| | 1046 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Jornada de Salto aos Javalis em Lajeosa do Dão
 

     

Autor: NUNO SOUSA

26-01-2010 11:15:53

 

5 Javalis – 1ª mancha
   
A variedade e descontinuidade do coberto vegetal e a orografia da região propiciam a realização de jornadas de salto. Este processo de caça permite montear áreas manifestamente pequenas para uma montaria, mas muito interessantes para um convívio mais reduzido e uma gestão cinegética específica.

Concentração: Lajeosa do Dão
Data: 24 de Janeiro de 2010
Organização: Associação de Caça e Pesca de Lajeosa e Ferreirós do Dão
Mancha: Duas com cerca de 100 ha cada
Matilhas: 2
Postos: 20
Tiros: 75
Resultado: 10 Javalis


Assim, e conforme previsto no P.A.E., a Associação de Caça e Pesca de Lajeosa e Ferreirós do Dão organizou uma jornada de salto, no dia 24 de Janeiro.

Depois de na última montaria o S. Pedro nos ter abençoado com uma carga de água e o S. Huberto ter escondido os javalis, à partida já estávamos a ganhar com o bonito dia de sol que se fazia sentir.

Foram escolhidas duas pequenas manchas periféricas. Na primeira mancha, de manhã, mal os cães entraram no mato apareceram os javalis. Em número superior ao previsto proporcionaram belos lances de caça, muita emoção e agitação e a saída de vários cães da mancha, o que atrasou o termo desta primeira parte, que teve como resultado cinco belos exemplares.

No intervalo foi tempo de saborear um farto e bem confeccionado almoço, como é apanágio por estes lados, que em nada serviu para recuperar o tempo perdido.

Para muitos o dia podia ficar mesmo por aqui, mas outros havia que estavam desejosos de continuar. A direcção, particularmente o presidente, entendeu que a melhor forma de respeitar os presentes seria dar continuidade à jornada.

Abençoada hora em que o fez. A segunda parte foi fantástica e ainda mais emocionante. O tempo não era muito mas rapidamente os javalis apareceram e originaram um festival de tiros e mais cinco porcos abatidos.

O que para muitos foi mais um bom dia de caça, para mim tornou-se num dia memorável. Matei o meu primeiro javali – um belo exemplar com cerca de 80 kg.

Já o sol se tinha escondido no Caramulo há longos minutos quando o incansável trabalho dos matilheiros possibilitou o cobro do animal.

A eles que, no fim de um longo dia de caça, tiveram a força e determinação necessária e à direcção, com a sua sábia decisão, devo esta estreia.

Aqui fica o meu agradecimento e a garantia de estar presente na próxima montaria no dia 20 de Fevereiro.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (14)    
 
     

Comentário(s) (1)   Comentário(s) (1)    
    Graças a Deus!    
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari