| | 127 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Opinião

Início

Anterior

Próximo

Fim


Ser jovem caçador!
 

     

Autor: João José Gouveia Teixeira

07-02-2010 4:17:36

 

   
Venho, em poucas linhas expressar o meu sentimento de jovem caçador, face ao actual panorama de alguma dificuldade que existe no mundo da caça.
Desde que sou oficialmente caçador isto há coisa de 4 anos sempre mantive o meu amor pela caça um pouco separado das conversas entre amigos. Aquando do meu ingresso no ensino superior, mantive o meu gosto pela caça alimentado pelas edições de revistas e dvd´s sobre caça. Mas o que quero abordar é um aparte um pouco relevante e que me deixou triste.


Ao que parece, ser caçador, é nocivo e somos vistos como “assassinos”!? Aos olhos de quem nasce numa grande cidade, sem querer ofender os caçadores que lá vivem e que respeito imenso, o caçador não deveria existir, não existe por parte destas pessoas que nem sabem de o¬nde vem o leite que bebem, um conhecimento do campo, e do papel que a caça representa para a conservação dos ecossistemas e das espécies cinegéticas e não só.

Eu nasci e cresci no campo, confesso que ao vir para uma grande cidade me fez alguma confusão na maneira de ser dos seus habitantes, na maneira como tratam o seu ambiente citadino que por vezes é bem pouco ortodoxo.

Desde pequeno que aprendi a ler a natureza, respeitando os ciclos de vida e reprodução dos animais e plantas. Não digo que quem viva nas grandes cidades não o faça e não tenha o mesmo respeito só acho, que por vezes não fazem a mínima ideia.

Quando em tenra idade comecei a percorrer o monte, atrás dos pequenos orelhudos acompanhado dos meus fiéis amigos, foi me dito pelo meu pai e mentor que a caça é muito mais que matar, não é pelo acto de matar que caçamos mas pelo gosto e amor a natureza e a todos os seus elementos, um dia disse-me mais ou menos assim:” para ser um bom caçador, não tens que ser o melhor atirador, não é preciso a melhor arma, nem os melhores cães, mas sim dares valor as espécies e acima de tudo assegurar a sua continuidade”.

Continuarei a lutar, para que um dia o caçador seja visto com bons olhos por esta sociedade que se diz desenvolvida e que perdeu totalmente a sua ligação com a natureza, só de lembrar que todos nós dependemos dela!

Saudações cinegéticas.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (36)    
 
     

Comentário(s) (12)   Comentário(s) (12)    
    De jovem caçador para Jovem Caçador    
    Ser jovem caçador    
    parabéns    
    parabéns    
    È isso mesmo, parabens.    
    Ao Jovem    
    Ao bem percioso que é a caça...    
    Obrigado    
    Confrade João    
    Parabéns ao jovem Caçador!    
    Parabens    
    Sr. Jovem caçador    
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004, powered by zagari