| | 1167 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Produtos da terra: Azeite e Caça como alavancas de desenvolvimento
Feira da Caça em Chacim superou as expectativas
 

     

31-10-2008 11:28:17

 

O Secretário de Estado na inauguração da Feira
   
Início dos trabalhos do Encontro de Proprietários, Caçadores e Gestores de Caça
   
O auditório do Convento de Balsamão encheu
   
Foi no passado fim-de-semana que decorreu em Chacim, concelho de Macedo de Cavaleiros, a I Feira do Azeite e da Caça, certame organizado pela Associação de Caça e Pesca de Olmos e Chacim e Instituto Politécnico de Bragança (Curso de Gestão SócioCultural), foi inaugurado pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e Florestas, Dr. Ascenso Simões.

Durante os três dias, de 24 a 26 de Outubro, o certame contou com inúmeros expositores vindos de todo o país, onde marcaram presença as principais Organizações do Sector da Caça, teve nesta sua primeira edição uma grande afluência de público, onde ficou bem patente a cada vez maior importância que o Sector da Caça tem na contribuição para o desenvolvimento do meio rural.

Octávio Branco, Vice-presidente da ACPOC aproveitou a presença do governante para solicitar “um maior apoio às ZCA, designadamente uma maior fiscalização – que de momento como é do conhecimento de todos é muito escassa” alertando para “a necessidade de uma melhoria nas condições de candidatura e de acesso às ZCM, para que estas possam ter pleno aproveitamento, assim como uma rápida alteração na tão badalada Lei das Armas, atendendo a que esta está a dificultar e muito Armeiros, Atiradores desportistas e, quem quer vir a ser caçador em Portugal.”

O Secretário de estado do Desenvolvimento Rural e Florestas durante a cerimónia inaugural deixou uma mensagem de incentivo.

“Nós temos oportunidade de até 2015 gastarmos na nossa agricultura e no nosso espaço rural mais de 4,4 mil milhões de euros. É muito dinheiro. E nós temos que ter em conta que temos que colocar as nossas principais ideias, reunirmos todas as entidades em projectos, e concorrer para que esse dinheiro possa potenciar desenvolvimento no nosso espaço rural. A Direcção regional do Norte, situada em Mirandela, foi a direcção regional que mais capacidade teve de apresentar bons projectos para serem financiados no primeiro eixo do programa de desenvolvimento rural, que é a competitividade agrícola. São projectos que, desde logo, significam 50%, metade dos projectos dos jovens agricultores de todo o país. Isso quer dizer que os nossos territórios não estão de todo abandonados de iniciativa, de imaginação e de gente que quer continuar a trabalhar a terra e a viver dela.”

Em matéria de caça, de destacar o “I Encontro de Proprietários, Caçadores e Gestores de Caça”, realizado no dia 24 no auditório do Convento de Balsamão, que com sala cheia e excelente painel de oradores, (Eng. António Rego – Presidente da AFN; Eng. João Carvalho – ANPC; Prof. João Bugalho – CPM; Dr. Miguel Bugalho – ISA/WWF-MedPO; Prof. Carlos Fonseca – UA; Eng. Álvaro Barreira – Turicorço; Eng. Beraldino Pinto - Presidente da C.M. de Macedo de Cavaleiros e Dr. Cordeiro Rodrigues – Presidente da ACPOC, moderam as palestras o Dr. Arlindo Cunha ex-ministro da Agricultura e Octávio Branco – ACPOC) onde foram proferidas magnificas intervenções.

A I Feira do Azeite e da Caça contou com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a AOTAD, ANPC, CMN, CPM, CNCP, FENCAÇA, entre outras entidades.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (23)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:2s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004