| | 182 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Internacional

Início

Anterior

Próximo

Fim


Parque Nacional da Kameia é o terceiro maior do país
Angola: IDF preocupado com caça furtiva no Parque da Kameia
 

     

14-05-2008 10:01:00

 

   
O abate de animais no Parque Nacional da Kameia por parte de caçadores furtivos preocupa as autoridades da província do Moxico, que estuda agora estratégias para acabar com esta prática, afirmou o director provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Isaac Victor.

Em declarações recentes à Angop, o responsável do IDF disse que os caçadores abatem os animais indiscriminadamente, mas para a sua sobrevivência, reduzindo a possibilidade de procriação, o que põe em periga a fauna.

De acordo com Isaac Victor, a situação deve-se a falta de meios apropriados para fiscalização e ao número reduzido de efectivo, num total de 20, para a cobertura dos 14 mil e 450 quilómetros quadrados do Parque.

"Os fiscais, muitos deles com uma idade superior a 50 anos de idade, vigiam o parque percorrendo a pé grandes distâncias, sem nenhum suporte logístico e assistência médica", disse o director local do IDF.

A esta dificuldade associa-se o surgimento de muitos povoados no interior do Parque, cujos habitantes fazem da caça a principal actividade.

Para inverter o quadro, segundo a fonte, é urgente a renovação dos recursos humanos, reabilitação das infra-estruturas do Parque e apoios em meios de transporte, para facilitar os desdobramentos dos fiscais.

Isaac Victor apelou a sociedade a ter consciência de que os animais selvagens são património comum e a sua protecção é uma exigência que se impõe á todos, com vista a salvaguardar os interesses do país.

O Parque Nacional da Kameia é o terceiro maior do país, depois do Parque da Quissama (Bengo) e do Iona (Namibe), respectivamente.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (0)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2019 online desde 15-5-2004