| | 182 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Internacional

Início

Anterior

Próximo

Fim


De 3600 passa para 1400
População de tigres na Índia cai para menos de metade em seis anos
 

     

Fonte: Reuters

14-02-2008 8:38:15

 

   
A Índia conta hoje com 1411 tigres, quando em 2002 tinha 3642 e há um século 40 mil animais, segundo o mais recente censo à espécie, realizado pela Autoridade Nacional para a Conservação do Tigre, organismo governamental. Continuam a matar os animais para fins medicinais e o seu habitat está cada vez mais fragmentado.

“O tigre tem sofrido com a caça ilegal, perda de habitat de qualidade e perda das suas presas”, comentou Rajesh Gopal, membro da Autoridade Nacional, num comunicado publicado ontem à noite.

Os conservacionistas dizem que há falta de guardas e os poucos que existem são mal pagos e não têm armas eficazes, o que lhes dá poucos incentivos para combater os caçadores furtivos.

Várias partes e órgãos destes animais são considerados potentes ingredientes na medicina tradicional asiática, especialmente na China.

É muito pouco provável que as populações venham a recuperar, alertou Valmik Thapar, conservacionista e conselheiro do primeiro-ministro Manmohan Singh para as questões de conservação da vida selvagem.

Thapar acusa o “mau governo, uma burocracia cega e ridícula, um ministério do Ambiente e Florestas que durante os últimos cinco anos tem funcionado mal e um primeiro-ministro que tem boas intenções mas está rodeado de pessoas que o aconselham mal”.

Em 2005, o Governo anunciou que o tigre se extinguiu na Reserva de Sariska, 30 anos depois do lançamento do Projecto Tigre, um esforço nacional para proteger a espécie.

Mas a Índia diz que não desiste. Recentemente, o Governo disse que vai investir 103 milhões de euros nos próximos cinco anos, quatro vezes mais do que o orçamento anterior. Parte desse dinheiro será gasto nas comunidades tribais localizadas no habitat do tigre.

O censo não incluiu os Sundarbans, uma vasta zona de mangais na fronteira com o Bangladesh, onde ainda se podem ver tigres, porque o terreno exige métodos de contagem diferentes.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (30)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2019 online desde 15-5-2004