| | 1542 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Projecto LIFE da LPN em Castro Verde considerado um dos 26 melhores pela Comissão Europeia
 

     

Autor Fotos: Terramater

Fonte: Barlavento On Line

29-05-2009 9:00:00

 

   
O Projecto LIFE Natureza “Recuperação do Peneireiro-das-torres em Portugal”, da LPN – Liga para a Protecção da Natureza, foi considerado um dos melhores 26 projectos LIFE Natureza pela Comissão Europeia.

O prémio, que foi instituído pela primeira vez este ano, distingue os projectos com melhor avaliação entre todas intervenções LIFE Natureza que finalizaram nos anos de 2007 e 2008.

Apesar do prémio ser «apenas simbólico», a LPN considera que «é um justo reconhecimento do excelente trabalho realizado por um grande número de especialistas, técnicos, agricultores e proprietários que, em conjunto com a LPN, desenvolveram inúmeras medidas para inverter a tendência de decréscimo populacional do Peneireiro-das-torres».

Ao longo de quatro anos, a LPN realizou actividades de monitorização, investigação científica, gestão dos locais de nidificação e alimentação, sensibilização e educação ambiental, que tiveram um impacto decisivo no aumento do efectivo populacional da espécie em Portugal.

Em 2001, o ano em que foi realizado o primeiro censo nacional, a população estava estimada em cerca de 272 casais (antes dos anos 60 ultrapassaria os 700 casais).

O último censo realizado, em 2007, registou mais de 550 casais, o que representou um aumento de mais de 50% da população em menos de uma década e se deveu directamente ao trabalho efectuado pela LPN, pois cerca de 30% da espécie utiliza actualmente os novos locais de reprodução disponibilizados no projecto LIFE Peneireiro.

A LPN continua a dedicar uma especial atenção a esta espécie dado que 80% dos casais se concentram na Zona de Protecção Especial para aves de Castro Verde.

Actualmente a LPN tem dois projectos LIFE-Natureza em curso: o Projecto LIFE Lince Moura/Barrancos (para gestão e recuperação de habitat para o lince ibérico naquela região alentejana) e o Projecto LIFE Estepárias (para conservação de aves estepárias e que alarga a intervenção e a metodologia de trabalho utilizado no LIFE Peneireiro a outras áreas do Baixo Alentejo e a espécies como a abetarda e o sisão).
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (10)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004