| | 1048 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Educação ambiental
Coudelaria de Alter lança projecto «Conservar & Educar»
 

     

01-03-2010 12:30:49

 

   
   
“Conservar & Educar” é um projecto de sensibilização e educação ambiental que está em curso na Coudelaria de Alter até Dezembro de 2010. O objectivo desta iniciativa é dinamizar e potenciar os recursos endógenos da Tapada do Arneiro, permitindo pôr em marcha actividades de educação ambiental e actividades de eco-turismo, desenvolvidas em torno da Falcoaria, com programas regulares destinados ao grande público e às escolas em particular.

Este programa permite conhecer a Tapada do Arneiro em estreito contacto com os falcões e a natureza. Um passeio motorizado, que permite ver a eguada no campo e conhecer a fauna silvestre da Tapada. Durante o passeio será convidado a fazer também pequenos percursos a pé e a voar os falcões pelo seu próprio punho, na companhia de um falcoeiro instrutor e com toda a segurança. Uma experiência única e muito exclusiva!

Grandes Águias na Coudelaria de Alter
As águias são da família Accipitridae, pertencentes à ordem das aves de rapinas diurnas. Devido à sua imponência, estas aves aparecem muitas vezes associadas a símbolos de poder e de glória ao longo da História. Os Estados Unidos, por exemplo, utilizam como símbolo nacional a grande águia-pesqueira-americana ou águia-calva (Haliaeetus leucocephalus). Esta águia, adquire a partir dos 3 ou 4 anos uma plumagem branca na cabeça que a torna inconfundível e pode pesar mais de 6 kg!

A maior águia portuguesa é a águia-real (Aquila-chrysaetus), que chega a pesar 6,7 kg! Estima-se existirem cerca de 53 a 61 casais desta espécie em território nacional, distribuídos no interior próximo da fronteira com Espanha. Esta águia encontra-se em perigo de extinção em Portugal. Em território nacional existem ainda mais duas espécies de grandes águias: a águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus) e a águia-imperial (Aquila adalberti). Estas duas águias estão igualmente ameaçadas de extinção em Portugal, encontrando-se a última em estado crítico, pois existem apenas 2 a 5 casais reprodutores.

Na visita à Falcoaria de Alter, poderá agora apreciar de perto e conhecer melhor algumas destas grandes águias, como a águia-real, a águia-calva e ainda a águia-das-estepes (Aquila nipalensis), uma grande águia asiática migratória.

Mais informação:
O Programa carece de reserva prévia e confirmação.
Número de participantes: Míni 2, máx. 6
Duração aproximada: 2 h e 30 m
Preço: 25 € / participante (Iva incluído)
Horário de Verão: 08:30 H
Horário de Inverno: 10:00 H e 14:30 H
Marcações: Tel. 245610060 / 936022979
E-mail: geral@falcosport.info
http://www.alterreal.pt/conservar&educar/

 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (15)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari