| | 186 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de Sistelo – Arcos de Valdevez
Respingos de um Caçador Monteiro
 

     

Autor: Mário Miranda

28-10-2008 9:00:00

 

Após ter visto nos anúncios classificados do Portal Santo Huberto uma montaria e que segundo o anunciante prometia, cito “NO DIA 11 DE OUTUBRO/2008 VAI-SE REALIZAR A MAIOR MONTARIA AO JAVALI EM ARCOS DE VALDEVEZ COM A PARTICIPAÇÃO DE 14 MATILHAS DE CÃES E 90 PORTAS … A MANCHA A MONTEAR ESTÁ A SER TRATADA ESPERA-SE O MAIOR RESULTADO DE SEMPRE”, resolvi, mais um companheiro destas lides, entrar em contacto com o anunciante e proceder à nossa inscrição, as quais quase de imediato e via e-mail me foram confirmadas. Finalmente após grande ansiedade nos dias anteriores lá surgiu o dia 11 de Outubro e por volta das 06:30 horas arrancamos com destino a Arcos de Valdevez, o­nde chegamos por volta das 08:15 horas e com cerca de 190 Kms percorridos.

No local da concentração já se encontravam outros Monteiros e decorridos alguns minutos surgiu o organizador (Sr. Campos) que de imediato com o auxílio de mais duas ou três pessoas, confirmou as inscrições e tratou de guardar a nota (pois em meu entender isso era o mais importante como mais à frente se verá).

Entretanto começou e bem o mata-bicho que acabou mal, pois grande parte dos cerca de 130 monteiros, os mais atrasados, já não tiveram direito porque já não havia e imagine-se, ainda faltaram cerca de 30!
   
 

Nota do Portal Santo Huberto

É lamentável que a organização do desaire que aqui é relatado tenha utilizado um Serviço de Comunicação disponibilizado pelo Portal Santo Huberto, para divulgar e promover um acto contrário ao espírito da caça em geral, e diametralmente oposto à alma da Montaria.
 
A organização em causa prestou um péssimo serviço à promoção do turismo cinegético do Alto Minho, em particular no concelho de Arcos de Valdevez, Sistelo volta à ribalta pela pior das razões.
 
Com esta nota queremos, repudiar veementemente estas atitudes contarias à Caça e aos Caçadores e rejeitar categoricamente qualquer responsabilidade pelo efeito que a publicidade difundida através do Portal possa produzir, deixando claro que o serviço de comunicação atrás referido deve ser usado com responsabilidade pelos anunciantes.
 
Terminamos, dirigindo um desafio à organização da “Grande Montaria dos Arcos de Valdevez”, a vir aqui e publicamente apresentar aos lesados as explicações, assim como as desculpas que se impõem.
 
Nelson Cadavez
Portal Santo Huberto

 
   


A partir daqui, foi uma desorganização como nunca vi. Deu-se início ao sorteio das portas que mais parecia um arrebate que um acto próprio e digno de uma montaria, apesar de haver portas para caçadeiras e para carabinas e ainda um outro monte para aqueles que não quisessem andar muito a pé (Ouviu-se que alguns teriam de andar cerca de 3km a pé) cada um tirava das que queria. Mas o grande problema surgiu devido à falta de cerca de 30 monteiros, o organizador, resolveu retirar algumas portas e armadas, fez recolher as portas retiradas e entregou novas portas em mão, sem qualquer sorteio ou princípio. A confusão instalou-se, chegando mesmo a haver pessoas a pedir o dinheiro de volta. Os monteiros amontoavam-se a perguntar pela armada e pela viatura que os transportaria. Não havia viaturas (imagine-se se os tais 30 não tivessem faltado) e alguns monteiros possuidores de viaturas todo terreno viram-se obrigados a deslocar-se para a mancha nas próprias viaturas.

A mim e ao meu companheiro destas lides, que fomos dos que tivemos que entregar as portas iniciais e receber outras, calhou-nos a mesma armada, e como não nos deslocamos em viatura todo terreno, foi-nos dito que iríamos com os matilheiros, matilheiro esse que mostrou ser simpático e boa pessoa e que acabou por ser dos últimos a sair (como compete).

Lá fomos e após uma viajem de cerca de 25km, sendo que cerca de 10 eram em terra batida e em muito mau estado.

Após uma paragem no trajecto de mais de meia hora sem qualquer indicação ou explicação, acabamos por ser transportados por uma outra viatura até um outro local que supostamente seria o local da nossa armada, só que nesse momento dá-se início à montaria através de foguete e não tínhamos postor que nos fosse colocar nas portas, nem tão pouco sabíamos o­nde ficavam, apareceu então um miúdo com cerca de 10 anos que diziam ser o postor, mas assim que viu o matilheiro ir monte abaixo o seguiu (pensamos ser o pai) portas essas que depois soubemos no final da montaria pelos monteiros das portas vizinhas ainda ficavam bastante distanciadas do local o­nde nos encontrávamos (cerca de 2 kms). Optamos então por ficar no local o­nde nos largaram, não tiramos as armas das fundas e aguardamos pelo final da montaria para regressar. Apanhamos boleia na viatura de um outro monteiro para o local do convívio o­nde aguardamos cerca de hora e meia a chegada de alguém da organização para apresentar o nosso protesto e o nosso descontentamento assim como exigir o retorno do valor da inscrição, mas nem essa oportunidade tivemos, pois ninguém da organização apareceu, provavelmente alertada para o descontentamento geral dos monteiros (essa atitude chama-se cobardia).

Resolvemos então abandonar o local sem tão pouco almoçar (jantar) por volta das 19:15 horas, e pelo que nos foi constando durante a longa espera, o almoço/jantar também não estava a correr bem, pois já faltava comida para os que iam chegando atrasados.

Como não podia deixar de ser, o resultado da montaria foi um grande fracasso, constou-nos que apenas foi avistado um javali, sem que esse mesmo fosse abatido pelo que o resultado foi 0.

Se classificação tivéssemos que dar numa escala de 0 a 10 é evidente que daríamos 0, pois ficamos a duvidar ou melhor, ficamos convencidos de que o objectivo desta jornada cinegética, nada teve a ver com os reais interesses monteiros, mas sim com o encaixe de alguns milhares de euros sabendo-se lá para que fins.

Achamos por bem contar a história desta montaria, para que os monteiros fiquem alerta e não se deixem levar por oportunista sem escrúpulos como o caso aqui relatado.

E assim foi a MAIOR MONTARIA AO JAVALI EM ARCOS DE VALDEVEZ como foi anunciada, imagine-se!!!
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (24)    
 
     

 
Informação Relacionada

I Concurso de cães de parar sobre galinhola sem abate – ANCG A Associação Nacional de Caçadores de G ...

   

4ª Gala dos Monteiros do Alto Minho O Clube de Caça e Pesca de Arcos de Valdevez vai realizar no póx ...

   

Montarias «Fora de Prazo» Juntando o útil ao agradável durante as ultimas épocas de caça, e para fin ...

   

3ª Gala Monteiros do Alto Minho No dia 25 de Abril, realizou-se na Quinta de Parada mais uma edição ...

   

Montaria reuniu 210 participantes com 7 javalis abatidos Saldou-se em êxito a Montaria ao Javali na ...

   

Dirigente Associativo, preocupado com a organização da caça em Arcos de Valdevez Salvador Pinto Mor, dirigente da Associação Cultural e Recreativa de ...

   

Nota de Esclarecimento: Montaria dos Arcos de Valdevez Não podia deixar de publicar aqui o meu descontentamento, revolta e indignação, em relação ao r ...

   

Lobo com GPS na Serra do Soajo O jovem lobo Fojo não sabe, mas o colar com GPS que tem no pescoço permite aos investigadores do Projecto de Investigaç ...

   

Prémios da 2ª Gala dos Monteiros do Alto Minho No dia 12 de Abril, realizou-se em Arcos de Valdevez, ...

   

2ª Gala dos Monteiros Pelo segundo ano consecutivo a Gala dos Monteiros, iniciativa promovida pelo C ...

   

Montaria de Sistelo Foi a primeira montaria da época organizada pelo Clube de Monteiros do Norte, ap ...

   

Montaria de Sistelo - Cães Envenenados Não chegou ao final a montaria da ZCM de Sistelo, em Arcos de ...

   

Onze cães, lobo e raposa morreram envenenados Onze cães, um lobo e uma raposa mortos. Foi este o est ...

   

Montaria ao Javali em Sistelo Na manhã de sábado, dia 13 de Janeiro, bem cedo, muitos caçadores se d ...

   

Programa Antídoto - Portugal O uso de venenos tem sido referido em várias partes do mundo como uma c ...

   
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:3s) © 2004 - 2019 online desde 15-5-2004