| | 1041 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year distinguiu o espanhol José Luis Rodríguez
«Fotografia do Ano» mostra beleza e agilidade do lobo-ibérico
 

     

23-10-2009 16:05:20

 

© José Luis Rodríguez / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year 2009
   
A imagem de um lobo ibérico a saltar uma cerca deu o prémio principal do concurso «Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year» na edição de 2009 a José Luis Rodríguez, um dos mais conceituados fotógrafos de natureza espanhóis. Este concurso, realizado anualmente, que já vai na sua 45ª edição, é organizado pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu Nacional de História Natural de Londres.

José Luis Rodríguez captou uma imagem que mostra a grande agilidade e força deste animal, tendo como objectivo revelar a beleza do lobo ibérico para que Espanha se possa orgulhar do seu emblemático animal”, diz o próprio.

"Queria capturar um lobo num acto de caça, mas sem sangue", disse o fotógrafo à BBC News, acerca da maneira como, muitos anos antes, planeou esta foto que até chegou a esboçar em papel. "Não queria uma imagem cruel", explicou. O júri e fotógrafo Mark Carwardine considerou que Rodriguez conseguiu capturar "milhares de anos de interacção entre Homem e lobo num momento apenas".

A competição, que já vai na sua 45ª edição, é organizada pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu Nacional de História Natural de Londres.

O lobo-ibérico habita principalmente o norte da Península Ibérica, numa estimativa de cerca de 2000 indivíduos actualmente, distribuindo-se pela Galiza, Astúrias, Cantábria e Castela e Leão além de matilhas isoladas na serra Morena. Em Portugal a população de lobos tem vindo a aumentar nos últimos anos, estima-se que existam cerca de 300 lobos-ibéricos principalmente nos distritos a norte do Douro.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (15)    
 
     

Comentário(s) (6)   Comentário(s) (6)    
    Se real... está excelente    
    Sublime    
    Lindo!    
    Curioso...    
    Soberbo!    
    Magnífica    
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:2s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari