| | 585 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Internacional

Início

Anterior

Próximo

Fim


Instituto Onça-Pintada
Brasil: Primeiros «Jaguares» de cativeiro reintroduzidos na natureza
 

     

Autor Fotos: IOP

Fonte: IOP

27-08-2009 14:25:51

 

   
Em meados de Março de 2009, duas onças-pintadas (Panthera onca), vulgarmente conhecidas em Portugal por «Jaguar», adultas foram soltas no bioma de transição do Chaco no Paraguai depois de terem passado a maior parte de suas vidas em cativeiro.

As duas o­nças foram introduzidas pelo IOP – Instituto o­nça-Pintada uma o­nG brasileira, numa região o­nde há mais de 15 anos não se tem registo de o­nças-pintadas fêmeas. O objectivo final desta introdução, e outras futuras, é utilizar animais criados em cativeiro para promover a procriação de o­nças-pintadas em regiões o­nde a actividade reprodutiva não tem sido documentada há algum tempo.

Um indivíduo macho de o­nça-pintada nascido próximo ao local de introdução foi solto juntamente com uma fêmea trazida de outra área similar à região do Paraguai. Ambos os felinos, de aproximadamente três anos de idade, foram submetidos a um processo de “introdução suave”, que começou com a transferência dos animais para gaiolas em propriedades vizinhas, o­nde receberam um colar com transmissor via satélite. Ambos passaram vários meses nessas instalações, nas quais se familiarizaram entre si e eram alimentados com uma dieta de presas selvagens previamente mortas.

 
     
  

O Instituto O­nça-Pintada (IOP) é uma ONG brasileira dedicada exclusivamente a promover a conservação da onça-pintada, maior felino do continente Americano. A sua missão é “Promover a conservação da o­nça-pintada, suas presas naturais e seus habitats ao longo da sua área de distribuição, assim como a sua coexistência pacífica com o homem, através de pesquisa e estratégias de conservação”. Fundada em Junho de 2002, actualmente desenvolve e apoia projectos de pesquisa e conservação na Amazónia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Conheça mais sobre a o­nça-pintada e o trabalho do IOP no site: http://www.jaguar.org.br

 
 
     
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (14)    
 
     
 
Informação Relacionada
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari