| | 243 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Concurso Fotográfico na Serra da Lousã, em plena época da brama
Caça Fotográfica aos veados
 

     

26-09-2008 0:02:00

 

 
   
Com o objectivo de divulgação e preservação da vida selvagem haverá, dias 11 e 12 de Outubro, na deslumbrante paisagem Serra da Lousã, uma “Caça Fotográfica aos Veados”.

A Caça Fotográfica irá decorrer no dia 11, entre as 15h e as 20h, e no dia 12 de Outubro, entre as 6h e as 11h. As partidas e chegadas serão junto à Câmara Municipal da Lousã. Os fotógrafos serão levados de autocarro até à casa dos Cantoneiros e depois distribuídos em grupos de quatro elementos por cada local, denominado de “porta”, que mais não é que uma torre de caça existente na serra ou em sítios estratégicos de passagem de veados. Associado a um tema específico, neste caso, “Veados”, haverá ainda mais dois temas neste concurso: “Pôr-do-sol” e “Fauna da Serra da Lousã”.

No fim da iniciativa, todas as fotografias serão recolhidas e organizadas. Será então feita uma selecção das que melhor representem o que foi proposto, a fim de serem expostas numa exposição itinerante.

Trata-se de um evento organizado pelo Conselho Directivo dos Baldios da Lousã e pela ADXTUR, contando com o apoio da C.M. da Lousã. Esta actividade, sob cariz de concurso, terá a orgânica de uma montaria e é realizada durante a altura da brama dos veados, ou seja, a sua época de acasalamento.

Terá participação aberta a todos os interessados, profissionais e não profissionais da fotografia, com um limite máximo de 24 participantes. A participação tem o custo de 40€ por fotógrafo e de 15€ por acompanhante. No custo da participação encontra-se incluído o transporte, a impressão das fotos em formato A3 e almoço de encerramento.

Para além da promoção da fotografia, um dos objectivos deste Concurso Fotográfico será estimular os profissionais e amantes desta arte, a captarem a presença da vida selvagem na Serra da Lousã. Através do retrato fotográfico pretende-se valorizar, divulgar e preservar toda a fauna, flora e vida animal local, como é exemplo o veado, que se passeia livremente por terrenos baldios desta Serra.

Haverá prémios para as três melhores fotografias de cada tema e certificados de participação a todos os concorrentes. Os resultados do concurso serão comunicados aos concorrentes dos três melhores trabalhos em cada tema, durante o almoço de encerramento.

Informações
ADXTUR
Tel.: (+ 351) 275 647 700 / Tlm: 960 101 873
E-mail: info@aldeiasdoxisto.pt
Joaquim Lourenço, Tlm: 918 212 523
baldios.louzan@portugalmail.pt

As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.
Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Aldeias do Xisto. A descoberta começa aqui.
Visite: www.aldeiasdoxisto.pt



Anexos   Anexos    
    Regulamento da Caça Fotográfica aos Veados    
    Ficha de Inscrição    

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (13)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2019 online desde 15-5-2004