| | 2163 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Opinião

Início

Anterior

Próximo

Fim


Um voto de Caçador
 

     

Autor: Luis Miguel Novais

03-06-2011 15:03:00

 

O que é um voto últil?

Em tempos, enquanto Portugal se transformava no país da Europa com mais quilómetros de autoestradas por habitante, apesar de ser um dos mais pequenos, aplaudíamos pela contrariedade no nosso ruralismo, ou seja, o verdadeiro Portugal que deveria ser para sempre, pela nossa pura identidade.

Portugal das concertinas e das castanholas! Toda a gente era feliz! “Malhar centeio na eira”, agora é só para Inglês ver!

Enquanto na Madeira se construía uma piscina em cada freguesia, juntávamos-nos à algazarra da espetada na inauguração (mesmo que estivéssemos em casa no sofá), fosga-se, porque não, ou de uma vez por todas, não lhes dar-mos a sua independência!? Já se poupava uns bons milhões, só em troca ou Troika de bananas, era ou não era bem entregue?!

Aqui, em Guimarães, chama-nos Espanhóis! Teria sido bem melhor, pois em termos de caça, estaríamos também melhor, nem o FMI, ainda cá não estava, mas a vida diz-nos ou ensina-nos: nunca digas nunca! Raio-o-parta o D. Afonso Henriques, ainda hoje, não sabemos o termos a certeza, se Ele era dos Estudantes ou mesmo daqui!

Actualmente, a responsável pelas obras “ Guimarães - Capital da Cultura, ganham mais que eu por mês, do que eu ganho em anos a trabalhar anos a fio, o­nde é que isto já se viu, em todo o lado!

Enquanto jorravam os fundos comunitários para obras que não acrescentavam competitividade à nossa sociedade, aceitávamos como mal necessário o endividamento que nos afoga, para mais tarde as coisas continuarem na mesma, com submarinos, aeroportos, olivais, vinhas, estufas, plantados e transplantados daqui para ali, nada adiantou ou melhor tudo mamou... quem não construíu uma piscina em sua casa?

Ai, isto fez lembrar o PRODER, que antes de ser-nos subsidiados, já tinha desistido de concorrer por tanta burocracia, seja Ele em que matéria fosse, eu próprio assisti a isso!

Enquanto o nosso clube do coração recebia (e recebe) milhões de euros em subsídios dos nossos impostos, deliciávamos-nos com os relatos de futebol.

O meu Clube, o V.S.C., até poderia ser um grande clube, só não o é, porque não o deixam ser! O Pinto virou-nos a camisola ao contrário, chama-se a isto auto-controlo, raios-os-parta os Marroquinos!

Agora, que chegou a fatura dos nossos desvarios, não queremos pagar. Temos de estar mais atentos e pensar nas consequências das nossas opções individuais e coletivas, lá está, cabecinha pensadora ou penso eu de que.. Rui Rio, parece-me uma excepção!

Agora, com mais impostos, mais despedimentos e menos salário, não podemos continuar a aplaudir a mesma forma de governar e voltar a depositar nas urnas o voto do conformismo e do facilitismo, pois não, ainda por cima, sobre o tema de reflexão, aquele que mais me ou nos apaixona, a caça e os Caçadores!? Mas quem então?

Não tenho resposta... gostaria muito de vos dizer!

Pois é, a caça não foge à regra! Teremos as nossas consequências no futuro! Uns deixaram de caçar porque não podem pagar, outros aplaudem por serem menos agora a caçar e melhores caçadores serão, pensam Eles, pois este caçaram sempre... há já me esquecia, as OSC, continuaram a mamar ainda mais, e o caçador, continuara a levar estalada atrás de estalada, até que lhe partam o nariz, santa ignorância, enfim!

Gerações à rasca... à rasca andamos todos! Mais à rasca estaremos todos nós, num futuro que antevemos daqui para a frente! Até doí só de pensar...pois, isto só para alguns, os outros a tempestade será mais amena!

Todos os dias levanto-me com o mesmo pensamento na cabeça : na caça, devo estar a enlouquecer, não... já sei... estou normal, estou em Portugal, no País do “faz de conta” e da “fotocopia dos outros”!

Para além deste País, existe o Mundo, o materialismo já deu provas que não funciona...então que vai ser de nós?

Cada um por Si... como a Grécia? Talvez... que assim seja... até há quem diga, que assim seria melhor!

E os nossos filhos? Algo que me entristecesse muito já há muito tempo, já não é de agora, mas logo que Eles não andem por ai com as calças em baixo e brincos pendurados não sei a o­nde, já posso ficar contente, algo comum daqueles que se intitulam defensores de animais ou de algo do género!

Isto tudo para nos rir-mos um bocadito... porque rir é o melhor remédio!

Desculpem esta maçada em terem que assistir a esta maluqueira leitura! Mas algo deve ficar! Todos à mesa de voto... pelo menos os que leram, reservem logo que possível a vossa entrada! Há já sei, alguns votos até são bem pagos. Para mim, tanto faz quem governe, pois quem realmente vai governar são os outros e não nós … e Portugal até podia ser o celeiro da Europa, diz o "Paulinho das Feiras" kakakaka!


Luís M. Novais
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (19)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004