| | 1591 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Lagoaça e Mazouco as localidades mais afectadas
Avultados prejuízos provocados por javalis e corços na zona sul do PNDI
 

     

12-11-2008 22:05:00

 

   
As populações da zona sul do Parque Natural do Douro Internacional continuam a queixar-se dos estragos que javalis e corços fazem nas culturas agrícolas, os prejuízos maiores são em vinhas, pomares, searas e hortas, nas aldeias mais afectadas Lagoaça e Mazouco.

Segundo o JN, o presidente da Associação de Caça e Pesca de Lagoaça, António Maio, garante que recebe queixas diariamente dos agricultores e que a associação não dispõe de meios financeiros para pagar os prejuízos. Aponta o dedo à direcção do PNDI que não quer assumir a responsabilidade pelas indemnizações a que os agricultores têm direito.

Para António Maio, o aumento das populações destas espécies cinegéticas deve-se principalmente à desmatação e aos fogos florestais nas localidades limítrofes. Os animais descem para as propriedades que ficam no sopé da serra à procura de comida, onde os estragos são maiores. "Este ano vamos pagar cerca de 2,7 mil euros de indemnizações, o valor só não é mais alto porque há agricultores que pertencem à associativa e abdicam das indemnizações. Há dois anos a esta parte, o PNDI dava um subsidio que ia a até aos sei mil euros, agora nem um cêntimo", adianta o dirigente ao JN.

O PNDI através de Paulo Cabral, director adjunto do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte, rejeita quaisquer responsabilidades nesta matéria, segundo este responsável compete à Zona de Caça assegurar as indemnizações pelos prejuízos provocados pela caça.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (17)    
 
     

Comentário(s) (2)   Comentário(s) (2)    
    ESPERA E MONTARIAS    
    O QUE DIZ A LEI    
 
Informação Relacionada
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:2s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004