| | 583 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Internacional

Início

Anterior

Próximo

Fim


IUCN considera a situação como uma «crise de extinção»
Um em cada cinco mamíferos «corre risco de extinção»
 

     

05-11-2008 9:22:43

 

Lince Ibérico, o felino mais ameaçado de extinção
   
Cerca de 20% dos mamíferos do planeta correm risco de desaparecer, segundo a avaliação mais completa já feita da situação destas espécies no planeta. O estudo foi apresentado no Congresso Mundial da Natureza que se realizou no passado mês de Outubro em Barcelona, na Espanha.

De acordo com a “Lista Vermelha” publicada pela IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza, das 5.487 espécies de mamíferos terrestres 1.142 estão ameaçadas de extinção, das quais 188 enquadram-se na categoria de risco máximo, afirmou a IUCN, que considera a situação como uma “crise de extinção”.

Segundo a IUCN, a actual situação deve-se à perda e degradação dos habitats de 40% dos mamíferos do planeta, em especial na América Central e do Sul, Africa, Madagáscar e no sul e sudoeste da Ásia.

A UICN anunciou em Barcelona o lançamento do que chamou "o Índice Dow Jones da Biodiversidade" - um indicador para monitorizar a ameaça às espécies. Calculado em cooperação com a Sociedade Zoológica de Londres, o índice acompanha um conjunto de 1.500 espécies representativas da biodiversidade do planeta, para acompanhar as tendências gerais em relação ao seu estatuto.

Todavia nem tudo são más notícias, os resultados mostram que determinadas espécies à beira da extinção podem recuperar – 5% dos mamíferos actualmente ameaçados demonstram sinais de recuperação em estado selvagem, adiantou a IUCN.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (17)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:2s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari