| | 119 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Histórias de Caça

Início

Anterior

Próximo

Fim


Um cão fora de série
 

     

Autor: João José Gouveia Teixeira

22-04-2011 18:09:03

 

Há pessoas que nos marcam é certo, mas muitas vezes menosprezamos os nossos fiéis amigos de tantas e bonitas jornadas.

Hoje é certo que sou um grande aficionado da caça e de tudo aquilo que este “vício” positivo me transmite. Mas seria errado não dedicar umas linhas ao meu primeiro cão coelheiro, já lá vão uns 13 anos que meu pai fez uma troca com outro caçador, guardo o momento em que aquele “magriço” chegou a nossa casa, pequeno, um cruzado de podengo mas com traços muito próprios e uma postura firme.

Meu pai farto de caçar sem cães, pois sempre acompanhou com grupos e nunca necessitou de criar os seus em casa, sentiu talvez graças ao meu querer mais óbvio de caçar a necessidade de começar uma matilha de coelheiros. A partir deste dia a minha vida como caçador mudou para sempre. Nesse mesmo dia, eu com os meus 10 anos creio, agarrei logo no “capucho” de seu nome e lancei-me logo pela fazenda, com a esperança de espantar algo, pois na altura nem sei o que era ao certo procurar os orelhudos.

A partir daqui fomos juntando cães e o Capucho foi o mestre de todos aqueles que ainda temos no canil. Estaria horas a contar as suas façanhas, mas decerto que faltariam as linhas, para descrever o sentimento, a nostalgia de tantas e belas jornadas, centenas de orelhudos cobrados graças aquele pequeno mas talentoso ser.

Com a pouca experiência que tenho ainda da caça e muito ainda para apreender, uma coisa já adquiri, na caça ao coelho ou outra espécie cinegética com uso de cães, estes têm de ser respeitados pois é deles que saem os lances que nos fazem estar horas a volta de belas conversas.

Saudações cinegéticas de um caçador madeirense.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (47)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari