| | 592 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Internacional

Início

Anterior

Próximo

Fim


A raiva transmitida por cães domésticos ameaça extinguir os últimos exemplares desta espécie
Lobo mais raro do mundo criticamente ameaçado de extinção
 

     

Autor Fotos: IUCN

10-11-2008 20:57:07

 

   
Uma equipa de cientistas britânicos anunciou hoje os resultados da campanha de vacinação que efectuaram para salvar a espécie mais rara de lobo do mundo, o Lobo Etíope (Canis simensis). Única espécie de lobo endémica de África, está sob grande risco de extinção, sendo que os últimos 400 – 500 indivíduos vivem na sua maioria no Parque Nacional das Montanhas Bale na Etiópia.

A equipa formada pela Unidade de Conservação da Vida Selvagem da Universidade de Oxford e a Autoridade para a Conservação do Lobo da Etiópia conseguiram capturar e vacinar 40 lobos contra a raiva.

A doença ameaçava acabar com dois terços da população do Lobo Etíope, mas com a vacinação espera-se evitar a propagação da mesma. As maiores ameaças ao Lobo Etíope são a destruição de habitat, perda de diversidade genética, escassez de presas selvagens, e competição, hibridação e transmissão de doenças por cães domésticos.

O Lobo Etíope já era raro quando foi descoberto, e a sua protecção já foi requerida em 1938. Está classificado como ameaçado no Livro Vermelho da IUCN. Grupos de especialistas em canídeos, no entanto, já consideram a espécie como criticamente ameaçada. A espécie é oficialmente protegida pelo governo da Etiópia, que desde meados da década de 1980 proibiu a caça deste animal.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (17)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:2s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari