| | 1236 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Crise chega aos quadros de caça?
Montaria em Benquerenças
 

     

Autor: Alexandre Valente

10-12-2008 21:59:15

 

Confirmação da Inscrição
   
Mapa da mancha
   
Uma das matilhas aguarda ser solta
   
Aspecto da mancha
   
Matilha em acção
   
S. Pedro castigou-nos!
S. Huberto não se quis molhar!
E nem sequer as preces da padroeira nos valeram!


Data: 29 de Novembro
Local: ZCM Benquerenças
Preço: 60 € (mata-pendura opcional com mais 30€)
Mancha: Cerca de 300 ha
Matilhas: 10 anunciadas
Portas: perto de 100 preenchidas
Tempo: Desagradável, com muito frio e muita chuva
Tiros: Contei poucos (menos de 30)
Resultado: 4 javalis


O mau tempo, adivinhava-se frio e chuva, não chegou para desmotivar a participação dos muitos caçadores que acorreram a esta montaria.

Depois do pequeno-almoço realizou-se o sorteio das portas. O envelope continha todas as informações necessárias e incluía ainda uma folha com as Regras do Monteiro, o que é de louvar. A intervenção do Director de montaria, sucinta, chamou a atenção para as regras de segurança fundamentais.

O transporte pareceu-me bem organizado. Já com a minha porta, tirada de entre as de acesso fácil, saiu-me o tiro pela culatra. Para baixo todos os santos empurram, mas no regresso não houve santo que me valesse por aquela íngreme ladeira acima.

Vivi algum entusiasmo inicial quando uma ladra segue no encalço dum javali até à encosta do outro lado da barroca; chegados aí os cães perdem o rasto mas ao fim de alguns minutos acabam por dar com o javali, que segue em direcção a outras portas.

Depois o entusiasmo foi diminuindo, quer com a falta de ladras, quer com a intensa e desagradável chuvada com que fomos brindados até ao final da montaria. Até o foguete sinalizador do final da montaria se ressentiu e eu, como muitos outros, só me apercebi do final da montaria com a chegada do postor.

Um javali muito pequeno foi o saldo visível da travessa em que estive. Outros três se lhe juntaram, ao que fui informado, no quadro de caça pois, por razões alheias á montaria não pude ficar até ao final. Um seria pequeno e uma das duas marrãs seria grande. Ao que soube apenas um, o que vi, foi morto a tiro, já que os outros três foram agarres rematados pelos matilheiros. Alguns outros javalis terão sido supostamente feridos mas não foram cobrados. Uma vara foi ainda vista, logo no início da montaria, a sair da mancha com uma matilha no encalço.

O desânimo era evidente entre os organizadores com o fraco resultado alcançado.

S. Pedro ainda se deve estar a rir com a partida que nos pregou, e das grandes, pois desde o final da montaria não terá voltado a chover no vale da Ribeira da Líria.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (2)    
 
     

Comentário(s) (1)   Comentário(s) (1)    
    Mata Pendura em ZCM?    
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004