seja uma porca com as crias ou simples bácoros perdidos (são mais tenrinhos, não é?...)

Por isso, tem direito à carne e é apenas para isso que lá foi.

Por isso, o mata-pendura é chocante para qualquer monteiro que se sinta digno e orgulhoso desse nome.

Por isso, o mata-pendura é o oposto de quem defende e incentiva os bons princípios e a ética da caça maior, como este Portal de Santo Huberto.

Por isso, e enquanto as entidades que tutelam a caça não tiverem a lucidez e a coragem de proibir estas práticas, eu desafio os responsáveis deste Portal Stº. Huberto não apenas a retirar de imediato tal anúncio, como mais ainda, a rejeitar e banir completamente no futuro qualquer anúncio que possa incentivar esta prática contrária à caça.

Por isso, eu tenho de afirmar claramente que fico chocado e que lamento profundamente que o Portal permita que nele se publicite o "mata-pendura".
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (56)    
 
     

Comentário(s) (11)   Comentário(s) (11)    
    Memória Curta...,ou, Ignorância    
    Acertada opinião    
    mata-pendura    
    Mata-Pendura    
    Pois é ..    
    Éticas...    
    qual etica?    
    Pois , pois...    
    Dou o meu Apoio    
    A ética da montaria    
    Concordo!    
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari