| | 1171 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de Alvaiázere e Ferreira do Zêzere
 

     

10-03-2009 17:07:12

 

Inscrições
   
Passeio Turistico Dornes
   
Passeio Turistico Museu Alvaiázere
   
A montaria organizada pelas Câmaras Municipais de Alvaiázere e Ferreira do Zêzere, no passado dia 28 de Fevereiro, conseguiu atrair centenas de amantes da caça provenientes de todo o país, no dia que marcava o fim da época venatória das montarias ao javali.

Os municípios promotores do evento fazem um balanço extremamente positivo da iniciativa que surpreendeu, desde logo, pelos números, já que abrangeu 500 hectares, distribuídos pelas zonas de caça de Areias, Chãos, e Alvaiázere, 26 matilhas (650 cães), 232 portas/monteiros e 44 acompanhantes (a maioria para o passeio turístico e o restante para a caça), transformando esta montaria numa das maiores alguma vez realizada no país.

Em paralelo com a montaria, os acompanhantes desfrutaram de um passeio pelos concelhos de Ferreira do Zêzere e Alvaiázere. Em Ferreira do Zêzere, a visita contemplou um passeio a Dornes e à Igreja de Nossa Senhora do Pranto, enquanto em Alvaiázere os acompanhantes tiveram oportunidade de conhecer as três exposições patentes no Museu Municipal da vila, a Igreja Matriz e o Posto de Turismo.

Para além do objectivo de aproveitamento e controlo dos recursos ambientais e revalorização da conservação das espécies, a montaria aos javalis não descurou o enquadramento cultural, enquanto importante factor de atracção e sensibilização do público para a actividade.

Assim, no final do dia, teve lugar a ceia, na qual marcaram presença mais de 300 pessoas, o­nde não faltaram o “rei” javali e as típicas migas de chícharo, numa homenagem ao concelho de Alvaiázere.

O programa cultural aberto ao público contemplou a peça de teatro “Aqui D’el Rei!”, a cargo do grupo de teatro (Re)nascer, da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense, para além da obrigatória animação musical, com o entusiasmo e a boa-disposição dos Cantares à desgarrada.

Nota: A organização informa, ainda, que foram abatidos, durante esta montaria, 11 javalis.


Os Municípios de Alvaiázere e Ferreira do Zêzere
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (3)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004