| | 439 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Nave de Haver - Montaria «rendeu» 49 javalis, 19 de Fevereiro de 2011- Montaria ao Javali
Montaria em Nave de Haver
 

     

Autor: LUIS

09-03-2011 20:15:55

 

Quadro de caça com os monteiros
   
Apesar do passado sábado “acordar” chuvoso mais de 110 portas foram preenchidas pelos caçadores que ali se deslocaram para participar na “Montaria de Nave de Haver”. Portadores de caçadeiras eram 71, de carabinas 40 e abateram 49 javalis.

O sábado acordou chuvoso, como já anunciava a semana de intempéries que o precedeu. Mas nem isso impediu que se realizasse, com enorme sucesso, mais uma montaria ao javali na aldeia raiana de Nave de Haver, no concelho de Almeida, no passado dia 19 de Fevereiro.

Integrada na III Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural daquele município, reuniu 111 caçadores, provenientes de todos os cantos do país, atraídos pela excelente reputação que ao longo de vários anos esta montaria tem vindo a ganhar. Este ano não foi excepção, tendo superado todas as expectativas, com o abate de 49 javalis, entre as muitas dezenas que oito matilhas e vários batedores conseguiram colocar na mira da centena de monteiros que rodeavam a mancha de 300 hectares. Além do resultado cinegético propriamente dito, enriqueceu este evento o excelente repasto servido a todos os participantes.

Ao pequeno-almoço, iguarias típicas acabadas de sair do fogão, fizeram as delícias de todos. O farto almoço contou com o bucho, enchido de exclusiva confecção caseira e local, ex-líbris incontestado de todo o manjar. Manjar esse, incansavelmente preparado e servido por uma equipa que se intitula, a título de brincadeira, de “Armada Zero”, tal como o comprovam os aventais verdes que cada elemento enverga.

Da responsabilidade da Secção de Caça da Associação Recreativa, Cultural e Social de Nave de Haver, esta jornada de caça é muito apreciada por quem lá passa (que, de resto, trata de reservar a porta para o ano seguinte, uma vez que a procura é grande), destacando-se, pela voz dos participantes, a simpatia na recepção e tratamento dos monteiros, a organização de cada detalhe e, sobretudo, a vasta mancha com predominância de esteva e, claro, muitos javalis.

É, sem dúvida, um evento que aspira, com toda a legitimidade, a ser uma das melhores montarias do país!
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (18)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari